Teatro Municipal de Santo André recebe ópera “O Afiador de Facas” neste sábado

Teatro Municipal de Santo André recebe ópera “O Afiador de Facas” neste sábado

28 de agosto de 2024 Off Por comunicacao
Orquestra Sinfônica de Santo André se apresenta em espetáculo inédito que conta com direção, elenco e regência da Companhia Minaz de Ribeirão Preto
Santo André, 28 de agosto de 2024 – O Teatro Municipal de Santo André Maestro Flavio Florence recebe neste sábado (31), às 19h30, a ópera “O Afiador de Facas”, do jovem compositor paulistano Piero Schlochauer. A obra foi a grande vencedora do primeiro Concurso de Composição de Ópera, promovido pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, no ano de 2022. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados na bilheteria com 1 hora de antecedência.

O espetáculo é uma produção da Companhia Minaz de Ribeirão Preto. Trata-se de uma produção única e inédita, pensada para passar por quatro cidades parceiras, com o mesmo elenco, mesma direção cênica e mesma direção musical, mas com a orquestra local. O Afiador de Facas já passou por Ribeirão Preto, Guarulhos e Santos, e agora chega a Santo André.

Tendo como pano de fundo os apitos da figura d’O Afiador de Facas, anunciando sua passagem pela rua e oferecendo seus serviços, a história, apresentada de maneira não linear, acompanha o cotidiano de uma família composta por pai, mãe, filho e filha, onde as memórias de vida e a realidade presente se emaranham durante um processo de luto.

O compositor Piero Schlochauer é formado em composição, tendo realizado seus estudos na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Faculdade Santa Marcelina (Fasm). Em 2020, recebeu uma encomenda do Festival Amazonas de Ópera, e sua ópera “moto-contínuo” estreou em junho de 2021. Trabalha como compositor para cinema e teatro. Foi nomeado como um dos artistas para se acompanhar em 2023 em seleção do jornal O Estado de S. Paulo e indicado para prêmio de Jovem Talento de 2022 pela revista Concerto.

O Concurso de Composição de Ópera, vencido por Schlochauer, é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, que incentivou orquestras e teatros de norte a sul do Brasil a se associarem para a primeira realização conjunta de circulação de ópera inédita no país. O concurso teve por motivação os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna.

Neste ano de 2024, dando prosseguimento à ideia de integração que está na origem da proposta do concurso, quatro instituições se juntam para a realização do espetáculo: a Companhia Minaz de Ribeirão Preto, bem como as sinfônicas de Guarulhos, Santos e Santo André.

No espetáculo de sábado, a orquestra será regida pelo maestro Luis Gustavo Petri, e traz a direção cênica de André Cruz. A produção é da diretora artística da Cia Minaz, Gisele Ganade, e o cenário, figurino e iluminação são do Núcleo de Produções da Cia Minaz. No elenco estão a soprano Isabela Mestriner, que representa a filha, e o barítono Marcos Pinafo, que representa o filho. Ana Lúcia Benedetti, que é mezzo-soprano, faz o papel da mãe, e Anderson Barbosa, baixo, personifica o afiador de facas.

Serviço
Ópera O Afiador de Facas
Data: 31/8 (sábado)
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal Maestro Flávio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Gratuito
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA e Divulgação