O Alienista

O Alienista

3 de junho de 2024 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 06 junho 2024


A peça se aprofunda na pesquisa do Dr. Simão Bacamarte, médico renomado e de currículo invejável (mesmo que ninguém entenda as especialidades do doutor na então metrópole imaginária), acerca da loucura. Ele cria um lugar para internar os loucos da cidade sob seus próprios critérios do que é ser louco ou não. Esses critérios mudam conforme o tempo e os interesses – sejam por poder, por dinheiro, por reconhecimento – e geram revolta, golpes, até a falência social e financeira da então Metrópole, que se transforma em Distrito e, em seguida, em um simples Vilarejo decadente e subserviente ao Império, nos idos anos do século XIX.

Assim presenciamos a ascensão e queda de um louco que chega ao poder e passa a tomar decisões sem consultar previamente os representantes da sociedade, pois estão todos enjaulados no hospício fundado por ele mesmo! Mas isso é apenas uma fábula e sabemos que fábulas não existem!

A peça estreou em 2022 com grande sucesso no Rio de Janeiro e Minas Gerais, recebendo uma calorosa recepção do público e críticas extremamente positivas. Esteve em cartaz em prestigiados teatros, como a Cidade das Artes (RJ) e o Sesc Palladium (MG).

A peça foi indicada em 17 categorias ao Prêmio Cenym e ao Prêmio Cesgranrio, conquistando sete prêmios; Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Cia de Teatro, Melhor Elenco, Melhor Texto Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Cenário.

Em 2024 “O Alienista” circula por municípios de São Paulo, após receber o edital da Lei Paulo Gustavo. O elenco será enriquecido com atores selecionados em audições, incluindo artistas trans e artistas negros, proporcionando uma experiência teatral diversificada e inclusiva.

O elenco, composto por 14 artistas, apresentará músicas ao vivo em um cenário grandioso. “O Alienista” não é apenas uma peça, mas uma oportunidade de trazer à tona a inspiração da obra de Machado de Assis, destacando a história notável de um homem negro, filho de escravizados alforriados e epilético, que desafiou as limitações impostas pelo seu tempo. Ele não apenas superou adversidades, mas também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Queremos levar essa inspiração adiante, convidando o público a refletir sobre seu próprio potencial para transcender as expectativas e ir além do que lhes é determinado. A arte nos desperta, e acreditamos na urgência de trazer Machado de Assis para os tempos atuais por meio desta releitura única.