“Mini Curso – sobre Alfred Hitchcock”

“Mini Curso – sobre Alfred Hitchcock”

4 de dezembro de 2023 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 04 dezembro 2023


“Mini Curso – sobre Alfred Hitchcock”

Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através dos Pontos MIS.

Período de 04 a 07.12.2023
Horário das 18 às 22h
Local: ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo – Av. Industrial, 1740 – B. Campestre – S. André
Com emissão de certificado por participação
Inscrições pelo site: www.elcv.art.br

04.12.2023
18h – exibição do filme
19h30 – palestra com Milton Bíscaro
CHANTAGEM E CONFISSÃO
Direção: Alfred Hitchcock
Classificação: 14 anos
País(es) de produção: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Tempo de duração: 82 min
Ano: 1929
Sinopse: Alice White (Anny Ondra) namora Frank Webber (John Longden), um detetive da Scotland Yard, que mostra estar mais interessado no seu trabalho do que em estar com ela. Assim, ela decide secretamente se encontrar com outro homem, mas quando este tenta estuprá-la ela o mata com uma faca. Quando o corpo é descoberto quem assume o caso é exatamente o namorado da jovem, que rapidamente deduz que ela é a assassina em virtude de uma luva deixada no local do crime. Ele, no entanto encobre o caso, mas um homem que presenciou o crime começa a chantageá-los, possuindo a outra luva, que pode ligá-la ao crime. .(fonte: www.adorocinema.com.br).

Sobre Mílton Bíscaro:
Formado em cinema pela ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP, com especialização na área de Montagem e Edição. De 2001 a 2003, foi professor na área de Montagem e Edição do Curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como professor nas turmas 1 a 9 da ELCV e foi coordenador desta mesma instituição.

05.12.2023
18h – Exibição do filme
19h30 – Palestra com Celso Sabadin
SABOTAGEM (O Marido Era o Culpado)
Direção: Alfred Hitchcock
Classificação: 12 anos
País(es) de produção: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Tempo de duração: 76 min
Ano: 1936
Sinopse: O sr. Verloc (Oskar Homolka) é um sinistro agente de uma misteriosa potência estrangeira que executa atos de sabotagem nas pessoas, e para manter um disfarce, ele é dono de um pequeno cinema ao lado da esposa. A sr. Verloc (Sylvia Sidney) passa a desconfiar do “trabalho” ilegal do marido, e suas suspeitas aumentam quando seu irmão Stevie (Desmond Tester) é vítima de uma armação na qual ele carrega sem querer uma bomba pelas ruas de Londres.(fonte: www.adorocinema.com.br).
Sobre Celso Sabadin:
Celso Sabadin é graduado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolve uma intensa atividade profissional na área do audiovisual desde 1979. Ministra cursos livres e oficinas de História, Linguagem e Crítica Cinematográfica na rede de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na rede de bibliotecas públicas do município de São Paulo. É autor dos livros “Vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do Cinema Mudo”, “Éramos apenas paulistas”, biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr, “O Cinema como Ofício”, biografia do cineasta Jeremias Moreira e “História do Cinema para quem Tem Pressa”.

06.12.2023
18h – Exibição do filme
19h30 – Palestra com Nelson Simplício
O homem que sabia demais

Direção: Alfred Hitchcock
Classificação: 10 anos
País(es) de produção: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Tempo de duração: 75 min
Ano: 1934
Sinopse: Bob (Leslie Banks) e Jill Lawrence (Edna Best), juntamente com a filha Betty (Nova Pilbeam), estão passando as férias praticando esportes de inverno. Tudo corria bem, até o momento em que Louis Bernard (Pierre Fresnay), um amigo deles, é atingido por um disparo enquanto dançava com Betty. Antes de morrer, Louis conta para Bob de um assassinato político que deverá acontecer em Londres. Temendo que sua trama seja revelada, os assassinos seqüestram Betty para manter Bob calado. Diante deste quadro, o casal retorna para Londres e tenta salvar sua filha e, se possível, resolver este grave problema. .(fonte: www.adorocinema.com.br).

Sobre Nelson Simplício:
Nelson Simplício é cineasta e educomunicador comunitário localizado nos Pimentas, região periférica de Guarulhos, ministrando formações de audiovisual e comunicação comunitária. Graduando do curso de licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa possibilidades de formação do audiovisual comunitário. Atua pelos respectivos coletivos: Kinoférico, Polissemia e Cineclube Incinerante, realizando oficinas de cinema, produções audiovisuais e mostras.

07.12.2023
18h – Exibição do filme
19h30 – Palestra com André Okuma
QUANDO FALA O CORAÇÃO
Direção: Alfred Hitchcock
Classificação: 16 anos
País(es) de produção: Estados Unidos da América
Tempo de duração: 111 min
Ano: 1945
Sinopse: A dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro dr. Edwards..(fonte: www.adorocinema.com.br).
Sobre André Okuma:
André Okuma é cineasta, arte-educador e agente cultural. Formado em História da Arte e Pedagogia atualmente é doutorando em História da Arte pela UNIFESP. Trabalha como coordenador pedagógico da Escola Livre de Cinema de Santo André e professor de direção no Curso de Cinema Kinoférico na periferia de Guarulhos.
Em audiovisual trabalhou em diversos projetos ao longo de 20 anos de carreira, tendo ganhado alguns prêmios. Okuma atuou também como júri técnico da Mostra Internacional de Cinema de Suzano (2019, 2020 e 2023) e escreveu críticas de cinema no site dos Jornalistas Livres em 2021.