Cultura de Santo André oferece curso gratuito sobre comunicação e atendimento inclusivos

5 de setembro de 2023 Off Por comunicacao

Inscrições podem ser feitas até domingo; aulas serão realizadas no formato online

Santo André, 5 de setembro de 2023 – A Secretaria de Cultura de Santo André está com inscrições abertas até domingo (10) para o curso ‘Comunicação e Atendimento Inclusivos em Espaços Culturais e de Lazer’. As aulas são gratuitas e serão ministradas nos dias 12, 14, 19 e 21/9, das 19h30 às 21h30, no formato online e ao vivo. Interessados devem preencher formulário disponível em http://acesse.santoandre.br/CursoComunicacaoeAtendimentoInclusivos.

A proposta é abordar as experiências de atendimento, comunicação e acolhimento que pessoas de grupos minorizados – como pessoas LGBTQIA+, negras, gordas e com deficiência – recebem em espaços culturais e de lazer. Os encontros terão temas como linguagem inclusiva, comunicação escrita e visual, pronomes e tratamentos adequados para pessoas LGBTQIA+, comportamentos racistas, acessibilidade, equipes, curadoria, programação e ambientação.

Fomentador – O curso será orientado por André Fonseca, educador, consultor e pesquisador independente, nas áreas de diversidade, comunicação e gestão cultural. Já realizou consultorias e atividades de formação para instituições e espaços como Senac, Sesc, Universidade Anhembi-Morumbi, Celacc USP, Fundação Bienal, Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Red Sudamericana de Danza, Biblioteca Mário de Andrade, Instituto Brincante, MIS – Museu da Imagem e do Som, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo e Museu da Diversidade Sexual, além de diversas secretarias e fundações públicas de cultura. Graduado em comunicação social pela ESPM-SP e pós-graduado em cooperação e gestão cultural internacional pela Universidade de Barcelona.

O curso é uma iniciativa do Núcleo de Formação em Gestão e Políticas Culturais da Secretaria de Cultura de Santo André e contempla a Meta 51 do Plano Municipal de Políticas Culturas (PMC): “Promover permanentemente ações afirmativas, visando o estímulo ao protagonismo cultural de grupos discriminados e minorias sociais em 100% (cem por cento) dos programas do Departamento de Cultura, a partir da aprovação do Plano”.

Serviço:

Inscrições para o curso ‘Comunicação e Atendimento Inclusivos em Espaços Culturais e de Lazer’

Data:  5 a 10/9 em http://acesse.santoandre.br/CursoComunicacaoeAtendimentoInclusivos

O link para as aulas será enviado aos inscritos em 11/09.

Aulas: dias 12, 14, 19 e 21/09, das 19h30 às 21h30, no formato online e ao vivo.

| Texto: Daniela Mian
imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142