OFICINA DE ARTES INTEGRADAS

27 de junho de 2023 Off Por admin

Detalhes do Evento

Este evento irá acabar em 04 outubro 2023

A Casa do Olhar Luiza Sacilotto recebe o curso “OFICINAS DE ARTES INTEGRADAS” , ministrado pelo artista e educador CARLOS LOTTO no período de 09/08/2023 a 11/10/2023.
O objetivo deste curso é através de encontros com jovens propiciar a formação de público, em atividades a partir do histórico da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, com destaque ao fato que o referido espaço cultural celebra neste ano três décadas de existência. Será dada preferência a grupos de escolares, com a intenção que o educador também seja envolvido e sensibilizado neste processo de imersão cultural. Cada encontro será finalizado com uma prática de criação a partir da observação, da conversa e do desejo de cada um (desenho, foto, colagem, objeto, cartoon, narrativa, performance, poesia visual, texto, etc..), de modo individual ou coletivo, que possa ser reutilizado pelo educador em sala de aula ou como atividade transversal. Unir a visita a uma prática artística transformará o encontro em algo inesquecível, modificando o olhar sobre o meio, a cidade e a própria escola. O resgate desse olhar é a garantia do uso de espaços que humanizam o ambiente urbano, como as praças, os centros culturais e de convivência, que são de responsabilidade de todos.
Carlos Lotto é nascido em São Paulo e morador em Santo André. Atua como escritor, designer e arte educador, com formação em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui também formação em dramaturgia e roteiro pela Escola Livre de Teatro e pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, assim como especialização em arte educação pela Universidade de São Paulo e saúde mental pela Faculdade de Medicina do ABC. Produz ações de difusão de leitura e artes integradas desde 1990. No campo das artes visuais atuou com foco nos cadernos de artistas, poesia visual e ilustração. Frequentou o Núcleo de Gravura da Oficina Cultural Oswald de Andrade com o artista Gilberto Tomé, litografia com Roberto Gyarfi e Henrique Camargo. Foi selecionado pelo Centro Livre de Apoio ao Escritor do Instituto Poiesis e Casa das Rosas – São Paulo; integrou a equipe de educadores do Projeto Quixotes da FUNSAI – Ipiranga, do SABINA – Parque Escola do Conhecimento de Santo André, Pinacoteca de São Bernardo do Campo e Fundação Casa de Cultura Carlos e Diva Pinho.