Convocatórias da Secretaria de Cultura de Santo André recebem mais de 800 inscrições

15 de fevereiro de 2018 Off Por redacao

Inscrições online para Salão de Arte Contemporânea, Aniversário da Cidade e Territórios de Cultura tiveram grande adesão

Santo André, 06 de fevereiro de 2018 – A Secretaria de Cultura de Santo André tem apostado em novas metodologias para facilitar e ampliar o acesso de artistas, produtores e da população às atividades da área. As inscrições para o 46º Salão de Arte Contemporânea, o Aniversário da Cidade 2018 e Territórios de Cultura, realizadas online por meio da plataforma CulturAZ, somaram 828 interessados, demonstrando o sucesso do processo informatizado.

Para os 465 anos de Santo André, a seleção contou com 226 propostas de intervenções culturais submetidas entre dos dias 6 de novembro e 22 de dezembro de 2017. Foram selecionados 58 trabalhos, totalizando 64 intervenções que comporão a grade de eventos do mês de abril.

A Comissão de Seleção foi composta por quatro indicações da Sociedade Civil e quatro membros do Poder Público: Kleber Fernando de Albuquerque,  Rosana Banharoli, Sergio Luis Zanchetta,  Tales Andre Loro Jaloretto,  Luciana Zorzato, Kedley Correa de Moraes, Miguel Gondim de Castro e  Milton Toller Correia.

Já para orientadores de oficinas, workshops e projetos do “Territórios de Cultura”, foram submetidas 155 inscrições no período de 14de dezembro a 31 de janeiro. As propostas vieram de 10 cidades.

Salão – A convocatória de maior alcance foi a do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. O evento, que terá a sua 46ª edição neste ano, recebeu 447 inscrições entre os dias 09 de novembro e 02 de fevereiro nas categorias: pintura, desenho, ilustração digital, gravura, escultura, objeto, vídeo, fotografia e técnica mista. Em 2017 foram 320 artistas inscritos.

As fichas vieram de 99 cidades e 19 estados brasileiros, reforçando a representatividade da mostra. A abertura do salão será realizada no dia 18 de abril.

“O retorno positivo das convocatórias tem se traduzido no grande número de inscrições. Isso demostra que as informações têm chegado às pessoas e que a facilidade de enviar projetos online tem aumentado a participação dos agentes culturais”, explica Simone Zárate, secretária de Cultura.

CulturAZ – CulturAZ é a plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria de Cultura de Santo André sobre o cenário cultural andreense. A ferramenta permite conhecer a diversidade cultural que a cidade oferece e contribui na elaboração de políticas públicas.

O portal permite acessar agentes, eventos, espaços e projetos da Prefeitura e de demais artistas e produtores culturais, além de permitir a inscrição online nas convocatórias abertas pela Secretaria.