Biblioteca Nair Lacerda interrompe atendimento presencial para avanço das obras de recuperação estrutural

Biblioteca Nair Lacerda interrompe atendimento presencial para avanço das obras de recuperação estrutural

16 de fevereiro de 2023 Off Por comunicacao

 

Diversas unidades da Rede de Bibliotecas de Santo André seguem disponíveis para o público

 

Santo André, 16 de fevereiro de 2023 – Com o rápido avanço das obras de recuperação estrutural do prédio da Biblioteca Nair Lacerda, localizada no Paço Municipal, a unidade ficará fechada para atendimento ao público a partir desta quinta-feira (16). A previsão é que o equipamento seja reaberto no segundo semestre.

 

As intervenções no prédio, que também abriga as secretarias de Cultura e Educação, chegarão à área interna do andar da biblioteca nos próximos dias. Estão sendo realizadas ainda a recuperação e a impermeabilização da laje de cobertura, além das recuperações estruturais da fachada. O total investido na obra é de R$ 2,5 milhões, dando sequência ao plano de recuperação do histórico complexo localizado na Praça IV Centenário.

 

Atendimento ao público – Diversas unidades da Rede de Bibliotecas de Santo André seguem disponíveis para atendimento presencial. Com acervo geral, há as bibliotecas Cata Preta, Cecília Meireles, Vila Humaitá, Vila Palmares e Vila Sá, além da Biblioteca de Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco e dos CEUs Ana Maria e Marek. Interessados podem fazer a carteirinha de associado em todas estas unidades. Para isto, basta comparecer com o documento de identificação e comprovante de endereço.

 

Há ainda equipamentos com acervo especializado na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (artes visuais), na Escola Livre de Dança (dança) e no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (história da cidade). Endereços, telefones e horários de funcionamento estão disponíveis em http://bit.ly/3K92gmp.

 

Outra opção é a Biblioteca Digital de Santo André. No site, é possível consultar os mais de 209 mil itens físicos da rede, entre livros impressos, material multimídia (vídeos e áudio-livros), além dos 27 mil ebooks e artigos eletrônicos disponíveis para download gratuito. O endereço é https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/.

 

O atendimento na Biblioteca Nair Lacerda segue pelo e-mail bibliotecas@santoandre.sp.gov.br para dúvidas e informações. As devoluções podem ser feitas nas demais unidades ou após a reabertura, sem aplicação de penalidade para o usuário.

 

História – Instalada inicialmente em 8 de abril de 1954 no Edifício Sion, localizado no número 76 da na Rua Coronel Alfredo Fláquer (junto à antiga Câmara), a biblioteca contava com acervo de 4 mil volumes. Depois da conclusão da construção do Paço Municipal, foi transferida em abril de 1970 para onde está até hoje. Atualmente, o acervo é formado por 74 mil livros e 3 mil itens multimídia.

 

Anteriormente conhecida como Biblioteca Municipal de Santo André, foi batizada em 8 de abril de 1987 com o nome da escritora, jornalista e tradutora Nair Lacerda, que foi diretora do Departamento de Educação e Cultura à época da inauguração e teve participação direta no desenvolvimento do equipamento, como responsável por doar parte de seu acervo pessoal para o início das atividades. Outra parte foi doada por Sérgio Milliet, diretor da atual Biblioteca Mário de Andrade, na Capital.

 

Projetado pelo escritório de Rino Levi, todo o Centro Cívico andreense é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde 2013.

 

Estrutura – A Biblioteca Nair Lacerda oferece espaços para leitura e pesquisa de livros, jornais e revistas e busca promover o enriquecimento cultural da comunidade pelo empréstimo de itens que compõem seu acervo de livros, gibis, material multimídia e publicações em Braille. O equipamento também desenvolve atividades culturais para diferentes públicos.

| Texto: Dérek Bittencourt e Daniela Mian
imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Foto: Helber Aggio/PSA