Teatro Municipal de Santo André entra em nova fase de obras
Equipamento cultural que completa 52 anos em abril passa por modernização
Vídeo: https://we.tl/t-yIesMb2KUN
Santo André, 14 de fevereiro de 2023 – As obras de reforma do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, em Santo André, entraram em nova fase nesta semana, com o início das intervenções nas instalações hidráulicas. O equipamento cultural já teve toda a cobertura trocada, ganhou cadeiras restauradas, passou por processo de descupinização, entre outros procedimentos.
“Nosso Teatro Municipal vai completar 52 anos de idade em abril e está passando por processo de modernização. A gente entregou o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes em 2022, em abril devolveremos para a cidade o Conchita de Moraes e até o fim deste ano o Municipal também volta à ativa. São muitas intervenções que fazem parte do processo, mas, em breve, os moradores de Santo André terão mais um equipamento cultural à disposição”, afirma o prefeito Paulo Serra, que vistoriou as obras na última segunda-feira (13).
As próximas etapas da obra incluem intervenções na instalação elétrica, substituição de piso, processos de impermeabilização, pintura e revestimento, reforma nos banheiros, e também ações voltadas à parte de acessibilidade que contemplam ainda saguão, salão de exposições e bilheteria. Também faz parte da modernização a recuperação de características originais do teatro que foram alteradas ao longo dos anos.
“O Teatro Municipal sempre foi muito importante. Um dos melhores da América Latina em termos de acústica, e queremos que continue sendo. Para isso, uma reforma significativa era imprescindível. É um espaço icônico da cidade, referência cultural no País”, lembra a secretária de Cultura, Simone Zárate, que festejou o fato de, em breve, ter os três principais teatros da cidade em funcionamento. “Fico muito satisfeita. Nosso foco é trabalhar com as pessoas, para as pessoas, mas sem os teatros a gente não consegue fazer uma programação cultural específica e com grande demanda. Então essas entregas são muito importantes”, completa.
“É um patrimônio tombado, histórico, mas que há muito tempo estava sem uma manutenção qualificada e é isso o que a gente vai fazer. É a maior revitalização da história do Teatro Municipal nesses 52 anos”, aponta o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho.
História – Inaugurado em abril de 1971 após quatro anos de construção, o Teatro Municipal de Santo André integra o projeto arquitetônico do Paço Municipal, elaborado pela empresa Rino Levy Arquitetos Associados e pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Anteriormente chamado de Antônio Houaiss, o espaço cultural passou a se chamar Teatro Municipal Maestro Flavio Florence em 2019, em homenagem ao regente que esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) por 20 anos – de 1988 até seu falecimento, em 2008.
| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Helber Aggio | Vídeo: Donizete Gimenez