Projeto Okupa da Secretaria de Cultura de Santo André contempla 15 atividades em 2022

Projeto Okupa da Secretaria de Cultura de Santo André contempla 15 atividades em 2022

24 de janeiro de 2023 Off Por comunicacao

Inscrições para a ocupação dos equipamentos da secretaria seguem abertas e podem ser feitas pela plataforma CulturAZ

 

Santo André, 24 de janeiro de 2023 – A Secretaria de Cultura de Santo André encerrou 2022 com a realização de mais uma edição do projeto Okupa. A iniciativa, que disponibiliza os espaços públicos aos produtores culturais para a realização de atividades, contemplou durante o ano 15 projetos de 13 produtores da cidade.

 

Uma das participantes do projeto foi a escritora Vera Lucia Barros, que realizou o encontro literário ‘Letras Viajantes’ no CEU Ana Maria e na Biblioteca Cecília Meireles. Vera também fez o lançamento do livro ‘O Velho de Barba’ no Saguão do Teatro Municipal. Ela elogiou a oportunidade de poder utilizar de prédios públicos para a realização dos seus projetos e a acolhida que teve dos responsáveis por estes espaços.

 

“Com o ‘Letras Viajantes’ trouxemos autores de outras cidades, o que tornou a atividade muito produtiva, envolvendo inclusive alunos de escolas”, destaca a escritora, que já tem planos para inscrever novos trabalhos no projeto Okupa para o próximo ano.

 

Atividades – Entre as outras atividades realizadas durante 2022 estão a apresentação de ballet da professora e coreógrafa Ediane Andréia Dias Cangane Silva, os ensaios do Grupo Experimental de Musica (GEM), e o espetáculo de dança ‘Corpos Cotidianos’, de Ton de Mello, realizados no CEU Ana Maria. A Emia Aron Feldman recebeu os ensaios do espetáculo ‘Flores Brancas’, da Cia das Flores, contemplado pelo PROAC LAB 43/2021, o ateliê de cerâmica, com Sarah Fernandes, a apresentação do musical ‘A Caminho da Fama’, de Nicolas Carrascosa, e o espetáculo ‘Consciência Corporal’, de Pedro Camargo.

 

Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto foram organizadas durante o ano as exposições ‘Linguagens do Amor’, de Giulia Alves Cardoso, e ‘Emergir’, de Kezia Lais Borges da Silva. Na Biblioteca Cata Preta, Rosimeire Lopes do Carmo realizou a oficina de bijuterias artesanais com materiais recicláveis. E a Biblioteca Cecília Meireles contou com a palestra sobre a greve dos trabalhadores metalúrgicos de Santo André na década de 1970, a cargo do historiador Mauricio Fornasiari Rivero.

 

O projeto – O projeto Okupa foi criado pela Secretaria de Cultura de Santo André em 2017. A iniciativa disponibiliza os equipamentos culturais aos produtores culturais da cidade para a realização de apresentações de cunho estritamente cultural como ensaios, apresentações, exposições, cursos, oficinas, workshops, saraus e grupos de estudo. Outros objetivos do Okupa são a valorização da diversidade cultural, a formação de público e a criação de ambientes propícios à criatividade e à convivência.

 

As inscrições do projeto para 2023 seguem abertas. Para tanto a Secretaria de Cultura disponibiliza 13 de seus espaços. O s interessados podem se inscrever pela plataforma CulturAZ: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1515/. Mais informações: 4433-0766.

 

Serviço:

Inscrições para o projeto Okupa 2023

Ocupação dos equipamentos da Secretaria de Cultura de Santo André pelos produtores para a realização de atividades culturais

Inscrições exclusivamente pela plataforma CulturAZ: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1515/

Mais informações: 4433-0766

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Foto: Helber Aggio/PSA24