Novo equipamento de Cultura integrará alunos das Escolas Livres de Santo André

Novo equipamento de Cultura integrará alunos das Escolas Livres de Santo André

28 de janeiro de 2021 Off Por redacao

Santo André, 28 de janeiro de 2021 – O prefeito Paulo Serra vistoriou, na tarde desta quinta-feira (28), A Casa, novo equipamento da Secretaria de Cultura, instalado na Avenida Industrial. O local funcionará como um espaço voltado para a integração dos alunos das Escolas Livres de Cinema e Vídeo (ELCV), de Teatro (ELT) e de Dança (ELD). Na oportunidade o prefeito Paulo Serra estava acompanhado da Secretária de Cultura, Simone Zárate, a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz, o vice-prefeito Luiz Zacarias, e do Secretario de Manutenção e Serviços Urbanos, Vitor Mazzetti.

A Casa funcionará na antiga sede administrativa da fábrica que ocupava o terreno, a IAP Copas. Parte do terreno (aproximadamente 2.832 m²) e o prédio já reformado serão cedidos à Prefeitura de Santo André pela empresa responsável pela construção do complexo Cidade Viva, a Cury Construtora e Incorporadora – Azcon Construções e Empreendimentos, como contrapartida pela instalação de um conjunto de apartamentos no local. A obra tem entrega prevista para abril deste ano.

“Esse equipamento na avenida Industrial veio como contrapartida para a cidade, por meio da iniciativa privada, com investimento de R$ 3,5 milhões. Será um espaço adequado, feito sob medida para as atividades culturais das nossas Escolas Livres e, assim, contribuirá para a manutenção do protagonismo que Santo André historicamente tem na produção cultural e das Escolas Livres, que são tão tradicionais”, disse Paulo Serra. O prefeito acrescentou que A Casa é mais uma ação para a recuperação da região da avenida Industrial, que já foi tão degradada, mas que está tomando nova forma.

Reforma – O prédio que abrigará A Casa foi construído nas décadas de 1950/60 e, por isso, há um processo solicitando a abertura de estudo de tombamento que será deliberada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa). Tem área aproximada de 2.450 m² divididos em dois pavimentos totalmente acessíveis. Para receber o novo equipamento o espaço passa por reforma a partir de projeto da Secretaria de Cultura da cidade.

O espaço conta com um grande pátio aberto para o exterior e um auditório com aproximadamente 80 lugares. Após a reforma contará ainda com nove salas de aulas práticas com áreas que variam de 55 m² a 100 m², além de sala de aula teórica, biblioteca, estúdio de gravação. Os usuários terão ainda à disposição áreas comuns como banheiros acessíveis, secretaria, sala de coordenação e administração, entre outros. Os trabalhos foram acompanhados pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.

“A Casa será um local privilegiado para a criação artística. Além de integrar as Escolas Livres, abrigará o Núcleo de Formação em Gestão e Políticas Culturais previsto no Sistema Municipal de Cultura”, concluiu a secretária de Cultura Simone Zárate.

| Texto: Marcos Imbrizi
| Fotos: Helber Aggio/PSA