Curta-metragem ‘Rango de Quebrada’ revela histórias e comida boa pelas ruas de Santo André

Curta-metragem ‘Rango de Quebrada’ revela histórias e comida boa pelas ruas de Santo André

12 de fevereiro de 2025 Off Por comunicacao

Filme produzido pelo jornalista Marcelo Mendez será lançado no Cine Theatro Carlos Gomes nesta sexta, às 19h; entrada é gratuita

Santo André, 12 de fevereiro de 2025 – Nesta sexta-feira (14), às 19h, o jornalista e escritor Marcelo Mendez lança seu primeiro filme, o curta-metragem “Rango de Quebrada”, em que ele passeia pela cidade de Santo André visitando locais de comida boa e histórias melhores ainda. O lançamento acontece no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes (Rua Senador Fláquer, 110 – Centro), com entrada franca.

“A ideia surgiu do meu estômago e do jornalismo”, brinca. “Há muitas formas de se fazer jornalismo. Temos exemplos como Lester Bangs, músico e jornalista (crítico da revista Rolling Stone) e Arthur Veríssimo (referência da revista Trip), que usam de nossa profissão, e de todas as possibilidades que ela apresenta, para contar histórias. E eu decidi fazer isso com Rango de Quebrada”, acrescenta Marcelo Mendez.

Segundo o jornalista, o curta-metragem, que levou um ano para ser produzido, é um passeio pelas comidas que estão pelas ruas, acessíveis ao povo que precisa comer no “rolê” do trabalho. “Entre os lugares que visitei estão o Yakissoba do André, a Pizzaria Nova Grife e seu preço popular de R$ 20, a Cozinha Popular no Bangu com qualidade e preço justo e o Gelinho da Lu, que fez de uma receita da infância dela o seu bem-sucedido meio de vida”, diz. Rango de Quebrada é um projeto produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Marcelo Mendez é jornalista, escritor, produtor cultural, com uma intensa atuação em Santo André. De 2009 a 2016, manteve uma coluna no jornal ABCD Maior, em que retratava todo cenário cultural da região do ABC. É autor de quatro livros, sendo três deles com foco em Santo André. São eles: ‘Contos da Várzea e Outros Blues’, que traz crônicas sobre o futebol de várzea da cidade; ‘O Baile dos Corações em Fúria’, sobre a cena musical underground de Santo André; e o romance ‘Estranhos Noturnos’, que passeia pela cidade em duas décadas de vida cultural (anos 1980 e 90). Mendez também escreveu “Palmeiras – 100 anos de academia”.

Serviço

Lançamento do curta-metragem “Rango de Quebrada”

Data: 14/2/25 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro

Gratuito

-| Texto: Paola Zanei
-| Foto: Divulgação