Cine Theatro Carlos Gomes recebe programação especial para celebrar Dia da Consciência Negra
Eventos integram ‘Novembro Negro’ e abrangem criação do Fórum Preto, shows, exibições de filmes e mais
Santo André, 18 de novembro de 2024 – O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe nesta semana dois eventos que compõem o ‘Novembro Negro’, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20.
Na quarta-feira (20), quando é celebrada a data, o espaço receberá programação especial, com o objetivo principal da constituição do Fórum Preto, espaço de diálogo e ação para fortalecer a luta por igualdade e justiça racial, a partir das 17h, na tentativa de se estabelecer um movimento forte e unido em prol das políticas públicas que promovem os direitos da população negra. Haverá ainda distribuição do livro Educação de Axé.
Antes disso, às 15h, o evento terá início com a apresentação do projeto ‘Viola de Papo’, incluindo uma conversa sobre a produção e um pocket show com o violeiro Rubens Nê Viana. Já às 19h acontece a pré-estreia do documentário ‘Enéas – A Vida na Enézima Potência’. Por fim, às 20h30, será apresentado o curta-metragem documental ‘Quadro Torto’, manifesto de Bá Kimbuta e Makomba, com composições das canções que trazem olhares para a complexidade do cotidiano de um homem negro no Brasil, em uma visão diaspórica.
No fim de semana, dias 23 e 24, acontece a Feira Isabel, que contará com uma feira com empreendedores afro, espaço ‘Erê’ e ainda diversos shows com artistas do movimento negro – confira programação abaixo:
Mais eventos – Até o fim do mês de novembro, a Prefeitura de Santo André promove ainda outros eventos, como o ‘Canja com Canja Especial Mês da Consciência Negra’, dia 27, no Teatro Municipal, exibição de curtas no Espaço CASA, no dia 29, e a exibição do documentário ‘Enéas – A Vida na Enézima Potência’, dias 29, no Cesa Jardim Irene, e dia 30, na Universidade Popular (no Recreio da Borda do Campo).
Programação do Dia da Consciência Negra no Cine Theatro Carlos Gomes:
20/11 | Quarta-feira
15h – Viola de Papo
17h – Fórum Preto
19h – Pré-estreia do documentário ‘Enéas – A Vida na Enézima Potência’
20h30 – Exibição do curta-metragem documental ‘Quadro Torto’
23/11 | Sábado
12h – Cobra Guiza
13h – Discopretagem
14h10 – Niel Pimenta
15h – Buia Kalu
16h – Prêmio Dandara & Zumbi
17h20 – Juntos da Samba
18h30 – O João & Jhonny
19h – Pretódio
20h – Vênus Garland – Banda
24/11 | Domingo
12h – Abertura Capoeira
13h – DJ Budahnussom
14h – Lucas Bola
15h45 – $irena
16h30 – Eloi – Brasil Afro
17h – Samba de Zazi – Banda
19h – ZK e Candombanda – Banda
20h20 – Bá Kimbuta e a Makomba – Banda
| Texto: Dérek Bittencourt
| Fotos: Helber Aggio/PSA e Divulgação