Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé*
A exposição reúne uma série de desenhos, projetos e estudos de livros, cartazes e outras peças gráficas que o artista vem desenvolvendo há mais de duas décadas. O nome da exposição remete simultaneamente ao livro como objeto gráfico e também à ideia de livrar, de liberar e de liberdade no processo criativo (como exemplificam os neologismos no subtítulo).
A mostra foi concebida para mostrar e destacar os processos criativos e apresenta uma grande variedade de trabalhos e materiais que remetem às diversas experimentações que o artista realiza. ”Eu faço no meu próprio trabalho um jogo associando a forma do livro à forma do cartaz, então, nesta exposição, vai ser possível encontrar cartazes que viram livros e livros que viram cartazes. Eu faço essa provocação de entendimento do que é uma coisa, do que é outra, o que não é nada e o que é arte. Existem muitas questões que vão ser suscitadas a partir dessa exposição”, diz Gilberto Tomé.
Para quem deseja se aprofundar no trabalho de Tomé, o artista vai promover visitas guiadas onde fará uma análise de seu trabalho e falará sobre suas reflexões, dúvidas e conclusões sobre o universo da arte gráfica. As visitas vão acontecer sempre às sextas-feiras, nos dias 18 de outubro, 29 de novembro e 6 de dezembro, das 14h30 às 16h, sem necessidade de inscrições antecipadas. A atividade é gratuita.
Além disso, Gilberto Tomé irá ministrar três oficinas “Livrar histórias”, em que, a partir de carimbos e uma única folha de papel, os participantes serão convidados a elaborar uma história relacionando palavras e imagens em diferentes modos de se construir um pequeno livro. As oficinas serão nos dias 25 de outubro, 8 e 22 de novembro, das 14h30 às 16h. Também não é necessário realizar inscrições antecipadas. Atividade é gratuita
Gilberto Tomé – Nascido em São Paulo em 1969, cresceu e viveu na região do ABC até concluir seus estudos de graduação. Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1992, vem trabalhando com artes visuais, dedicando-se particularmente ao desenho e aos diversos sistemas de reprodução de imagens, da xilogravura ao digital.
O início de sua atividade profissional com as artes gráficas ocorreu na Oficina das Artes do Livro – espaço voltado à divulgação das tradicionais técnicas de fabricação de papel, impressão tipográfica e encadernação – dirigida pelo artista plástico Otávio Roth. Sua formação em artes visuais deu-se através de cursos junto a artistas como Massao Okinaka, Sérgio Fingermann, Evandro Carlos Jardim, Francisco Maringelli e Paulo Barreto.
Em seu estúdio Fonte Design, desde 1996, desenvolve projetos gráficos de livros e outras publicações culturais, como o Mapa das Artes. Em seu ateliê-editora, Gráficafábrica, desde 2007, edita tiragens de livros artesanais. Um de seus trabalhos, o Livrocidade Água Preta – livro composto por cartazes de rua – foi apresentado no Itaú Cultural (Cidade Gráfica, 2014), selecionado pela CLAP 10×10 (Contemporary Latin American Photobooks 2000-2016) e hoje integra o acervo gráfico da Pinacoteca de São Paulo.
Serviço
Exposição “Livro Deslivro Relivro – grafiquezas, grafiquices e outras gráficas” de Gilberto Tomé
Abertura: 12/10 (sábado), das 11h às 16h
Visitação: 14/10 a 7/12, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Local: Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André
Endereço: Praça IV Centenário – Centro – Santo André
| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Helber Aggio/PSA