Sinfônica de Santo André se apresenta no Teatro Municipal neste fim de semana

Sinfônica de Santo André se apresenta no Teatro Municipal neste fim de semana

24 de setembro de 2024 Off Por comunicacao
Programa traz obra ‘Concerto Místico para Cello e Orquestra’, do brasileiro Alexandre Guerra, e ‘Concerto para Orquestra’, do húngaro Belá Bartók
Santo André, 24 de setembro de 2024 – Neste mês de setembro, a Orquestra Sinfônica de Santo André leva ao Teatro Municipal Maestro Flavio Florence o ‘Concerto de Concertos’. Sob a regência do maestro Abel Rocha, as apresentações neste sábado (28), às 19h30, e no domingo (29), às 11h, terão um programa formado pelas obras ‘Concerto Místico para Cello e Orquestra’, de Alexandre Guerra, composto especialmente para o violoncelista André Micheletti – que será o solista –, e ‘Concerto para Orquestra’, do compositor húngaro Belá Bartók.

A apresentação traz ainda um roteiro visual especial que vai acompanhar, em tempo real e de modo lúdico, a Orquestra com a explicação sobre as obras e suas características, preparado pelo compositor Maurício Bonis. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro. Cada pessoa tem direito a dois ingressos.

Alexandre Guerra, que compôs o Concerto Místico para Cello e Orquestra, é um compositor nascido em São Paulo em 1971, cuja produção se divide entre criações musicais para filmes e obras autorais destinadas à sala de concerto. O compositor reúne hoje mais de 30 obras de concerto e 130 trilhas sonoras compostas em colaboração com diretores como Jayme Monjardim, Bruno Barreto e Pascal Cuissot em filmes e séries como O Tempo e o Vento, The American Guest (HBO) e Blue Brazil (Disney).

O violoncelista André Micheletti, solista do programa, tem duplo doutorado pela Indiana University em violoncelo e violoncelo barroco, e foi bolsista da CAPES-Fulbright em seus doutorados. É mestre em violoncelo e pedagogia do violoncelo pela Northwestern University em Chicago, e bacharel em violoncelo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sob orientação de Antonio Lauro del Claro. Atualmente, André Micheletti é professor de violoncelo e música de câmara do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

Já o Concerto para Orquestra é uma das obras mais conhecidas e populares do compositor Bartók, que nasceu mais de 100 anos antes de Guerra, em 1881. Béla Viktor János Bartók, compositor e pianista húngaro, se destacou como pesquisador de música folclórica da Europa Oriental. Faleceu em Nova York, em 26 de setembro de 1945.

Em Concerto para Orquestra, o compositor criou uma peça que coloca todos os integrantes como solistas, exibindo o virtuosismo dos seus músicos. O nome da obra, inclusive, se deve ao fato de um instrumento, ou um grupo deles, frequentemente se opor, como solista, à orquestra. Além disso, o trabalho combina elementos da música erudita ocidental e da música folclórica, especialmente húngara.

Serviço:
Orquestra Sinfônica de Santo André – Concerto de Concertos
Datas: 28/9 (sábado), às 19h30 | 29/9 (domingo), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André
Ingressos: gratuitos. 2 por pessoa, distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA, Helber Aggio/PSA e Divulgação