Saguão do Teatro Municipal de Santo André recebe DJ B8 e Arnaldo Tifu em lançamento de coletânea na sexta

Saguão do Teatro Municipal de Santo André recebe DJ B8 e Arnaldo Tifu em lançamento de coletânea na sexta

27 de agosto de 2024 Off Por comunicacao
Mês do Hip Hop na cidade conta ainda com apresentação de rappers da região nesta quarta e bate-papo sobre arte urbana com Tota na quinta
Santo André, 27 de agosto de 2024 – Nesta sexta-feira (30), o hip hop volta ao Saguão do Teatro Municipal de Santo André. O DJ B8 vai apresentar o show de lançamento da mixtape Risotape Vol. 1, coletânea que reúne 19 artistas da cena independente do hip hop em faixas inéditas, juntamente com show da rapper Cris SNJ.  O encontro vai contar também com Leandro Segredo como mestre de cerimônia, a discotecagem e a performance do DJ Raylan, além das danças urbanas do Chemical Funk.

O evento gratuito encerra a programação do Mês do Hip Hop em Santo André.

Risotape é a primeira coletânea do selo Coletivo Riso, que  tem à frente Arnaldo Tifu em parceria com DJ B8 e faz referência às antigas coletâneas de músicas gravadas em fitas cassetes, que fizeram sucesso nos anos 70, as mixtapes.

A coletânea, que possui 23 faixas, contém nomes já conhecidos do movimento que se fundem a novos talentos, mostrando a diversidade e riqueza cultural do hip hop. Risotape conta com os DJs convidados: DJ Nato-PK e DJ Raylan, e também com Ali, Arnaldo Tifu, Ba Kimbuta, Buia Kalu, Edaum, Espullsmatics, Gabriel Diazz, Ieda Hills, Jeyow J, Lanna Griot, Nego Iego, Opiumday, Pedro Simples, Sujeito e Vinishaw.

O projeto nasceu inspirado no selo independente Pau De Dá em Doido, que era liderado pelo rapper Enézimo e pelo produtor e beatmaker DJ Nato_Pk. A proposta é impulsionar artistas fazedores de rap do ABC. Risotape Vol. 1 já está disponível nas plataformas musicais

Canja – Ainda na programação do Mês do Hip Hop, mas nesta quarta-feira (28), o Saguão do Teatro Municipal vai receber quatro representantes da região do movimento que vão mostrar seu trabalho dando uma “canja” a partir das 19h. Canja é uma expressão muito comum no universo musical e significa uma pequena mostra da produção do artista.

Uma das participações é da Família Ckatriz  (@familia_ckatriz), que é um grupo de rap formado há um ano, composto pelos rappers Ckatriz, Japão e Raunir. Sua proposta artística é transmitir mensagens relevantes da atualidade, com rimas afiadas que abordam as questões sociais. Outra atração é Araúlo Paz (@araujopaz_), militante da cultura hip hop desde 2009, criador de saraus da região.

Também se apresentará Renan Neri (@renanneri_oficial), que nasceu em Mauá, mas cresceu em Santo André. Renan é cantor, compositor, produtor fonográfico, barbeiro e designer gráfico. A programação conta ainda com Pílula Preta (@pilula.preta) , banda composta por Pretódio, Ba Kimbuta, Indianara, Edson Ikê, Ticha, Gigante e Ricardo Migardi, em uma produção engajada e contundente.

Arte urbana – Na quinta-feira (29), é a vez da arte urbana ganhar foco  na programação. Às 19h, no equipamento cultural A Casa (Avenida Industrial, 1.740, bairro Campestre), acontece um bate-papo com o grafiteiro Tota sobre a indústria do grafite e a sobrevivência fazendo arte no Brasil. Não é necessário realizar inscrições antecipadas.

Antônio Duque de Souza Neto, o Tota, é baiano, mas atualmente mora em Santo André e tem cerca de 30 anos de vida dedicados à arte urbana. Seu trabalho autoral está voltado para desenhos e pinturas em muros, telas, madeiras, fibras e peças de automóveis inspirados na temática de valorização do negro e do Nordeste. Porém, quando  se trata  de trabalhos encomendados, é seguido o projeto do cliente. Tota é proprietário da microempresa Totarte74Pinturas, um dos sócios-fundadores da ONG Zulu Nation Brasil e membro do Coletivo 5 Zonas.

Tota volta à programação cultural da cidade no dia 5 de setembro com o workshop de Stencil Art, às 14h.

O Mês do Hip Hop é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Santo André e o projeto Hip Hop Pulsa, que é promovido pelo Coletivo Riso e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

Serviço
Lançamento da coletânea Risotape Vol 1. com DJ B8
Data: 30/8 (sexta-feira), às 19h
Local: Saguão do Teatro Municipal
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Gratuito

Apresentação de rappers do ABC
Data: 28/8 (quarta-feira), às 19h
Local: Saguão do Teatro Municipal
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Gratuito

Bate-papo sobre arte urbana com Tota
Data: 29/8 (quinta-feira), às 19h
Local: Equipamento Cultural A Casa
Endereço: Avenida Industrial, 1.740 – bairro Campestre
Gratuito
Dispensa inscrições

Wokshop de Stencil Art com Tota
Data: 5/9 (quinta-feira), às 19h
Local: Equipamento Cultural A Casa
Avenida Industrial, 1.740 – bairro Campestre
Gratuito
Dispensa inscrições

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Divulgação