Teatro Conchita de Moraes recebe palhaçaria do premiado grupo LaMínima

Teatro Conchita de Moraes recebe palhaçaria do premiado grupo LaMínima

29 de maio de 2024 Off Por comunicacao
Apresentações do espetáculo “Ordinários” acontecem na sexta e no sábado, às 19h; entrada é gratuita
 
Santo André, 29 de maio de 2024 – O Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, recebe nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º), às 19h, o espetáculo “Ordinários”, uma montagem do grupo LaMínima, companhia de circo e de teatro que desde 1997 cria e produz espetáculos fundamentados na arte circense, no humor físico e no repertório clássico dos palhaços. A apresentação é gratuita e os ingressos precisam ser retirados com uma hora de antecedência.
 
O enredo de “Ordinários” conta a história de um pelotão formado por três soldados singulares que aguardam o momento de ir para a batalha. Diante da angústia da espera, esmeram-se em treinamentos até finalmente receberem uma missão. Quanto mais avançam pelo território inimigo, ficam evidentes os segredos que um esconde do outro e o quanto são inadequados para o mundo da guerra. Então o espetáculo levanta a questão: mas afinal, quem é adequado para a guerra?
 
“A peça é um tratado pacifista para que evitemos construir um mundo e nossas relações apostando na violência e no armamento. Vivemos mergulhados há séculos neste jogo bélico e ainda não aprendemos que somos tontos e inadequados demais para servir a este deus tosco cujos reais interesses são o do capital e do extermínio. Mas os palhaços, os melhores arautos desta causa, pelo humor e ironia, vão novamente tentar nos resgatar”, diz um dos roteiristas do LaMínima, Newton Moreno.
 
O espetáculo tem elenco composto pelos atores Fernando  Paes, Fernando Sampaio e Filipi Bregantim. Direção e preparação mímica são de Álvaro Assad e a direção musical, bem como a música original, de Marcelo Pellegrini. A peça foi apresentada pela primeira vez em 2018 e hoje sobe aos palcos como projeto “Ordinários, 5 anos em circulação”, contemplado na Lei Paulo Gustavo SP nº20/2023.
 
LaMínima – Os atores Domingos Montagner – que faleceu no ano de 2016 em um acidente durante as gravações da novela O Velho Chico – e Fernando Sampaio se conheceram no Circo Escola Picadeiro, em São Paulo. Em 1997, após vários trabalhos como a dupla de palhaços Agenor e Padoca, decidiram formar o LaMínima e montaram o primeiro espetáculo, “LaMínima Cia de Ballet”, baseado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. 
 
Desde então, o circo e a arte do palhaço de picadeiro conduzem  definitivamente o trabalho da companhia que totaliza 17 espetáculos já encenados, como “A La Carte” (2001), Reprise (2007), A Noite dos Palhaços Mudos (2008) e Rádio Variété (2010). 
 
Dentre os prêmios recebidos pelo grupo estão Premio Governador do Estado de São Paulo para a cultura, categoria Circo (2018), 30º Prêmio Shell de Teatro, na categoria melhor música (2018), com o espetáculo Pagliacci, Melhor Direção no Prêmio Humor Rio, também por Pagliacci, entre outros. Mais informações em: www.laminima.com.br.
 
Serviço
Espetáculo “Ordinários” | Grupo LaMínima
Data: 31/5 (sexta) e 1º/6 (sábado)
Horário: 19h

Local: Teatro Conchita de Moraes 
Endereço: Praça Rui Barbosa, s/n – Santa Teresinha
Indicação: 12 anos
Entrada gratuita (ingressos precisam ser retirados com uma hora de antecedência)

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Divulgação