Santo André celebra arte feminina com projeto Mulheres Em Cantadas

5 de março de 2024 Off Por comunicacao
Artistas representantes da música, circo, literatura e teatro se apresentam nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Santo André, 5 de março de 2024 – O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, será palco a partir de quinta-feira (7) do projeto ‘Mulheres Em Cantadas’, que vai apresentar ao longo deste mês manifestações musicais, literárias e teatrais de mulheres do ABC. O evento acontece nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de março, com realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita, sem ingressos antecipados.

Programação – Abrindo a programação, no dia 7 de março (quinta-feira), às 17h, a Cia As Marias se apresenta em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes. Com mais de 19 anos de existência, neste ano o grupo se dedica à temporada inédita do espetáculo de teatro de rua Trilogia das Dansadeiras, construindo uma peça que homenageia a força, a inventividade e a resiliência do ser mulher popular.

No dia 8 (sexta-feira), às 20h, é a vez de Tata Alves, que fará seu show no Cine Theatro. A artista andreense está lançando novo disco intitulado ‘Pele’, que traz canções autorais. Com este conceito, o show da cantora, compositora e violonista de voz doce e potente, conta com canções para sentir, sorrir, chorar e dançar ao som de fusões rítmicas, arranjos modernos e muita brasilidade.

No dia 9 (sábado), das 11h às 18h o Festival Multicultural estará presente com foco nas expositoras do grupo, que reúne empreendedores de diversos segmentos como artesanato, moda e gastronomia. Às 15h, o destaque é para o Trio Beijo de Moça, atração do Multicultural. Formado por Juliana Lima (voz e sanfona), Prila Simões (triângulo e vocais) e Giulia Lima (zabumba e vocais), o grupo chega para tocar desde xote, forró pé-de-serra e baião. O trio mostra-se versátil, trazendo sensibilidade e uma força de expressão que não deixa ninguém parado.

Ainda no dia 9, às 20h, Ieda Hills traz seu show para o teatro. Andreense, pioneira do hip hop, primeira mulher a fazer rap no ABC, nos palcos desde 1987, Ieda tem sua voz registrada em grandes sucessos do rap nacional como o clássico “Sr. Tempo Bom” da dupla Thaíde e DJ Hum. Artista multidisciplinar, Ieda é, além de cantora, compositora e produtora musical.

Já no dia 15 (sexta-feira), às 18h, haverá lançamentos de livros pelo projeto Sacadas Literárias. Thina Curtis, andreense, mãe, avó, poeta, quadrinista, roteirista, arte-educadora, palestrante e produtora cultural, referência nacional e internacional nos fanzines, lança a obra ‘BraZineira’s contém 36 relatos de mulheres que atuam em várias expressões artísticas no universo zineiro.

Já a autora Benedita Lopes – andreense, negra de pai e mãe, filha de Belchior dos Reis Lopes e Josefina Maria de Jesus Lopes – lança o livro solo ‘Porções para se acordar presente’. Escrito por Benedita durante o confinamento imposto pela Covid-19, foi a forma que a autora encontrou para manter sua própria sanidade/humanidade e de espalhar poesias que têm um quê de oração.

As Sacadas Literárias incluem a participação de Sonia Nabarrete, que é escritora e lança agora coletânea ‘Amor em qualquer tempo’, com poemas publicados pela Editora Feminas. O livro é carregado de erotismo e bom humor: marca da autora.

Completando o time, a escritora Amanda Bertoncini lança o livro ‘A Velha Senhora’. A obra traz a história de Afonsina, uma senhora de 81 anos que fica viúva após 67 anos de casamento e, em vez de ficar triste, tem um sentimento de vazio e de liberdade. A neta Vitória tenta apoiá-la, mesmo não entendendo os reais motivos para isso. Juntas, elas trilham um caminho de conflitos e encontros.

Às 19h30, também no dia 15, o Cine Theatro Carlos Gomes recebe Solaris Vocal, grupo formado por nove mulheres do ABC, estudantes oriundas de Santo André e São Bernardo do Campo. Elas mostrarão um repertório de compositores alternativos como Tom Zé, Luiz Tatit, Mestre Ambrósio, entre outros.

Na sequência, às 20h30, é hora de Roda de Choro Delas. Laura Santos, musicista, natural da cidade de São Bernardo do Campo, vem realizando diversos trabalhos na música e principalmente no choro com mulheres. Traz um repertório que homenageia grandes nomes da música brasileira, como Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Sivuca.

O Bloco Mulheres do ABC chega ao Carlos Gomes no dia 16 (sábado), às 11h, fechando a programação musical. Trata-se de um bloco carnavalesco fundado em 2018 que tem, sobretudo, mulheres como referências políticas e artísticas. Organiza-se independente e coletivamente promovendo ações de apoio e empoderamento, rodas de conversa, apresentações musicais e oficinas percussivas inspiradas na musicalidade de ritmos e de manifestações culturais afro-indígena brasileiras como o maracatu de baque virado, funk, samba de coco, afoxé, ciranda, entre outros. Traz como tema “Nosso baque é pela vida das mulheres”, mencionando o aumento vertiginoso da violência doméstica contra as mulheres na região.

Integrando as Sacadas Literárias, no dia 16, às 14h, recebe destaque o trabalho da escritora Paola Zanei. Nascida em Santo André, Paola é formada em comunicação desde 1994 pela Universidade Metodista.

Atua há cerca de 30 anos no jornalismo, sendo a maior parte do tempo como assessora de imprensa.  Seu livro ‘Poemas para Queimar Certezas’ traz 123 poemas sobre temas como o desejo, o amor, o desencontro, a maturidade, a feminilidade, o peso do cotidiano, a rotina e a superação. O nome vem do hábito da autora de fazer questionamentos sobre a vida em suas criações e, ao perguntar a si mesma sobre as questões humanas, coloca a questão na cabeça do leitor também, incentivando-o a olhar para si mesmo e, muitas vezes, encontrar identificação.

Mulheres Em Cantadas
Datas:  7, 8, 9, 15 e 16 de março