Encontro de preparação para Conferência de Cultura de Santo André apresenta eixos temáticos
Encontro foi realizado na última terça-feira com participação da especialista Ana Paula do Val; registro já está disponível no YouTube
Santo André, 31 de agosto de 2023 – Cerca de 70 pessoas participaram nesta semana do encontro de preparação para a Conferência Municipal de Cultura de Santo André. A reunião foi realizada na última terça-feira (29) no Teatro Conchita de Moraes e foi organizada pela Secretaria de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
O encontro foi conduzido pela especialista em Políticas de Cultura Ana Paula do Val, que abordou o Sistema Nacional de Cultura e os componentes que integram sua estrutura. “Santo André já conta com Sistema, Plano e Fundo Municipal, além de Conselho Municipal de Políticas Culturais e ferramenta de mapeamento (CulturAZ), ficando à frente de muitos municípios”, destacou.
Na sequência, Ana Paula explicou os eixos temáticos da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que serão seguidos também pelos estados e municípios. Com tema central ‘Democracia e Direito à Cultura’, os eixos são: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
“Diferentemente de outras cidades, que ainda vão formatar seus Planos Municipais de Cultura, Santo André terá a oportunidade de avaliar o Plano já vigente, avaliando o que está dando certo e que não está”, completou Ana Paula do Val.
O registro da reunião já está disponível no canal do YouTube da Secretaria de Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=lauB7RFIJBQ.
Conferência – Na reunião foi anunciada a nova data para realização da Conferência Municipal de Cultura, dias 27 e 28 de outubro, também no Teatro Conchita de Moraes. “Como o Ministério da Cultura prorrogou a Conferência Nacional, o prazo final para que as cidades realizem as etapas municipais também foi postergado. Após solicitação do CMPC, entendemos que mais tempo será muito importante para mobilizarmos o maior número possível de fazedores de cultura”, explicou o diretor de Cultura de Santo André, Mario Matiello.
Na Conferência Municipal serão definidas as propostas e eleitos os delegados que representarão a cidade na etapa estadual. Todas as atividades são realizadas em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.
| Texto: Daniela Mian
imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA