Sinfônica de Santo André leva concerto sem violinos ao Cine Theatro Carlos Gomes

Sinfônica de Santo André leva concerto sem violinos ao Cine Theatro Carlos Gomes

24 de agosto de 2023 Off Por comunicacao

‘Quando os violinos não tocam’ terá regência do maestro Abel Rocha e do solista Rafael Cesário

 

Santo André, 24 de agosto de 2023 – A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) promete mais uma vez encantar o público com duas apresentações no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes neste fim de semana (26 e 27). O concerto ‘Quando os violinos não tocam’ terá regência do maestro Abel Rocha e participação do solista Rafael Cesário (violoncelo) no sábado (às 19h30) e no domingo (a partir das 11h). O endereço é Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.

 

Diferentemente dos outros programas, a orquestra se dividirá em grupos para realizar três obras com formações instrumentais variadas em que os violinos não são incluídos: as ‘Bachianas Brasileiras nº 1’ de Heitor Villa-Lobos; o ‘Concerto de Brandemburgo nº 6’ de Johann Sebastian Bach; e o ‘Concerto para Violoncelo e Sopros’ de Friedrich Gulda.

 

“A orquestra sinfônica é um agrupamento musical cuja sonoridade é dada pelo som das cordas, principalmente pelos violinos. Nesse concerto resolvemos fazer uma coisa diferente. Selecionamos obras que prescindem dos violinos, que foram escritas para outras formações e que trazem outros instrumentos do naipe das cordas como protagonistas”, afirma o maestro Abel Rocha.

 

Aquecimento – Nesta sexta-feira (25), a Ossa realiza um ensaio aberto no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12, Santa Teresinha), a partir das 16h30. É uma oportunidade para ver os ajustes da orquestra para as próximas apresentações e ainda curtir um equipamento que foi recentemente entregue todo reformado e modernizado de volta ao público e ao cenário cultural andreense.

 

Entrada – A entrada para as apresentações no Cine Theatro Carlos Gomes é gratuita, por ordem de chegada. Dando sequência à Campanha do Agasalho 2023, haverá estrutura para recebimento de doações como cobertores, roupas, calçados e outros itens, que serão remetidos às 122 entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade e, posteriormente, chegam a cerca de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.

 

Agosto Lilás – A Secretaria de Assistência Social levará cerca de 100 pessoas, usuárias de sete Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade e do Vem Maria para a apresentação. Logo após, se não chover, haverá caminhada até o Paço Municipal. A ação é em referência ao Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica.


| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Alex Cavanha/PSA