Santo André na Lupa começa segunda temporada com histórias do Centro
Episódio do programa pode ser conferido no YouTube da Secretaria de Cultura; novidade são participações por meio de inscrições
Santo André, 21 de agosto de 2023 – Já está disponível no YouTube o primeiro episódio da segunda temporada do programa ‘Santo André na Lupa’, produzido pela Secretaria de Cultura com o objetivo de desbravar a cultura de cada bairro da cidade e, por meio de entrevista com seus personagens e visita de locais simbólicos, apresentá-la para todo o município. O Centro de Santo André é o bairro que abre a temporada, que pode ser conferida em http://acesse.santoandre.br/LupaNoCentro.
O episódio inaugural visita um dos marcos da região central, que habita a memória de muita gente que nasceu e cresceu no Centro: a Banca Mikei. Ocupando diversos pontos na região há mais de 50 anos, a banca hoje é um misto de paraíso para colecionadores de quadrinhos, livros e revistas e de resistência em meio ao declínio do mercado editorial impresso.
O Santo André na Lupa também visita neste programa a instituição Florescer Bento, que resgata a ancestralidade do benzimento por meio dos cursos ministrados pela fundadora da casa, Pamela Souza. Neta de avós benzedeiras, Pamela já formou mais de mil benzedeiras utilizando a sabedoria que recebeu de suas avós.
O programa visita também o Red Light, bar sediado em um salão todo iluminado de vermelho na rua Senador Fláquer há mais de dez anos. O espaço é conhecido pelo ar despojado e pela presença de diversos atores culturais da cidade. Rafael Henri, dono do local e que atua como DJ, fala com a reportagem e conta suas histórias.
A nova temporada traz ainda uma novidade: a participação de dois personagens que se inscreveram para participar do programa e tiveram seus vídeos selecionados pela produção. Sandro Nicodemo, que é fluviartivista, e Rafaela Rodrigues, proprietária do Brechó Rafamily, também participam da edição de estreia da temporada.
Os próximos episódios irão passar por Paranapiacaba, Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, Parque Novo Oratório, Bairro Campestre, Jardins Stella e Jamaica, Vila Luzita, Santa Teresinha e Vila Pires e estarão disponíveis a cada 15 dias. A apresentação é de Marcel Melinsky, com produção de Daniel Tossato e direção e edição de Vinícius Sobrinho e Hugo Bueno, com imagens de drone de Juan Pereira.
Primeira temporada – A primeira temporada de ‘Santo André na Lupa’ teve início no final de janeiro de 2023 e visitou os bairros Vila Floresta, Jardim Santo André, Jardim Ana Maria, Parque Jaçatuba, Parque Marajoara, Vilas Guiomar e Sacadura Cabral, Vila Assunção, além do Recreio da Borda do Campo.
| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Helber Aggio/PSA