Casa do Olhar recebe lançamento do livro “Tentacular” de Renata Pelegrini neste sábado

29 de junho de 2023 Off Por comunicacao

Publicação é baseada na pesquisa da artista para a realização da exposição de mesmo nome, em cartaz até 8 de julho

Santo André, 29 de junho de 2023 – Neste sábado (1º), às 15h, a artista paulistana Renata Pelegrini estará na Casa do Olhar Luiz Sacilotto para o lançamento do livro “Tentacular”, no qual relata a pesquisa que deu origem à exposição de mesmo nome, em cartaz na Casa. Na oportunidade ela estará acompanhada da crítica de arte Bianca Dias, responsável pelos textos do livro. Atividade aberta ao público. Entrada gratuita.

A exposição reúne pela primeira vez parte dos trabalhos realizados por Renata entre os anos de 2008 e 2023. Confeccionadas em papel, gravetos e cerâmica, as peças selecionadas pela artista para a exposição compõem um conjunto de obras, situações e épocas distintas de sua produção. “Tentacular” é o nome tanto de sua pesquisa artística, quanto da busca e do seu modo de operar incessante. As visitas gratuitas podem ser feitas até 8 de julho, de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h.

Para a artista, o nome representa o lugar em que os horizontes de terra (raízes), água (mar) e ar (céu) se encontram em uma só direção. Sem definição temporal, a ideia fossilizada de um futuro tem como base a reciclagem de conceitos, práticas e materiais. Na exposição o visitante se depara com o rearranjo do barulho e a pausa para a observação.

Sobre a artista – Renata Pelegrini (1967) nasceu e trabalha em São Paulo, capital. Graduou-se em Letras e em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuou como professora por 30 anos, e desde 1995 desenvolve trabalhos em arte. Residiu em Nova York e em Milão, e nas duas localidades estudou caligrafia. Na Suíça, expandiu sua prática com artistas e em 2010 formou-se em Artes Plásticas pela Escola Pan-americana de Artes.

Estudou na Escola Entrópica, uma ação educativa concebida em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, que apresenta cursos e grupos de estudo sobre a arte contemporânea. Em 2017 teve Gal Neves como orientadora no programa integrado do Grupo de Estudo e Produção em Arte Contemporânea.

Em 2018 esteve em residência artística no Centro de Investigação Artística Hangar Lisboa, em Portugal, e a partir de então, confluiu várias práticas em um entrelaçado de produções em pintura, desenho, escultura e instalação.

Desde 2020, integra grupos de arte-discussão-ação, voltados para o cuidado e a preservação do meio ambiente, em particular, do oceano. Trilogy of Water (2022) é uma coleção virtual de seus trabalhos na plataforma Ocean Archive do Thyssen-Bornemisza Art Contemporary 21-Academy.

Serviço:

Lançamento do livro “Tentacular”, da artista Renata Pelegrini, participação da crítica de arte Bianca Dias

Data: 1º/7/23 (sábado)

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André

A exposição ‘Tentacular’, segue em cartaz até 8 de julho | De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h; e sábados, das 10h às 15h

| Texto: Marcos Imbrizi e Paola Zanei
imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142