Personagens da Vila Floresta são destaque no sétimo episódio da série Santo André na Lupa

1 de maio de 2023 Off Por comunicacao

Capítulo já está disponível no canal do YouTube do programa; iniciativa visa apresentar cultura presente nos bairros

Santo André, 1º de maio de 2023 – Histórias especiais de moradores da Vila Floresta são o destaque do sétimo episódio do programa Santo André na Lupa, programa produzido pela Secretaria de Cultura que tem o objetivo de desbravar a cultura de cada bairro da cidade e apresentá-la para toda a comunidade. O novo episódio já está disponível no link: http://acesse.santoandre.br/LupaNaVilaFloresta

Os personagens são Bruno Wolf e Mauro Ferreira, respectivamente vice-presidente e presidente da Sociedade Orquidófila de Santo André, fundada há mais de 60 anos, além de Cleber Toledo, mestre cervejeiro e comerciante, e Sérgio Morais, líder e maestro da big band XJazzOrchestra.

Uma das marcas do programa Santo André na Lupa é ampliar o conceito de cultura, incluindo temas como gastronomia e religião, por exemplo, e descobrindo histórias que contribuem para a pluralidade artística e cultural da cidade.

Primeira temporada – A primeira temporada do programa Santo André na Lupa começou em janeiro de 2023 e terá oito episódios, veiculados quinzenalmente. O primeiro episódio retratou personagens muito conhecidos do Jardim Ana Maria: Aparecido Levi da Silva, o “Pai Levi” líder espiritual do Candomblé de Angola, Milson Bernardo, diretor da Associação Jardim Ana Maria e mobilizador cultural, e Emerson Santtana, ator e artista circense.

O segundo, sobre o Jardim Santo André, mostrou Neta Lavor, cineasta e produtora cultural, Maria Aparecida Antoniasse, líder comunitária e autônoma, e Gabriel Macedo, artista e estudante. Os personagens da Vila Guiomar e da Vila Sacadura Cabral ilustraram o terceiro capítulo. Foram eles o comerciante Paulo Salles, proprietário da Paulo Lanches, o autônomo Roberto Gomes da Silva, antigo morador dos prédios do IAPI, e o diretor da ONG ABCD’s, Marcelo Gil.

E o Parque Jaçatuba foi a atração do quarto episódio, no qual os personagens foram o professor e baterista Gil Oliveira, o quadrinista Oskar Rizzo (o Cash Fire), e o designer e grafiteiro Thiago Fheit. Já na Vila Assunção, os personagens retratados foram Jessé Roberto Barizon, administrador do Cemitério da Vila Assunção, Vagner Tome, mestre de Aikidô, e Jonathas Honório, sócio do Skina’s Bar, também conhecido como o ‘Bar do Cemitério’.

No sexto episódio, o Parque Marajoara apresentou André Dutra, mestre cervejeiro e comerciante, Iago Amabis, dançarino e diretor de dança, e Antônio Duque, o Tota, desenhista e muralista. O episódio final retratará personagens do Recreio da Borda do Campo. Após o lançamento, os programas ficam disponíveis no canal: https://www.youtube.com/@santoandrenalupa.

O programa é idealizado e realizado pela Secretaria de Cultura de Santo André, com produção de Daniel Tossato, direção de Bruno Pires Badain e apresentação de Marcel Melinsky. Outros detalhes, informações e vídeos com extras, bastidores, melhores momentos e muito mais podem ser conferidos no Instagram e no TikTok do projeto Santo André na Lupa (@santoandrenalupa).

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142