Cine Theatro Carlos Gomes tem programação especial no Dia da Consciência Negra

Cine Theatro Carlos Gomes tem programação especial no Dia da Consciência Negra

17 de novembro de 2022 Off Por redacao2

Entre as atrações que serão realizadas no domingo estão oficina de samba, brincadeiras africanas, afrocontação de histórias e roda de culturas populares

 

O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe no domingo (20) evento especial em celebração ao Dia da Consciência Negra. As atividades são gratuitas e vão ocorrer das 10h às 17h, na Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.

 

Das 10h às 13h, acontece a AfroGênesEscola, um encontro interdisciplinar que visa estimular a comunidade interessada a adentrar o universo de pesquisa e prática da AfroEscola (www.facebook.com/oficinativa), iniciativa nascida no ABC através de múltiplas vivências interativas.

 

Com participação do artista Odé, que é idealizador da AfroEscola, produtor cultural e educador; Maria Dias, que é educadora, culinarista, bonequeira, produtora cultural responsável pelo projeto Comida de Quintal; Zé Brown, que é educador, capoeirista, artista bonequeiro, produtor cultural responsável pelo Urucungo Artesania e Luthieria; e Dona Zilda, que é educadora, agricultora, responsável pelo projeto Horta Orgânica da Zildinha, serão realizados jogos de tabuleiro, brincadeiras africanas, AfroContação de Histórias e Rodas de Culturas Populares.

 

Às 11h, acontece também a Oficina Samba em Três Dimensões, com Mumu de Oliveira (@mumudeoliveirapreto). Uma vivência prática de uma roda de samba abordando suas três dimensões fundamentais: o canto, a dança e o toque de seus instrumentos. Serão apresentados os instrumentos pandeiro, tantã, agogô, chocalho e tamborim, e as pessoas participantes criarão em conjunto um samba formando uma roda de samba completa. Podem participar crianças e adultos de qualquer idade, sem necessidade de experiência ou conhecimento prévio. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas e as inscrições serão por ordem de chegada, meia hora antes da atividade.

 

Logo após, às 13h, acontece o show “Música de Banhar, de Benzer e de Rezar” com o cantor andreense Mumu de Oliveira, e participação de Charles Guichabeira (percussionista), Daviola (violonista), Caio Vinicius (bandolim), Pedro Américo (percussionista) e Vinicius Guichabeira (percussionista, em memória). O repertório é composto por pontos, ladainhas, cantigas e sambas autorais de Mumu de Oliveira, que convida o público a cantar, dançar e compor as rodas de capoeira, de jongo e de samba.

 

Às 14h, Lilyan Teles (@lilyanteles), artista formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André, apresenta a história do seu livro recentemente lançado “Cabelindo”, que conta a jornada de uma garotinha negra que adora a textura de seus cabelos. A Palhaça Xamanga (@palhacaxamanga) traz este relato com poesia e bom humor, mostrando porque um dia chegaram a chamar um cabelo tão lindo de Cabelo Ruim. Com improviso e música, a artista irá inspirar a troca de narrativas sobre empoderamento negro feminino utilizando a linguagem da palhaçaria e da comicidade, mostrando que o que de fato é ruim nesta história toda é o racismo.

 

E encerrando a programação do dia, às 15h30, acontece o show do grupo As Matambas (@asmatambas), formado por mulheres negras que cantam samba, que tem entre suas integrantes Dani Olinka, de São Bernardo, e Dri Lima, uma das mulheres que fizeram história no samba nacional como uma das fundadoras do grupo Fora de Série, o primeiro grupo feminino de samba do Brasil, que surgiu no final da década de 80, quebrando a barreira existente no meio do pagode que era exclusividade dos grupos masculinos.

 

“Matambas”, nome oriundo da ancestralidade africana, tem como uma das referências a força de uma rainha. O grupo tem como inspiração as grandes pastoras das escolas de samba tradicionais, mulheres nascidas e criadas dentro das escolas de samba e que nas rodas eram presença obrigatória por conta do encanto de suas vozes. O grupo busca analisar, compreender e valorizar o protagonismo das mulheres negras sambistas e suas (re) existências, com um repertório que transita por músicas de sambistas mulheres exaltando a potência feminina no samba.

 

CEU Marek e CEU Ana Maria – Também estão programadas atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra nos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) do Jardim Marek e do Jardim Ana Maria.

 

No Marek, o primeiro “Campeonato de Pipas CEU Marek e Comunidade” começa às 9h e vai premiar a maior pipa, a menor pipa e a pipa mais bonita. A partir das 10h, a programação traz ainda o som do DJ Edinho, artista local e morador da região, além de exposição e oficina de pipas.

 

Às 14h, acontece show de ilusionismo e também o já tradicional Sarau do Buracão, que é idealizado, construído e realizado por moradores envolvidos com a cultura da região do Jardim Marek e adjacências. É aberto para toda a cidade e dialoga com diversas manifestações artísticas, tais como literatura, poesia, música, dança artes circenses, entre outras. O CEU Marek fica na Rua Engenheiro Alfred Heitzmann Júnior, s/n°, no Jardim Marek.

 

Já no CEU Ana Maria a programação acontece no sábado (19). A partir das 10h, o CEU Ana Maria e o Isab (Instituto Social Afro-Brasileiro) promovem evento da Consciência Negra com apresentações de samba, poesia e feira de artesanato. O CEU Ana Maria fica na Praça Vereador Venâncio Neto, s/nº, no Jardim Ana Maria.

 

Serviço:

Dia da Consciência Negra no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Data: 20/11/22 (domingo)

Horário: 10h às 17h

Classificação Livre – Grátis – Sem necessidade de retirada de ingressos

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 – Centro

 

AfroGênesEscola com Afroescola, Maria Dias (Comida de Quintal), Zé Brown (Urucungo Artesania e Luthieria) e Dona Zilda (Horta Orgânica da Zildinha)

10h – Jogos de tabuleiro + Brincadeiras africanas

11h – AfroContação de Histórias

12h – Rodas de Culturas Populares

 

11h – Oficina Samba em Três Dimensões com Mumu de Oliveira

Duração: 90 minutos

Vagas: 20 – Inscrições por ordem de chegada, meia hora antes da atividade.

 

13h – Show “Música de Banhar, de Benzer e de Rezar” com Mumu de Oliveira e banda

Duração: 50 minutos

 

14h – Contação de Histórias “Cabelindo” e brincadeiras com a Palhaça Xamanga com Lilyan Teles

Duração: 50 minutos

 

15h30 – Show com As Matambas

Duração: 50 minutos

 

Consciência Negra no CEU Ana Maria

Data: 19/11/22 (sábado)

Horário: 10h

Endereço: Praça Vereador Venâncio Neto, s/nº – Jardim Ana Maria.

Classificação Livre – Grátis – Sem necessidade de retirada de ingressos

 

Consciência Negra no CEU Marek

Data: 20/11/22 (domingo)

Horário:

9h – Campeonato de pipas

14h – Show de Ilusionismo e Sarau do Buracão

Endereço: Rua Engenheiro Alfred Heitzmann Júnior, s/n° – Jardim Marek

Classificação Livre – Grátis – Sem necessidade de retirada de ingressos

| Texto: Luciana Gandelini e Paola Zanei

| Fotos: Divulgação