Santo André promove oficinas sobre reúso de madeira
Com vagas limitadas, inscrições abrem nesta quarta-feira; será a segunda edição do curso
Encontrar uma destinação a materiais que seriam descartados e, de quebra, ter a possibilidade de aprender ou incrementar os conhecimentos de uma das mais antigas profissões. Esse é o intuito do projeto ‘Era uma Vez’, que promove oficinas de reúso de madeira. A iniciativa, que ocorre pelo segundo ano seguido, é oriunda de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Santo André e a Escola de Ouro Andreense, do Fundo Social de Solidariedade.
As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (16) e se estendem somente até domingo (20). Serão disponibilizadas 12 vagas para cada oficina. Caso haja número maior de inscritos, um sorteio vai ser realizado e a divulgação do resultado sai a partir da terça-feira seguinte (22).
“Estamos focados em oferecer cursos de formação profissional aos andreenses, ferramenta essencial para dignidade humana. Através de políticas públicas de qualidade, construiremos uma sociedade mais justa e com oportunidade para todos”, pontua a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra.
Serão duas oficinas com aulas teóricas e práticas. A primeira tem como objetivo promover noções básicas de criação de peças em madeira usando ferramentas manuais e técnicas de marchetaria e joalheria. Com carga horária de 15 horas, será realizada nos dias 26 e 27, no espaço “A Casa”, e será ministrada por Sheila Actis.
Já a segunda oficina projeta ensinar noções básicas de marcenaria criativa explorando diversas possibilidades de trabalhar com madeira em reuso. A carga horária total é de 20 horas, divididas em quatro dias: 30 de novembro e 1º de dezembro, com aulas teóricas no auditório Heleny Guariba, e dias 3 e 4 de dezembro, com aulas práticas no espaço “A Casa”, ministradas pela Oficinalab.
Haverá ainda o encerramento das oficinas no dia 10 de dezembro, quando o Sebrae realizará uma aula sobre técnicas de venda para todos os alunos. As inscrições estarão disponíveis a partir desta quarta no site www.escoladeouro.com.br.
| Texto: Dérek Bittencourt
| Foto: Divulgação