Programa Concerto ‘Música e Fantasia’ – outubro/22

Gioacchino Rossini – Abertura de Guilherme Tell
Serguei Prokofiev – Pedro e o Lobo
Paul Dukas – O Aprendiz de Feiticeiro

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 – Centro, Santo André

Entrada: Grátis

Campanha de arrecadação de brinquedos para o mês da criança

Traga sua doação!

.

NOTA DE PROGRAMA

No programa de 23 de outubro, no mês das crianças, a Orquestra Sinfônica de Santo André traz a temática de música e fantasia.

Na seleção do repertório, é interessante notar as diferentes relações que as músicas têm com o universo extramusical. Diferentemente da música absoluta, ou seja, aquela que se aprecia por si mesma, sem nenhuma referência particular ao mundo exterior à própria música, a música de natureza descritiva, ou programática, tem como objetivo evocar em música ideias ou imagens extramusicais na mente do ouvinte, representando musicalmente uma cena, imagem, estado de ânimo ou associando citações de eventos históricos.

Sobre esse princípio se ergue a obra O Aprendiz de Feiticeiro, composta em 1897 pelo compositor francês Paul Dukas. Baseada em uma balada do escritor alemão Goethe, o poema sinfônico descreve as aventuras de um discípulo de feiticeiro, jovem, preguiçoso e desajeitado, que usa um truque do seu mestre para obrigar uma vassoura a desempenhar o que deveria ser seu próprio trabalho.Demasiado zelosa no cumprimento da sua tarefa de lavar o laboratório, a vassoura acaba por provocar uma enorme inundação. Sendo incapaz de desfazer o encanto, o discípulo entra em pânico, usando um machado para destruir a vassoura em pedaços, que logo dão origem a uma multidão gigantesca de vassouras, ainda mais empenhadas na sua desastrosa tarefa. Aparece então o mestre, voltando tudo imediatamente à ordem. Dado ao sucesso da obra na época, em 1940, a Disney a usou como trilha para uma de suas principais animações, Fantasia, reintroduzindo a história na sociedade e marcando a infância de muitas pessoas.

Composta em 1936, a obra Pedro e o Lobo,de Serge Prokofiev, é uma história infantil contada através da música, acompanhado de um narrador, com o objetivo pedagógico de apresentar às crianças os instrumentos musicais utilizados numa orquestra. A música narra a história do menino Pedro, que mora com seu avô em uma casa próxima à floresta. Sai certa manhã para passear junto de seus amigos, a pata, o passarinho e o gato. O avô de Pedro, preocupado, o repreende por temer a presença do lobo na floresta, mas Pedro desobedece a seu avô e sai à caça do lobo juntamente com seus amigos. Por fim, ele se transforma num herói: prende o lobo e desfila com a presa num grande cortejo acompanhado de um grupo de caçadores. O compositor associou as personagens a respectivos instrumentos levando em consideração sua característica sonora e atribuindo a eles melodias com estéticas próprias. Por exemplo, ao pássaro foi destinado a flauta, cujo atributo é o virtuosismo das notas. Diferencia-se do pato destinado ao oboé, com aspecto mais lento, grave e melódico. Ao final da obra, outros elementos programáticos também são identificados, como o tiro dos caçadores representado pelo bumbo e pelos tímpanos.

No caso da Abertura da ópera Guilherme Tell de G. Rossini, composta em 1829, o processo se deu ao contrário: as referências extramusicais foram sendo formadas em momentos posteriores à estreia da obra. Inicialmente sendo escrita como uma abertura tradicional de ópera, a sua estrutura se aproxima a de uma sinfonia com seus movimentos tocados sem interrupção. No século XX, os temas característicos presentes na obra foram amplamente explorados pela indústria de cinema e de animação, usando-os como trilha em diversos filmes e desenhos, dentre eles o famoso tema de galope, utilizado no filme The Lone Ranger, e em desenhos animados como Pernalonga, Tom e Jerry e muitos outros.

Felipe Gadioli Silva, regente assistente