Confira aqui!
Confira os eventos de 26 de setembro a 02 de outubro de 2022 e os links de acesso à programação.
.
.
INSCRIÇÕES PARA OFICINA ‘PLANEJAMENTO E GESTÃO DE COLETIVOS, GRUPOS E ESPAÇOS CULTURAIS’
Até 26/09
Encontros: 26/09, 29/09 e 03/10, às 18h30
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis, Oficinas Culturais e Prefeitura de Santo André convidam para oficina que terá como foco a produção como eixo criativo, que impulsiona ações colaborativas, criação de redes, formação e coordenação de equipes de trabalho, analisando como nesse período se manter em grupo na divisão de tarefas, nas responsabilidades e na estruturação coletiva. Serão abordadas formas de analisar o momento do coletivo artístico, estratégias para gerar um diagnóstico do quadro atual e ferramentas para estruturar um planejamento estratégico de ações a curto, médio e longo prazo. O curso estimula a capacidade de reflexão e a busca de soluções a partir da interlocução, da construção de consensos e compromissos. Ficha de inscrição disponível em https://bit.ly/OficinaCultural2022
A Casa | Avenida Industrial, 1.740 – Bairro Campestre.
.
.
REUNIÃO CMPC
Dia 20/09, às 19h
Reunião online do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC. O encontro é aberto ao público geral como ouvinte. Link da reunião: https://meet.jit.si/reuniao_ordinaria_cmpcsa_2022.
.
.
SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO 60º ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA BOM PASTOR
Dia 27/09, às 19h
A Banda Lira fará apresentação na Câmara Municipal de Santo André em homenagem aos 60 anos da Paróquia Bom Pastor. No repertório, canções clássicas à MPB.
Câmara Municipal de Santo André | Praça IV Centenário, s/nº – Centro.
.
.
OFICINAS CULTURAIS DO CRAS ANA MARIA
A partir de 28/09, quartas-feiras, às 15h
Oficinas de Graffiti, Street Dance e Rap oferecidas pelo CRAS Ana Maria no CEU. Inscrições diretamente no CRAS Ana Maria. Informações: 4401-1193.
CEU Ana Maria | Praça Vereador Venâncio Neto, s/nº – Jardim Ana Maria.
.
.
ENSAIO ABERTO – AMÍDALAS CANTANTES
Dia 28/09, às 15h
Ensaio aberto do Grupo Vocal Amídalas Cantantes com o maestro e idealizador Tato Fischer. O grupo andreense iniciou seus trabalhos em 1994.
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 – Centro.
.
.
ENCONTRO DE DJ´S – CADA UM BELISCA UM POUCO
Dia 28/09, às 19h
O projeto “Forró pé de Calçada – Cada um Belisca um Pouco” é um encontro das pessoas amantes da cultura popular nordestina existente aqui na região do Grande ABC. Uma espécie de intercâmbio cultural com o único objetivo de ver o cenário existente do Forró pé de serra em nossa região.
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 – Centro.
.
.
EXPOSIÇÃO ‘REFLEXOS DE 22’
Abertura: 29/09
Visitação: até 28/10, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
A exposição apresentará um conjunto de imagens, documentos, textos, vídeos e áudios, mostrando como o modernismo vem sendo construído por sobreposições, colagens, resíduos, fragmentos de diferentes movimentos e referências ao longo do tempo, do arcaico ao popular, passando pela cultura erudita.
Salão de Exposições do Paço Municipal | Praça IV Centenário, s/nº – Centro.
.
.
MOSTRA DE FILMES INFANTIS ‘LATINIDADE PARA PEQUENOS’ – ‘VIVA – A VIDA É UMA FESTA’
Dias 29/09, às 15h
Parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), através dos Pontos MIS, a mostra exibe nesta semana ‘Viva – A Vida é Uma Festa’. Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos (105 min, animação, EUA, 2018. Direção: Lee Unkrich).
Escola Livre de Cinema e Vídeo | Av. Utinga, 136 – Vila Metalúrgica.
.
.
OFICINA ‘O CINEMA BRASILEIRO E A INDEPENDÊNCIA – IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO’
Dia 29/09, às 18h
A oficina visa promover a discussão sobre o cinema nacional e independência no Brasil, explorando a representação do momento histórico e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento da indústria audiovisual no âmbito econômico do setor. A oficina aborda o conceito de cinema independente brasileiro em relação aos grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, que buscaram representar a identidade do Brasil e de seu povo. Com Bruno Cuccio. Carga Horária: 4 horas. Classificação etária: 15 anos. 50 vagas. Inscrição: enviar nome completo, idade, endereço e telefone para o email: inscricao@elcv.art.br.
Escola Livre de Cinema e Vídeo | Av. Utinga, 136 – Vila Metalúrgica.
.
.
APRESENTAÇÃO DA BANDA LIRA NO CENTRO PÚBLICO JOÃO AMAZONAS
Dia 29/09, às 19h
A Banda Lira fará uma linda apresentação no Centro Público de Formação João Amazonas para os alunos do EJA. No repertório seus integrantes executarão canções clássicas divulgadas pelo mundo inteiro à popular brasileira, por intermédio de seus principais compositores.
Centro Público de Formação Profissional João Amazonas | Rua Antônio Sebastião Esquarize, 1 – Jardim Rina.
.
.
OFICINA DE BIJUTERIAS ARTESANAIS COM RECICLÁVEIS
Dia 30/09, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30
Oficina de Bijuterias Artesanais com Recicláveis (Ecojoias). Edital Okupa Cultura.
Biblioteca Cata Preta | Estrada da Cata Preta, 810 – Vila João Ramalho.
.
.
ROCKET MAN
Dia 30/09, às 20h
Exibição do filme, lançamento do clipe e bate-papo com o cineasta Ivan Augusto. Rocket Man se considera um verdadeiro produto do meio social periférico em que está inserido. É um homem que carrega na alma profundas cicatrizes de abandono, de injustiça e de miséria. Como sobrevivente inconformado do universo urbano que o rodeia, mantém o firme desejo de escapar do gueto em que vive. Rocket Man anseia subir alguns degraus na pirâmide social. Assim, segue todas as possibilidades que aparecem na sua frente como miragem.
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 – Centro.
.
.
EXIBIÇÃO ‘A VIAGEM DE PEDRO’
Dia 1º/10, às 19h
O longa apresenta um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I (Cauã Reymond) e dos eventos históricos que giram em torno do príncipe, com atenção para um momento determinante de sua trajetória. Em 1831, o primeiro Imperador do Brasil volta à Europa sob condições adversas, no navio inglês Warspite. Diante de sua abdicação ao trono do Brasil, esse é um momento de profunda reflexão para D. Pedro I, que pondera os erros e acertos de sua administração desde o momento em que chegou no país com sua família aos 10 anos de idade, em 1808. A Viagem de Pedro toca em assuntos delicados sobre o imperador do Brasil enquanto volta para a Europa. Assuntos como sua masculinidade, epilepsia e sua suspeita de ter contraído sífilis e sua instabilidade emocional enquanto deixava seu filho no país e se separava dele. A representação intimista de Pedro mostrará como o tal se sentia traidor de Portugal e alguém sem pátria definida. Brasil, 2021. Drama. Duração: 1h36m. Direção: Laís Bodanzky. Indicação: 14 anos.
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 – Centro.
.
.
CHAMAMENTO SANTO ANDRÉ DE MÚLTIPLOS TONS 2022
Até dezembro
Inscrições para formação de banco de planos de trabalhos colaborativos para o projeto Santo André de Múltiplos Tons. Podem participar grupos e coletivos interessados, constituídos ou não como Pessoa Jurídica. O cadastramento não implica contratação e nem é classificatório. Convocatória completa e inscrições na plataforma CulturAZ: https://bit.ly/SAMT2022
.
.
OKUPA CULTURA 2022
Até dezembro
Estão abertas as inscrições para o ‘Okupa Cultura 2022’. O projeto visa estimular ocupações culturais em equipamentos da Secretaria de Cultura para ensaios, apresentações, exposições, lançamentos de livros e DVD’s, palestras, cursos, oficinas, workshops, saraus, grupos de estudos, lives e gravações de vídeo-clipes musicais. Estão disponíveis a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, CEU Ana Maria, CEU Marek, EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman e Palco do Saguão do Teatro Municipal, além de sete bibliotecas. Podem participar produtores culturais, grupos, coletivos e artistas individuais que residem na cidade ou que, comprovadamente, atuem na área cultural de Santo André. As inscrições podem ser feitas online pela Plataforma CulturAZ ou presencialmente nos espaços participantes. Mais informações e formulário online: https://bit.ly/OkupaCultura2022
.
.
EXPOSIÇÃO ‘O MURO’
Visitação: Até 05/11, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h
Exposição individual de Tatiana Ferraz apresenta uma série de novos trabalhos criados especialmente para o espaço da Casa do Olhar, sendo uma delas intalação site-specific, quatros esculturas e oito peças de parede. A mostra parte de uma inquietação diante da ideologia que vem se consolidando mais e mais na vida urbana das pequenas e médias cidades brasileiras: a do medo e dos cercamentos, especialmente de condomínios residenciais fechados, mas também de aparatos de segurança exibidos em cima dos muros, cada vez mais altos. Seja em residências, comércios ou serviços, o que mais se vê na paisagem da cidade são cercas, lanças, cacos de vidro, concertinas, fios eletrificados, câmeras de vigilância… A experiência do muro, da divisão entre o dentro e o fora, também foi vivida intensamente no período de isolamento social, em que mergulhamos isolados no mundo doméstico, da casa e dos objetos, cuja sensação era a de um tempo congelado, interminável. A exposição trata desses dois momentos, do dentro e do fora, da paisagem urbana e da vida doméstica, da cidade e da casa, do intransponível, do apartado e do dormente.
Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro.
.
.
EXPOSIÇÃO ‘BAZARES’
Visitação: até 1º/11, terça-feira a sábado, das 11h às 17h
Exposição inédita apresenta uma seleção de fotografias feitas ao longo dos últimos oito anos pelo músico, fotógrafo e artista plástico Silvio Piesco em viagens. Na Etiópia, visitou a capital, Adis Abeba, e inúmeros vilarejos e tribos ao longo do Vale do rio Omo. No continente asiático foi à Mianmar, Tailândia, China e Tibete. Em cada cidade ou tribo, conheceu e registrou dezenas de bazares e feiras. A mostra orbita em torno das histórias e expressões culturais manifestadas nestas áreas de intercâmbio comercial e ponto de encontro de diferentes grupos sociais e conta com trilha sonora formada por fragmentos de áudios que gravou nos mercados durante as viagens. Parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (ELCV) e o Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo (MIS) por meio do Programa Pontos MIS.
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 – Centro.
.
.
RASTROS: PINTURA COMO ARTE
Visitação: até 15/10
A partir do acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, a exposição apresenta trabalhos executados por meio da expressão artística mais consolidada e utilizada na história da arte. São cerca de 25 obras de diferentes técnicas, materiais e suportes, desde as tradicionais “óleo e acrílica sobre tela”, passando por soluções mistas, sejam sobre o papel, madeira ou suportes menos convencionais. Horários: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h (exclusivamente para grupos escolares). Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (público em geral). Ingressos para acesso à Sabina: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos.
Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André | Sabina – Rua Juquiá, s/nº – Vila Eldízia.
.
.
TERRITÓRIOS DE CULTURA 2022
Inscrições para oficinas oferecidas pelo projeto ‘Territórios de Cultura’ em diversos bairros da cidade nas linguagens: teatro, dança contemporânea, violão, flauta doce, viola caipira, canto, artes integradas para crianças, fotografia, história em quadrinhos, capoeira, RAP (Ritmo e Poesia), cinema com celular, contação de história, grafitte. Início das aulas: a partir de 22/08.
Inscrições: https://bit.ly/Territorios2022. Informações: territorios.culturaz@gmail.com
Roteiro para HQ com Marcel Melinsky
Período: 27/08 a 17/12/2022
A oficina tem como propósito desenvolver com crianças e adolescentes o roteiro de uma história em quadrinhos e no processo apresentar a mídia como uma forma de arte passando pela história dos quadrinhos, suas variações pelo mundo, fundamentos de narrativa e como é realizada a edição de uma HQ. Faixa etária: 12 anos
Emia Aron Feldman – Escola Municipal de Iniciação Artística
Oficina de Violão com Gustavo Monteleone
Toda terça-feira de 23 de agosto a 13 de dezembro de 2022 às 14:00
A oficina irá se desenvolver com uma abordagem prática visando a fundamentação necessária à prática musical aplicada ao violão. Destina-se tanto a iniciantes quanto a pessoas que desejam ampliar suas habilidades no instrumento. Classificação etária: 10 anos.
Oficina de Violão com Robson Batuta
Período: 22/08 a 13/12/2022
A Oficina tem por objetivo conhecer o violão e estabelecer relações com o corpo. Aprender noções musicais básicas para se apropriar do instrumento. Tocar músicas relacionando a aprendizagem às questões de identidade e território. Fazer apresentação pública ao final do projeto. Faixa etária: 10 anos
Local: CEU das Artes Jd. Marek
Oficina de Canto e Coral com Fábio Almeida
Período: 24/08 a 14/12/2022
A oficina propõe o desenvolvimento vocal para diferentes estilos; gospel, rock, sertanejo, com direcionamento individual ou em grupo (coral). Faixa etária: 10 anos
CESA Vila Sá – Sala Multiuso
Oficina de Teatro com Michelle Lomba (Mixa)
Toda terça-feira de 23 de agosto a 13 de dezembro de 2022 às 15:00. gratuito
A oficina de Teatro “Cena Manifesto” visa instaurar processos cênicos coletivos e colaborativos a partir do estudo e prática do Teatro do Oprimido, Teatro das Oprimidas, conceitos de intervenção urbana, arte pública como direito social, com referências às estéticas do Teatro popular, Teatro de rua, cultura popular e das manifestações artísticas afro-brasileiras.
Oficina de Estamparia Artesanal com Maíra Tomazelli
Toda segunda-feira de 22 de agosto a 12 de dezembro de 2022 às 18:00. gratuito.
A oficina de estamparia artesanal é uma forma de desenvolver a criatividade no universo das estampas. Nos encontros os alunos poderão navegar em algumas técnicas onde iremos criar estampas, imprimi-las em camisetas e tecidos, além de poder aplicar os aprendizados dentro do universo da arte urbana.
Oficina de Fotografia com Melissa Szymanski
A oficina visa mostrar ao aluno os pilares da fotografia, partindo da premissa que será ensinado a operar a câmera no modo manual: ISO, Velocidade, Abertura do diafragma, distância focal, profundidade de campo = fotometria interna da câmera, tipo e tamanho de arquivo na câmera digital. De modo que o aluno possa de fato iniciar a fotografar de maneira criativa e consciente.
Oficina de Contação de História com André Orbacan
Todo sábado de 27 de agosto a 17 de dezembro de 2022 às 10:00. Grátis
A oficina de formação para Contadores de Histórias, busca apresentar recursos lúdicos e comunicativos de desinibição, ferramentas de incentivo à leitura e narração artística. Público Alvo: Educadores/Bibliotecários/Atores/Escritores
Oficina de Viola Caipira com Leandro de Abreu
Toda sexta-feira de 26 de agosto a 16 de dezembro de 2022 às 18:00. Grátis
A Oficina é destinada para iniciantes ou iniciados, onde os estudantes do instrumento terão contato com os diversos estilos e ritmos de se tocar e cantar, assim como os costumes caipiras e histórias sobre a viola caipira, violeiros, duplas, e suas trajetórias nos discos e na música brasileira. Faixa Etária – a partir de 10 anos acompanhado de responsável.
Oficina de Canto com Miryan Lopes
A oficina de canto tem como objetivo proporcionar à todos, o desenvolvimento da voz como principal instrumento através do ensino de técnicas vocais, conscientização da respiração, da escuta plena e a prática em conjunto, visando conhecimento musical mais amplo, o bem estar e o bom convívio social compartilhando a alegria de cantar.
Oficina de Flauta Doce com Grazielle Lopes
A Oficina de Flauta Doce é um espaço para se aprender música de uma maneira leve. Através do ensino de técnicas de respiração, teoria musical, repertório diversificado e prática em conjunto, a oficina é destinada a todos que querem desenvolver sua musicalidade. A partir dos 07 anos de idade.
Oficina de Teatro (Improvisação e comicidade) com Lígia Campos
A oficina irá através de jogos de improvisação, jogos teatrais e pesquisa corporal, explorar sua versão mais cômica, mas leve e engraçada. Construindo cenas, inventando histórias e criando laços com o grupo para entender juntos o que é comicidade.
Teatro para 3ª idade com Osni Rossi
Período: 24/08/2022 a 14/12/2022
A oficina contempla a experiência coletiva no processo de criação do fazer teatral. Durante o processo os alunos vivenciarão e experimentarão, através dos jogos teatrais, fundamentos que propiciam a criatividade, a autoestima, socialização, habilidades e cocriarão o espetáculo de encerramento da oficina. Faixa etária: 3ª idade. Faixa etária: Livre
CESA Vila Humaitá – Sala Multiuso
Oficina de Artes Integradas para crianças com Tales Jaloretto
Período: 23/08/2022 a 13/12/2022
A oficina visa realizar encontros de iniciação artística com crianças a partir do olhar pedagógico da educação não formal. Módulo I: Brinquedos e brincadeiras de A a Z; Módulo II: Artes Integradas (teatro, artes plásticas, música e literatura); Módulo III:Processos mirabolantes – espaço de criatividade. Faixa etária de 05 a 10 anos. Faixa etária: Livre
CEU das Artes Jd. Marek
Oficina de Rap (ritmo e poesia) com Arnaldo Tifu
Período: 22/08/2022 a 12/12/2022
A oficina de rap é voltada para jovens e adultos, com o objetivo de passar o conhecimento do hip hop, ensinar técnicas, contação de história do rap e do movimento do hip hop, ensaios abertos, etc. para as pessoas que tenham interesse em aprender, conhecer e se tornar um mc, ou somente em conhecer as técnicas e a cultura mais afinco. Faixa etária: 14 anos
Local: CESA Jardim Santo André – Sala Multiuso
Oficina de Estamparia Artesanal com Maíra Tomazelli
Período: 22/08/2022 a 12/12/2022
A oficina de estamparia artesanal, oferecida é uma forma de desenvolver a criatividade no universo das estampas. Nos encontros os alunos poderão navegar em algumas técnicas onde iremos criar estampas, imprimi-las em camisetas e tecidos, além de poder aplicar os aprendizados dentro do universo da arte urbana. Faixa etária: 14 anos
Oficina de Violão com Ton Abidjan
Toda quinta-feira de 25 de agosto a 15 de dezembro de 2022 às 14:00
A oficina irá desenvolver o domínio do instrumento musical, executando propostas práticas e realizando reflexões a cerca das atividades desenvolvidos. Serão apresentadas obras de diversos compositores da Música Popular Brasileira (a escolher quais) em estratégias variadas para o estimular a assimilação dos conhecimentos por parte dos participantes.
Oficina de Dança com Stefani Bohatir
Toda sexta-feira de 26 de agosto a 16 de dezembro de 2022 às 16:00
A oficina será um encontro para estimular e consolidar a prática da dança, o início da pesquisa e consciência corporal, criação de repertório de movimento, além de entrar em contato com ferramentas de improvisação e composição em dança.
Oficina de Cinema com Celular com Bruno Badain
Todo sábado de 27 de agosto a 17 de dezembro de 2022 às 10:00
A oficina explora as possibilidades da produção cinematográfica, de sua concepção à finalização, utilizando smartphones e outras soluções criativas para a falta de recursos. Com base em técnicas e exemplos, a oficina apresenta princípios da linguagem do cinema e promove a produção de curtas-metragens durante os encontros.
Oficina de Artes Integradas para crianças com Rita Cavassana
Toda quinta-feira de 25 de agosto a 15 de dezembro de 2022 às 14:00
A oficina de artes integradas para crianças visa misturar as artes visuais e as artes do corpo, para fomentar nas crianças um processo de criação que pretende estimular os participantes a brincar e contar histórias, por meio da discussão de temas transversais como meio ambiente, ancestralidade, memória e urbanidades.
Oficina de Teatro com Daniel Gregório
Toda quarta-feira de 24 de agosto a 14 de dezembro de 2022 às 16:00
A oficina de iniciação teatral se dará através de jogos teatrais de Viola Spolin e Augusto Boal, esses jogos trarão uma vivência cênica aos adolescentes, uma percepção corporal e vocal que utilizaremos em um exercício cênico envolvendo o espaço onde cada um convive, sua comunidade, sua realidade, trazendo esse lado do pertencimento ao espaço cênico.
Criação de Narrativas para Cinema, Literatura, HQ e Audio-drama com Victor Zanellato
Toda segunda-feira de 22 de agosto a 12 de dezembro de 2022 às 13:30
Oficina que visa abordar a construção de personagens e conflitos para uma história, utilizando diferentes gêneros narrativos: como: construindo roteiros para cinema, quadrinhos, literatura e áudio drama no formato podcast.
Oficina de Fotografia com Euler Paixão
Toda terça-feira de 23 de agosto a 13 de dezembro de 2022 às 14:00
A oficina propõe aos participantes os conhecimentos técnicos e metodológicos do fazer fotográfico em celulares e câmeras, aliados aos modos de fazer ensaios fotográficos autorais, de tal maneira que cada um possa ter imagens com personalidade própria na arte de contar estórias visuais.
Oficina de Flauta Doce com Grazielle Lopes
Toda sexta-feira de 26 de agosto a 16 de dezembro de 2022 às 17:30
A Oficina de Flauta Doce é um espaço para se aprender música de uma maneira leve. Através do ensino de técnicas de respiração, teoria musical, repertório diversificado e prática em conjunto, a oficina é destinada a todos que querem desenvolver sua musicalidade. A partir dos 07 anos de idade.
Oficina de Grafite com Antonio Sergio
Toda terça-feira de 23 de agosto a 13 de dezembro de 2022 às 14:00
A oficina de grafite tem por objetivo despertar o interesse de cada participante para o mundo das artes visuais , através de conhecimentos teóricos e práticos. Fazendo experimentações com diversos materiais ; lápis, carvão, tintas e diferentes tipos de papéis.
Oficina de Capoeira com Messias Beiço
Toda quarta-feira de 24 de agosto a 14 de dezembro de 2022 às 10h e 13h30
A PARTIR DOS 08 ANOS.
TURMA 1: 10:00 às 11:30
TURMA 2: 13:30 às 15:00
A oficina de capoeira visa abordar a musicalidade e o estudo das manifestações culturais afro-brasileiras, de forma consciente e pedagógica, por meio da música, da dança e do jogo, buscando levar a potência cultural e criativa para o público participante.
.
.
CURSO ‘HISTÓRIA DO DOCUMENTÁRIO’
Até 14/12, das 16h às 18h
Após ‘Cinema e História’ e ‘História do Cinema Brasileiro’, a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) disponibiliza, gratuito e online, o curso ‘História do Documentário’, com Celso Sabadin. As aulas traçarão um panorama deste gênero tão polêmico desde as primeiras manifestações registradas pela era muda, até a pluralidade e a diversidade da contemporaneidade digital. Câmera-Olho, Cinema Verdade, Cinema Direto, Documentários poéticos, expositivos, observativos, etnográficos: todas as questões que envolvem o gênero serão analisadas dentro de uma perspectiva histórica e cinematográfica. Informações: (11) 4461-2081.
.
.
CURSOS DA CASA DO OLHAR 2022
Ciclo de cursos presenciais da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Informações: (11) 4992-7730.
História da Gravura: Autoria, nomenclatura e Poéticas
Com Bruna Marassato
Até 28/09 (quartas-feiras), das 18h às 21h
Curso Livre de Arte Urbana – Ano II
Com Thiago Vaz
Até 13/09 (terças-feiras), das 18h às 21h
Leitura e Orientação de Portfólio – Grupo de Estudos Ano II
Com Cristina Suzuki
Até 08/11 (terças-feiras), das 18h às 21h
Introdução a Processos Escultóricos – Moldagem
Com Aline Moreno
Até 08/09 (quintas-feiras), das 18h às 21h
Narrativa Gráfica: xilogravura, tipografia, serigrafia, impressão digital e offset
Com Gilberto Tomé
Até 08/10 (sábados), às 14h
Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro.
.
.
CURSOS LIVRES DE LÍNGUAS
Até dezembro
Cursos livres de Espanhol e Francês. Informações: 4427-7701.
Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro.
.
.
EXPOSIÇÃO ‘SANTO ANDRÉ É VOCÊ’
Exposições de longa duração ‘Santo André é Você’ em seis CESAs da cidade. A mostra é fruto de trabalho de educação patrimonial realizado em parceria entre a Secretaria de Cultura, por meio do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, e a Secretaria de Educação.
CESA Cata Preta | Estrada da Cata Preta, 810 – Vila João Ramalho.
CESA Luís Gushiken – Parque Andreense | Rua Astorga, s/nº – Parque Andreense.
CESA Parque Novo Oratório | Rua Tanganica, 385 – Parque Novo Oratório.
CESA Vila Linda | Rua Rolândia, 115 – Vila Linda.
CESA Vila Palmares | Rua Armando Rocha, 220 – Vila Palmares.
CESA Vila Sá | Avenida Nova Iorque, s/nº – Vila Sá.
.
.
REDE DE BIBLIOTECAS DE SANTO ANDRÉ
Confira locais e horários de atendimento:
. Biblioteca Cata Preta
Estrada da Cata Preta, 810 – Vila João Ramalho. Tel.: (11) 3356-7730.
Segunda a sexta-feira. Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h.
. Biblioteca Cecília Meireles
Praça Waldemar Soares, s/nº. Parque das Nações. Tel.: (11) 4401-4533.
Segunda a sexta-feira. Horário: 9h às 16h.
. Biblioteca Nair Lacerda
Praça IV Centenário, s/nº – Centro. Tel.: (11) 4433-0768.
Segunda a sexta-feira. Horário: 9h às 16h.
. Biblioteca Vila Floresta
Rua Parintins, 344 – Vila Floresta. Tel.: (11) 3356-7779.
Segunda a sexta-feira. Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h.
. Biblioteca Vila Humaitá
Rua Guerra Junqueira, 366 – Vila Humaitá. Tel.: (11) 3356-7782.
Segunda a sexta-feira. Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h.
. Biblioteca Vila Palmares
Rua Armando Rocha, 220 – Vila Palmares. Tel.: (11) 3356-7789.
Segunda a sexta-feira. Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h.
.
.
LAZER E QUALIDADE DE VIDA
As atividades do programa Lazer e Qualidade de Vida, promovido pelo Departamento de Lazer da Secretaria de Cultura, estão de volta! Em virtude da pandemia do novo coronavírus, foram priorizados os espaços livres como parques e o Paço Municipal, com a ampliação das atividades das práticas oferecidas nestes locais. Confira:
. Parque Antônio Flaquer (Rua Coronel Seabra, 210, Vila Alzira):
iôga, sábado, 9h
lian gong, 2ª feira, 9h
tai chi chuan, 3ª feira, 9h
. Parque Central (Rua José Bonifácio, s/nº, V. Assunção):
iôga, domingo, 9h
tai chi chuan, sábado, 9h
. Parque Regional da Criança (Av. Itamarati, 536, Pq. Jaçatuba):
iôga, 6ª feira, 9h
lian gong, 4ª feira, 9h30
. Parque Pref. Celso Daniel (Av. D. Pedro II, 940, B. Jardim):
iôga, 4ª feira, 9h
dança de salão, sábado, 10h30
. Chácara Pignatari (Av. Utinga, 136, Utinga):
iôga, 4ª feira, 14h
lian gong, domingo, 8h
tai chi chuan, domingo, 9h30
dança de salão, domingo, 10h30
. Parque Escola (Rua Anacleto Popote, 46, Valparaiso):
iôga, 2ª feira, 16h
tai chi chuan, 4ª feira, 14h
. Parque Ana Brandão (Rua Capitão Mário Toledo de Camargo, s/nº, Jardim Ipanema):
iôga, 2ª feira, 9h
lian gong, 4ª feira, 8h
. Estacionamento do Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/nº, Centro):
iôga, domingo, 9h30
Mais informações: (11) 4433-0197.
.
.
CEU ANA MARIA | AULAS MINISTRADAS POR VOLUNTÁRIOS
Inglês
Terças-feiras, de 05/04 a 13/12/2022
Faixa etária: 12 anos.
Zumba
Quartas e sextas-feiras, de 1º/04 a 16/12/2022
Faixa etária: 12 anos.
Capoeira
Quartas e sextas-feiras, de 23/03 a 16/12/2022
Faixa etária: livre.
Dança do Ventre I, II e III
Quintas-feiras e sábados, de 07/04/2022 a 15/12/2022
Faixa etária: 12 anos.
Basquete
Sextas-feiras, de 29/04 a 25/11/2022
Faixa etária: livre.
Skate
Quartas-feiras, de 23/03 a 23/11/2022
Faixa etária: 6 a 16 anos.