Saguão do Teatro Municipal recebe Ocupação Sinfônica da Orquestra de Santo André
Evento acontece neste domingo, sob direção e regência do maestro Abel Rocha; local permite contraponto da música no modernismo
Santo André, 25 de agosto de 2022 – O saguão do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, no Paço de Santo André, receberá uma ação inédita neste domingo (28), servindo como palco para apresentação de um dos principais patrimônios da cultura andreense.
A partir das 11h, acontecerá a primeira Ocupação Sinfônica da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), sob direção e regência do maestro Abel Rocha, com a estreia do regente assistente Felipe Gadioli e uma intervenção como solista da contralto Nathália Serrano, interpretando composições de Leonardo Martinelli. Haverá ainda interpretações de Toada, de Lina Pires de Campos, e Eclipse, de Elodie Bouny.
O evento também integra a programação do evento “Brasil de 22 a 22”, que promove o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, em um local que conta justamente com a obra de um artista modernista, caso de Tríptico, composto por paineis geométricos de concreto aparente desenvolvidos por Roberto Burle Marx (1909-1994). O paisagista, inclusive, é responsável pela tapeçaria do salão nobre e pelo projeto dos jardins do Paço Municipal.
“Como estamos com a programação ‘Brasil de 22 a 22’, na qual trazemos a discussão do modernismo, o que foi ser moderno em 1922, o que significa essa modernidade, nós apresentamos esse contraponto da música com o próprio espaço do saguão que tem painéis do Burle Marx, que são marcos do modernismo no Brasil e muita gente passa por ali e não percebe a existência de algo tão iconicamente e artisticamente importante para a cultura brasileira como um todo. Então sugerimos este olhar e esta visita a outros espaços”, explica Abel Rocha.
Na visão do maestro titular, quem puder se deslocar até o local da apresentação terá a oportunidade de não apenas se deparar com uma apresentação musical, mas, aproveitar e conhecer toda a estrutura do Paço de Santo André – que, inclusive, terá atividades no estacionamento (Domingo no Paço).
“Propusemos a vinda das pessoas ao Paço e que possam olhar para ele de maneira diferente, não como lugar administrativo, mas em uma construção cultural. Uma das coisas mais lindas neste projeto do Paço é que, além de colocar (os prédios do) Executivo, Legislativo e Judiciário, que são entendidos como ‘os três grandes poderes da administração’, trouxe também a cultura, com o quarto prédio, que tem a biblioteca, a Secretaria de Cultura, o Teatro. Então é importante essa construção como demonstração de outro tipo de cidadania, civilidade, entender a cidade de maneira maior”, finaliza Abel Rocha.
Programa (Direção artística e regência de Abel Rocha):
Lina Pires de Campos – Toada
Elodie Bouny – Eclipse
Leonardo Martinelli – Canções do lugar comum
Solista: Nathália Serrano
Johannes Brahms – Sinfonia nº 1 em Dó menor, Op. 68
Serviço:
Ocupação Sinfônica | Ossa – Orquestra Sinfônica de Santo André
Saguão do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Data: 28/8/22 (domingo)
Horário: 11h
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº – Centro
Entrada gratuita
| Texto: Dérek Bittencourt
| Fotos: Alex Cavanha/PSA