Confira aqui!
Confira abaixo as atividades de 18 a 23 de outubro de 2021 e os links de acesso à programação.
Segunda-feira | 18/outubro
Inscrições – Poiesis: OFICINA: GRAÇA E CONSCIÊNCIA – Atividade integra a programação do 7º EIMPA – Encontro Internacional de Mulheres Palhaças Coordenação: Cida Mendes (Palhaça Concessa) Data e horário da atividade: 9, 10, 11 e 12 de novembro – 10h às 12h Público: interessados em geral Inscrição: 8 a 26 de outubro Seleção: análise de ficha de inscrição 30 vagas Público-alvo: Mulheres palhaças maiores de 18 anos que queiram investigar e trabalhar sua capacidade de comunicação. Esta atividade pretende investigar a trajetória de 25 anos da personagem Concessa. Cida abrirá seu “caderninho” para contar sobre a descoberta da palhaça como seu veículo de comunicação e equilíbrio. Cada participante será convidada a desvendar e explorar a capacidade de comunicação de sua própria palhaça, investigando linguagens, buscando sintetizar ideias e construir textos.
Link de inscrição: https://forms.gle/6LxoEsXKwPnJUUns9
Realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, com apoio da Secretaria de Cultura de Santo André.
Inscrições – Poiesis: OFICINA: QUILOMBISMO – ARTE E CULTURA COMO ATO POLÍTICO – Coordenação: Luan Paganarde Datas e horários: Turma B – 18, 20 e 22 – 14h às 16h 20 vagas Inscrições: 8 a 23 de setembro Seleção: Análise da ficha de inscrição Público-alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e públicos interessado em gestão cultural e políticas culturais. A oficina tem a intenção de observar o processo cultural e artístico brasileiro como ato político. Partiremos da leitura de alguns trechos do capítulo três do livro ‘’O QUILOMBISMO’’ de Abdias Nascimento, destacando seus aspectos políticos e culturais. A proposta é compreender, de forma coletiva, a arte como ferramenta política.
Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/wuM6v8QJ9dvxgTQV8
Realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, com apoio da Secretaria de Cultura de Santo André.
Terça-feira | 19/OUTUBRO
9h – Comdephaapasa: Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André – Comdephaapasa. Reunião ordinária do COMDEPHAAPASA que ocorrerá no dia 19 de outubro, às 09h através da plataforma digital Jitsi Meet:
https://meet.jit.si/reuniao_ordinaria_comdephaapasa
19h – Registra Poesia: Nega Blue
https://www.youtube.com/playlist?list=PLk73B9e63GO4ET9UjQiNKqVnpS4zdLcv9
19h – PONTO MIS: Reciclagem de Mídias – Vídeo Avatar com KaKa – Ingresso: 50 vagas por cidade Duração: 3 encontros de 2h (6h total) Classificação: a partir de 16 anos Público-alvo: Educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino e interessados em investigação com ferramentas artísticas. Horário: Terça – 19h às 21h Quinta – 19h às 21h Sexta – 19h às 21h A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. Sobre a oficina Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose. A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e memético próprio delxs. Faremos isso num misto reflexão e criação de mídias (colagens, gifs e vídeos) a partir da re- combinação, da mistura e do remix de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc). Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele (e o dxs jovens) e nas informações que consumimos diariamente.
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina–reciclagem-de-midias—video- avatar-com-kaka__1357407?token=65410351fd7dbe5abbea9e8f766a13d7
Inscrições – Poiesis: OFICINA: A PERSONAGEM COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DE UMA NARRATIVA SERIADA. Coordenação: Drika Nery Turma A – segundas e quartas (exceto 15/11): dias 8, 10, 17, 22, 24 e 29 de novembro, das 14h às 16h Turma B – terças e quintas: dias 18, 23, 25, 30 de novembro; 2 e 7 de dezembro, das 18h às 20h Vagas: 25 por turma Inscrição: 8 a 26 de outubro Público: Roteiristas iniciantes ou aspirantes a roteiristas a partir de 18 anos. Seleção: Análise de ficha de inscrição A oficina abordará os preceitos básicos para a criação de uma série de TV/streaming, tendo como ponto de partida a personagem. Os exercícios propostos visam abrir caminhos para que os que os interessados na escrita de roteiros coloquem em prática uma maneira eficiente de se escrever bons diálogos e verticalizar personagens.
Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/yJcDJjeG8yqkRLXh8
Inscrições – Poiesis: OFICINA: ARTE EM REVISTA.
Coordenação: Marisa Szpigel e Alexandra Contocani – Coletivo Oquecabeaqui * Data e horário da atividade: Turma A – 10, 11 e 12 de novembro – 14h às 16h Turma B – 16, 17 e 18 de novembro – 18h às 20h 40 vagas Inscrições: 8 a 26 de outubro Seleção: Análise da ficha de inscrição Público-alvo: Educadores e interessados em geral Materiais necessários: Papéis variados e materiais riscantes (lápis, canetas, etc.), tinta guache e pincéis. A proposta desta oficina é convidar os participantes a produzirem um zine-revista inspirado na revista Klaxon*. A ideia é que os participantes elaborem pequenos textos e imagens a partir de conteúdos referentes às rupturas que emergiram na semana de arte moderna.
Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/GYEco7zWqPHm3HXe8
Quarta-feira | 20/OUTUBRO
16h | LIVE – ELCV em Casa: CINEMA & HISTÓRIA com Celso Sabadin – 9ª Aula – FREE CINEMA E NEW WAVE BRITÂNICA. Na História, nada acontece por acaso. Na História do Cinema, também não. Por que o gênero terror cinematográfico nasce exatamente na Alemanha do pós-Primeira Guerra? Quem foram os cineastas que revolucionaram a montagem fílmica precisamente na esteira da Revolução Russa? Que motivos teriam levado os italianos a inaugurar o cinema moderno, logo após a Segunda Guerra? Como a maneira diferente de fazer cinema na França abriu os caminhos para os movimentos de Maio de 68? Como o golpe de 64 sufocou o cinema brasileiro? Estas e muitas outras provocações são abordadas na CURSO CINEMA & HISTÓRIA, uma série de 16 encontros retratando os principais momentos do cinema mundial, cada qual devidamente contextualizado com o momento histórico que o gerou. Esse curso tem continuidade – a pessoa pode fazer apenas uma aula ou o curso completo. Disponibilidade de 80 vagas. Período do curso de 25/08 a 08/12 das 16h às 18h (sempre às Quartas-Feiras) Duração 16 aulas de 2h Gratuito 16 anos Oficina realizada remotamente através de sala virtual. Saiba mais – http://l.elcv.art.br/abjn.html Inscrições Enviar mensagem para o e-mail cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br com os dados: – Nome completo – Idade – Telefone com DDD – Endereço enviado no endereço de e-mail que efetuar a inscrição.
Inscrições através do email cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br
Inscrições – Poiesis: OFICINA: GRAÇA E CONSCIÊNCIA. Atividade integra a programação do 7º EIMPA – Encontro Internacional de Mulheres Palhaças. Coordenação: Cida Mendes (Palhaça Concessa). Data e horário da atividade: 9, 10, 11 e 12 de novembro – 10h às 12h. Público: interessados em geral. Inscrição: 8 a 26 de outubro. Seleção: análise de ficha de inscrição. Público-alvo: Mulheres palhaças maiores de 18 anos que queiram investigar e trabalhar sua capacidade de comunicação. Esta atividade pretende investigar a trajetória de 25 anos da personagem Concessa. Cida abrirá seu “caderninho” para contar sobre a descoberta da palhaça como seu veículo de comunicação e equilíbrio. Cada participante será convidada a desvendar e explorar a capacidade de comunicação de sua própria palhaça, investigando linguagens, buscando sintetizar ideias e construir textos.
Link de inscrição: https://forms.gle/6LxoEsXKwPnJUUns9
Quinta-feira | 21/OUTUBRO
19h – PONTO MIS ELCV: Reciclagem de Mídias – Video Avatar com KaKa – Ingresso: 50 vagas por cidade Duração: 3 encontros de 2h (6h total) Classificação: a partir de 16 anos Público-alvo: Educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino e interessados em investigação com ferramentas artísticas. Horário: Terça – 19h às 21h Quinta – 19h às 21h Sexta – 19h às 21h A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. Sobre a oficina Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose. A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e memético próprio delxs. Faremos isso num misto reflexão e criação de midias (colagens, gifs e vídeos) a partir da re- combinação, da mistura e do remix de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc). Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele (e o dxs jovens) e nas informações que consumimos diariamente.
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina–reciclagem-de-midias—video- avatar-com-kaka__1357407?token=65410351fd7dbe5abbea9e8f766a13d7
Inscrições – Poiesis: OFICINA: FOTO PRETA – DIÁLOGOS – NARRATIVAS DECOLONIAIS. Coletivo Afrotometria Convidada: Isabela Alves Mediação: Tiago Alexandre Data e horário: 9 de novembro, das 18h às 20h 50 Vagas Inscrições: 29 de setembro até o preenchimento das vagas Público-alvo: Pessoas a partir de 16 anos, interessadas em artes visuais. A artista visual Isabela Alves e o fotógrafo Tiago Alexandre trazem reflexões sobre as narrativas decoloniais que vêm emergindo no cenário artístico contemporâneo, e como galerias, museus e o mercado de artes visuais em geral têm se relacionado com essa demanda. FOTOPRETA – DIÁLOGOS tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica-visual e seus aspectos, através dos olhares de artistas e curadores negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. As imagens têm o poder de contar, criar e provocar narrativas, sendo assim, tem um importante papel na construção de poder dentro da sociedade. Essas questões ligadas à presença e não presença de corpos negros e suas manifestações na fotografia, permeiam os diferentes eixos de diálogos propostos nesta atividade.
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/5itdq4PayEeTNuvHA
Inscrições – Poiesis: OFICINA: BRINCANDO DE ESCRITOR: COMO DAR UMA OFICINA LITERÁRIA INFANTIL?Coordenação: Fabíola Notari e Marcela Schwab Data e horário: 4 de novembro – 18h às 20h 60 vagas Inscritos: 8 a 26 de outubro Seleção: Primeiros inscritos Público-alvo: educadores A partir de 16 anos A atividade apresenta formas de aproximar a criança (de 7 a 12 anos) do universo do livro e da literatura: como explicar procedimentos literários de forma leve e divertida (narrador, construção de personagem), como proporcionar os primeiros contatos com uma cultura estrangeira, como tornar o livro (do texto ao projeto gráfico) atraente para o jovem. Trata-se da metodologia da oficina Brincando de Escritor baseada em Tarakã, o bigodudo, livro do Kornei Tchukóvski, escritor infantil mais lido na Rússia.Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/J5xh5Pc4Th7b5mn3A
Sexta-feira | 22/OUTUBRO
19h – PONTO MIS ELCV: Reciclagem de Mídias – Video Avatar com KaKa – Ingresso: 50 vagas por cidade Duração: 3 encontros de 2h (6h total) Classificação: a partir de 16 anos Público-alvo: Educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino e interessados em investigação com ferramentas artísticas. Horário: Terça – 19h às 21h Quinta – 19h às 21h Sexta – 19h às 21h A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. Sobre a oficina Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose. A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e memético próprio delxs. Faremos isso num misto reflexão e criação de midias (colagens, gifs e vídeos) a partir da re- combinação, da mistura e do remix de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc). Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele (e o dxs jovens) e nas informações que consumimos diariamente.
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina–reciclagem-de-midias—video- avatar-com-kaka__1357407?token=65410351fd7dbe5abbea9e8f766a13d7
20h – Teatro Online: ENSAIOS SOBRE UM TRIZ. Mostra online do solo e bate-papo com a equipe.
“Ensaios sobre um triz” é um solo de Rebeca Tadiello concebido juntamente ao projeto ‘Ensaios sobre um triz- Desenvolvimento autoral partilhado’, que conflui a criação do solo com experimentações em outras linguagens, introduzindo um estudo compartilhado entre artistas. Chama-se de um “solo coletivo”, emergido e escavado por questões atuais que se debatem diante/dentre vários corpos: –‘Ensaios sobre um triz’ – um mover que testa sobre limites – um corpo em limites, um mover limites: estar em TRIZ. / A obra apresenta ensaios corporais que dialogam com alguns pontos emergidos e trocados em vivências diante do século XXI – sociedade neoliberal, implicações do ‘propor em mundo’ que recai sobre cada corpo – : esgotamentos, caixas, auto exploração, fadiga, ansiedade, gêneros&delimitações, fios, dívidas – o ‘TRIZ como uma versatilidade poética e questionadora sobre formas de “estar”; um TRIZ entre o cessar e o mover; /Fim/Não-fim/.
O projeto Ensaios sobre um triz- desenvolvimento autoral partilhado foi contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO Nº 03/2020// PRODUÇÃO E TEMPORADA DE ESPETÁCULOS INÉDITOS DE DANÇA NO ESTADO DE SÃO PAULO – PRIMEIRAS OBRAS.
Inscrições – Poiesis: CURSO: GESTÃO FINANCEIRA E PRESTAÇÃO DE CONTAS NO PROAC EDITAIS. Coordenação: Amanda Prado Datas e horários: Turma A: 9, 10, 11 e 12 de novembro – 10h às 12h Turma B: 22, 23, 24 e 25 de novembro – 18h às 20h Turma C: 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro- 14h às 16h 50 vagas por turma Inscrição: 8 a 26 de outubro Seleção: Análise da ficha de inscrição Público-alvo: artistas e produtores culturais O curso de Gestão financeira e prestação de contas no Proac Editais foi criado para artistas e produtores culturais que já tiveram alguma dificuldade na organização dos recursos em seus projetos. Numa linguagem simples e objetiva as pessoas participantes vão aprender a planejar seus gastos desde a elaboração do projeto até a prestação de contas.
Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/75hYLZ2AcWShz1bK8
Sábado | 23/OUTUBRO
15h – Oficina Literária: Neste sábado, ás 15h, daremos continuidade à leitura coletiva do grupo, com o livro escolhido do mês de Outubro – Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoiévski. O protagonista é um funcionário que vive no subsolo de um edifício em São Petersburgo. Em um monólogo, questionamentos são invocados pelo personagem e te convidam a adentrar em um universo de dúvidas. A cada sábado temos o compromisso de ler e discutir essa importante obra da literatura russa. Quem mediará o encontro será a escritora e jornalista, Daiana Barasa e a também jornalista e especialista em neurociência, Juliana Rodrigues. Você está super convidado e convidada! O encontro ocorrerá pela plataforma Zoom: https://us04web.zoom.us/j/71699714843?pwd=aUxjbXBpUXUxOE9ENklJL3FzUmpndz09 Senha: me0xJB ou ID: 716 9971 4843 Para baixar a obra: https://bit.ly/3CzbsJO
https://us04web.zoom.us/j/71699714843?pwd=aUxjbXBpUXUxOE9ENklJL3FzUmpndz09 Senha:me0xJB ou ID: 716 9971 4843
Inscrições – Poiesis: A ERA DE OURO DOS LIVROS RUSSOS INFANTIS: ILUSTRADORES
Coordenação: Daniela Mountian e Fabíola Notari. Data e horário: 11 de novembro – 18h às 20h. Inscrições: 8 a 26 de outubro. Seleção: Primeiros inscritos. Público-alvo: Educadores, pais, alunos do ensino médio, estudantes de graduação e interessados em geral, a partir de 16 anos.
Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/RwAAEsJ3mgNYqvgC6
A proposta é contextualizar a geração de ilustradores, pintores e artistas gráficos da qual fez parte Vera Ermoláieva, expoente da vanguarda que ajudou a delinear o novo tipo de livro ilustrado que surgiu na Rússia nos anos 1920, anunciando o design contemporâneo.
20h | LIVE – OSSA em Casa: Concerto online OSSA & ASTRA / FINAMAX
Programa:
Christoph W. Gluck
Dança dos espíritos jocosos nos Campos Elísios
Flauta Solo – Mônica Camargo
José Maurício Nunes Garcia
Abertura em Ré
Edmundo Villani-Côrtes
Concertino para Trompa
Trompa Solo – Vitor Ferreira
Felipe Senna
Lendas: Suíte Folclórica
I. O bosque do Saci
II. Cuca à espreita
III. O Curupira
IV. Cuca tramando
V. Vitória-Régia
VI. O ataque da Cuca
VII. A corrida da Mula Sem Cabeça
Uma das grandes características da Sinfônica de Santo André é trazer ao público obras de compositores brasileiros vivos.
O programa do concerto do dia 23 de outubro traz um conjunto de obras para orquestra de câmara, em virtude das limitações impostas momentaneamente pela pandemia, e tem como destaque os músicos da Sinfônica de Santo André como solistas
Em homenagem a Edmundo Villani- Côrtes, que comemorou seus 90 anos de vida ano passado, apresentamos seu Concertino para trompa e orquestra de cordas., com solo de Vitor Ferreira
De Gluck, apresentamos a “Dança dos espíritos jocosos nos Campos Elísios” com solo de flauta de Mônica Camargo e cordas.
O concerto se encerra com “Lendas – Suíte Folclórica para Orquestra de Câmara”, do compositor paulista Felipe Senna, obra estreada em 2015, a partir de uma encomenda da Sinfônica de São José dos Campos. Na peça, cada movimento remete a uma lenda folclórica brasileira – o Saci (clarinete, Otinilo Pacheco), o Curupira (xilofone, Marcel Balciunas), a Vitória Régia (flauta, Amanda Bomfim) e a Mula-Sem-Cabeça (trompete, Wagner Felix), sendo cada personagem representado por um instrumento diferente solista da orquestra em destaque. A Cuca, por sua vez, é representada pela orquestra toda.
Completa o programa a Abertura em Ré, de Pe. José Maurício Nunes Garcia, uma das primeiras obras sinfônicas escritas por compositor brasileiro.