Homenagens às mães e à Enfermagem movimentam o mês de maio no Centro Hospitalar de Santo André

Ações de conscientização sobre a importância da higiene das mãos e palestras educativas também tiveram destaque no calendário de eventos

Tradicionalmente, o mês de maio traz datas importantes para o calendário da saúde. Dia das Mães, homenagens às equipes de Enfermagem e Semana de Higiene das Mãos, além de palestras educativas, não passaram em branco entre os eventos do Centro Hospitalar Municipal de Santo André “Dr. Newton da Costa Brandão” (CHMSA).

Higiene das Mãos

Uma série de atividades marcou a 8ª Semana de Higiene das Mãos, nos dias 07 e 08. Organizado pelo NECIH (Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar) e pela Educação Permanente, em parceria com a 3Albe, o evento teve atrações como “Cine NECIH” (exibição de filme sobre transmissão cruzada e higiene das mãos); “Caixa Mágica” (com luz negra para avaliar a higiene das mãos, a partir de álcool com luminol); e “Microbiologia – Inimigos Invisíveis” (mesa com placas de cultura para visualização de colônias bacterianas – protegidas -, discos de antibiograma, frasco de hemocultura etc.).

O objetivo foi propiciar um contato com o “mundo das bactérias”, além do aprendizado sobre a importância de coletar corretamente as amostras. As ações ocorreram próximo à Recepção Central, no piso térreo do hospital, e na sala da Psicologia.

Dando continuidade à conscientização de funcionários e familiares de pacientes sobre o tema, uma nova rodada de atividades teve espaço nos corredores da UTI Adulto, no dia 20. As técnicas de Enfermagem Emanuela Ribeiro Santana e Laudiceia Soares Barbosa promoveram a blitze “Mãos Sem Adornos”.

“É uma iniciativa que, de maneira lúdica, contagia toda a equipe e visa diminuir a taxa de infecções dentro do ambiente da UTI. Temos multiplicadores nos dois plantões e eles abordam questões como os cinco passos de higienização das mãos e a não utilização de adornos, entre outras ações educativas. O simples ato de lavar as mãos ou aplicar o álcool gel pode salvar vidas”, disse Sandra Germano, encarregada de Enfermagem da UTI Adulto.

Dia das Mães

No dia 10, antevéspera do Dia das Mães, o “Coral das Rosinhas”, formado pelas voluntárias da AVSSA (Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André), que atuam no Centro Hospitalar, se apresentaram aos colaboradores, pacientes e visitantes. Elas percorreram alas de internação, além de locais como Pronto-Socorro, recepção do Centro de Especialidades Médicas e prédio administrativo num clima de alegria e muita emoção.

Evasão do Paciente

A palestra “Evasão do Paciente no Ambiente Hospitalar: Aspectos Bioéticos e Legais” foi realizada, no anfiteatro, na tarde do dia 22. Organizada pelo Núcleo de Educação em Saúde (NES), teve como palestrantes o Dr. Reinaldo Ayer de Oliveira, médico e professor de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Dr. Joseval Martins, advogado especializado em saúde, coordenador do MBA em Administração Hospitalar da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e professor de Bioética e Biodireito. A relevância do tema atraiu alunos e equipe multidisciplinar dos serviços da Saúde de Santo André.

Mês da Enfermagem

Em maio, comemora-se o Dia do Enfermeiro (12 de maio) e a Semana de Enfermagem (entre os dias 12 e 20), datas que têm um significado especial para esses profissionais. Para comemorar, ao longo do mês, foram promovidas rodadas de café da manhã por setores, incluindo UTI Adulto, Pronto-Socorro e NECIH (Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar). Durante esses encontros, os enfermeiros receberam homenagens e mensagens de pacientes e familiares com elogios aos serviços prestados – coletadas junto às pesquisas de satisfação e ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Vera Lúcia da Costa Souza, gerente de Enfermagem do CHMSA, participou de todas as ações e destacou o quão essenciais os enfermeiros são para a assistência à saúde.

Saúde da Mulher Negra

Para fechar o mês, foi realizado, no anfiteatro, o 3º Encontro de Saúde da Mulher Negra, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e o Comitê de Saúde da População Negra. Aberto ao público, o evento teve como destaque a palestra “Conscientização Sobre Indicadores de Mortalidade Materna” com Dra. Patrícia Carla Anselmo Maciel e Dra. Gianna Roselli Venâncio, médicas do Comitê Municipal de Mortalidade Materna e Infantil do Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André. Ao final das apresentações, foram sorteados entre os presentes exemplares da obra “Religiões Afro-Brasileiras, Políticas de Saúde e A Resposta à Epidemia de Aids”, doados ao CHMSA pelo Conselho Municipal de Saúde.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA