No mês da Luta Antimanicomial, Santo André entrega nova ala de Psiquiatria do CHMSA

Novo espaço teve investimento de R$ 130 mil e foi entregue totalmente reformado dentro dos padrões do programa QualiSaúde

Encerrando o mês da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Santo André entregou nesta sexta-feira (31) a nova ala de psiquiatria do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão. O novo espaço foi entregue totalmente reformado dentro dos padrões do programa QualiSaúde e conta, em sua estrutura, com dois consultórios, duas alas de observação, ala de enfermagem, serviço social e uma área externa de convivência, que proporciona ao usuário uma permanência mais agradável. Além disso, haverá ampliação na quantidade de leitos, dos atuais oito para dez no total.

“Hoje estamos entregando dignidade aos usuários, além de mudar o nível de atendimento na saúde pública da nossa cidade. Até agora já foram 14 equipamentos entregues com o padrão do programa QualiSaúde. A reforma no hospital é permanente, temos um cronograma até 2020 para transformar as áreas desse hospital, para que a partir do ano que vem, de forma geral, ele tenha uma nova cara”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

O serviço oferece atendimento 24 horas por dia e é referenciado para casos de urgência e emergência, onde os usuários permanecem em observação por até 72 horas. Para casos em que o usuário apresente a necessidade de acompanhamento será encaminhamento para rede municipal de saúde.

“É importante essa inauguração porque estamos trabalhando exatamente com o conceito da dignidade para os pacientes da ala psiquiátrica. Tínhamos um espaço totalmente precário e hoje estamos entregando um local remodelado no padrão QualiSaúde, que o prefeito tem implementado em sua gestão. Felizmente estamos dando mais um passo na estruturação da nossa Rede de Atenção Psicossocial”, comemorou o secretário de saúde, Márcio Chaves.

Fonte: Comunicação PSA
Foto: Alex Cavanha / PSA