Farmácia Satélite começa a funcionar no CHMSA

Novo espaço vai otimizar fluxos do Centro Cirúrgico e beneficiar atendimentos também na UTI Adulto

O Centro Cirúrgico do Centro Hospitalar Municipal de Santo André “Dr. Newton da Costa Brandão” (CHMSA) passa a contar, a partir desta segunda-feira (27/05), com o suporte de uma Farmácia Satélite. A novidade visa otimizar a rotina hospitalar.

Realidade nos principais hospitais privados do país, a Farmácia Satélite traz a vantagem de estar localizada no próprio setor de dispensação dos medicamentos. No caso do CHMSA, o novo espaço vai servir também à UTI Adulto, que funciona no 3º andar do hospital, assim como o Centro Cirúrgico.

“A Farmácia Satélite proporciona o uso racional dos medicamentos e beneficia as equipes, sem contar que o atendimento individualizado gera redução de prazos e de custos”, comenta o Dr. Ricardo Cruz, diretor técnico do CHMSA. “Essa descentralização permite que  o paciente seja prontamente atendido. É uma forma de proporcionarmos assistência farmacêutica eficaz”, completa o médico.

A Farmácia localizada no térreo seguirá em funcionamento, atendendo aos demais setores  do Centro Hospitalar Municipal.

Investimentos – O Centro Cirúrgico do CHMSA tem recebido importantes melhorias neste ano de 2019. As salas cirúrgicas acabam de ganhar novo piso e adequação dos aparelhos de ar-condicionado.

Nas cinco salas do Centro Cirúrgico são realizados procedimentos eletivos – que podem ser previamente agendados – e de urgência/emergência, tanto de médio quanto de grande porte. Com condições de reforçar o atendimento, está em estudo a ampliação da estrutura física para este ano, com a criação de uma nova sala de cirurgia.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Alex Cavanha e Angelo Baima / PSA