Eventos movimentam mês de outubro no Centro Hospitalar

Além das ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, outras iniciativas mereceram destaque

Com foco no Outubro Rosa – ação de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, marcada pela apresentação da comédia musical “Ou Tu Arrisca, Ou Tu Si Toca”, no último dia 17/10/18 -, o décimo mês do ano foi bem movimentado no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) “Dr. Newton da Costa Brandão”, com uma série de eventos voltados ao público interno e externo. Apresentamos um balanço das atividades:

Cuidar em foco

Médicos, residentes, alunos, enfermeiros e equipe multiprofissional da rede municipal de atenção à Saúde acompanharam a palestra “Cuidados Paliativos: Critérios de Legilibilidade e Discussão de Casos Clínicos”, dividida em duas etapas: no dia 08, a palestrante foi a Dra. Rafaela Nogueira Gervásio, médica intensivista e paliativista; no dia 15, o Dr. Carlos Eduardo Rodanti Corsi, cirurgião geral e médico paliativista abordou o tema com o público participante.

Combate ao perigo

Com a proposta de combater os perigos da febre maculosa, foi realizado, no dia 10, o evento “Febre Maculosa: Ações de Prevenção e Controle”, iniciativa do NECIH (Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar) e do NES (Núcleo de Educação em Saúde), com a colaboração da Secretaria de Saúde de Santo André. A infectologista Dra. Vera Lúcia Bolzan abordou questões como epidemiologia, diagnóstico clínico e tratamento, a partir da exemplificação de casos ocorridos no município e na região do Grande ABC.

Karin Fresqui, farmacêutica bioquímica do CHMSA, falou sobre o fluxo de notificação da febre maculosa, doença causada pela picada de carrapato infectado com a bactéria Rickettsia e que causa febre alta, fortes dores de cabeça, dores e manchas pelo corpo, podendo levar à morte. O evento foi acompanhado por Antonio Sérgio Faria, gerente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município, órgão responsável pela inspeção e acompanhamento dos casos na cidade.

Integração

Em 11/10, o CHMSA promoveu, no Anfiteatro, um novo encontro de integração com médicos residentes da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Na programação, palestras com Dr. Roberto Milani, sobre o conteúdo do Manual de Normas do hospital; Dra. Ekatriny Antoine Guerle, do Núcleo de Educação em Saúde (NES), que abordou os aspectos éticos no atendimento médico; e equipe educacional do NECIH (Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar), com tópicos como Doença de Notificação Compulsória, Higienização das Mãos, Programa de Gerenciamento de Resíduos e outras informações referentes ao controle de infecções hospitalares.

Ação de Graças

No dia 16, a Pastoral da Saúde da Capelania Católica organizou missa solene em Ação de Graças pelo Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, data em que os católicos celebram São Lucas, o médico que cuidou de São Paulo e tantos outros cristãos de seu tempo. A celebração, na capela do CHMSA, foi presidida pelo padre Vanderlei Ribeiro. O corpo clínico foi representado pelo cardiologista Dr. Sérvio Lúcio D. Negrini, e pela ginecologista Dra. Ekatriny Antoine Guerle, que atua no Núcleo de Educação em Saúde (NES). Na ocasião, o celebrante entregou para a diretora geral do Centro Hospitalar Municipal, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, mensagem aos médicos encaminhada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

“O médico é o ‘único mecânico’ capaz de consertar uma falha nesta máquina extraordinária que é nosso corpo que trabalha 365 dias ao ano sem parar, movida a um pouco de sólidos e um pouco de líquidos para funcionar 24 horas por dia. Para isso, ele teve que estudar e treinar anos a fio tendo ainda que se manter sempre atualizado para o exercício desta responsabilidade singular. Cada novo paciente, cada nova moléstia, é um desafio. Salvar vidas, dizia alguém, é como colaborar com Deus que as criou, criando-as novamente”, trazia o texto.

Semana do Servidor

Em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10), foi promovida uma ação interna, em parceria a Anhanguera Educacional, com atividades voltadas para os funcionários do CHMSA. A semana especial contou com sessões de quick massage e higienização facial. No dia 24, as pessoas foram atendidas no Anfiteatro e, no dia 25, na Sala de Estudos da Clínica Cirúrgica. Os participantes se inscreviam nos próprios locais e eram atendidos por alunos de graduação em Fisioterapia, supervisionados por professores, por ordem de chegada. Cada atendimento durava em média 10 minutos.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA