Peça teatral é destaque no Outubro Rosa e envolve o público

Comédia musical, aberta à população em geral, fez a plateia rir, cantar e “si tocar” ao abordar de maneira lúdica e interativa o tema câncer de mama

No mês de prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o CHMSA abraçou a campanha do laço rosa. Quem passava pela Recepção Central, logo percebia que a luta contra a doença estava em pauta.

Para informar e alertar o público a partir de uma proposta diferente, o Departamento de Comunicação do hospital – em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde (NES) e apoio da Ghelfond Medicina Diagnóstica – , promoveu o espetáculo teatral educativo “Ou Tu Arrisca, Ou Tu Si Toca”, apresentado no último dia 17/10/18, no Anfiteatro.

Funcionários do hospital, da rede de saúde, estudantes e voluntários se divertiram com a comédia musical que aborda o tema câncer de mama de maneira lúdica e orienta sobre o auto-exame a partir do encontro de três empregadas domésticas que se reúnem para fazer fofoca na ausência das patroas. A plateia interagiu, cantou e repetiu a coreografia do rap da prevenção, composto pelo filho de uma das personagens da história.

“Foi muito bacana. Informações relevantes não deixaram de ser passadas, porém, de uma forma descontraída e envolvente, uma alternativa às palestras médicas que tradicionalmente já são realizadas no hospital. Todos gostaram, se divertiram bastante e, com certeza, assimilaram a mensagem”, disse a Dra. Maria Odila Gomes Douglas, diretora geral do CHMSA, que fez a abertura do evento ao lado do novo diretor técnico do Centro Hospitalar, Dr. Ricardo Ribeiro Magalhães Cruz, gastroenterologista e cirurgião geral, que chegou a ser superintendente do equipamento municipal antes de passar uma temporada trabalhando na Paraíba.

Após a apresentação, Nilva Bortoleto, consultora estratégica da ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) fez uma breve explanação sobre o Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), movimento sem fins lucrativos de âmbito nacional, do qual é membro do conselho consultivo. “Mais de 5 mil pessoas já assistiram a peça em empresas, teatros, hospitais e congressos. O câncer é um problema de saúde pública mundial e é muito importante esse espaço aberto pelo Centro Hospitalar de Santo André para sensibilizar a população, em particular o público feminino, sobre o câncer de mama, a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil”, salientou Nelson Guedes, autor do texto.

O espetáculo é de responsabilidade da empresa Educathus Desenvolvimento Humano e foi encenado no CHMSA pelas atrizes Ana Santilli, Marcella Romanov e Sila Rocha, sob a direção de César Gustus.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *