UTI Adulto tem palestra sobre Balanço Hídrico

Objetivo foi alertar participantes sobre a importância do controle dos líquidos ingeridos pelos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva

Palestra com o tema “Balanço Hídrico” foi realizada na UTI Adulto do CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) “Dr. Newton da Costa Brandão” nos dias16 e 17 deste mês de agosto (2018). As palestrantes Talita de Cássia Oliveira e Daniele Aparecida de Souza, auxiliares de enfermagem, conversaram com profissionais do setor.

Talita e Daniele abordaram a importância do equilíbrio hídrico adequado, por meio do controle dos líquidos ingeridos pelos pacientes, e orientaram sobre os cálculos do balanço. As conseqüências da carência de líquidos em órgãos como pele, pulmões e rins também foi relatada.

A assistência do profissional de enfermagem dentro da UTI é fundamental por indicar a boa ou péssima evolução clínica do paciente. O monitoramento rígido, com anotações de todos os tipos de líquidos administrados e eliminados pelo doente durante determinado período, pode indicar – juntamente com exames laboratoriais – o início de outras patologias.

A discussão sobre o balanço hídrico faz parte do ciclo de palestras na sala de reuniões da UTI Adulto. Nos dias 21 e 22, ainda foi realizado encontro com o tema “Parada Cardiorrespiratória (PCR) – Parte Prática”, com o Dr. Rui Vandro de Oliveira Amorim, médico intensivista. Para os próximos dias 28 e 29 (terça e quarta) está programado outro sobre “Cuidados “Paliativos”. A palestrante será a Dra. Rafaela Nogueira Gervásio, médica intensivista, com foco no público interno.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Foto: Comunicação / CHMSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *