Revisão do Plano Diretor de Turismo 2025 / 2027

A Prefeitura de Santo André, através da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, iniciou no mês de outubro de 2024, a Segunda Revisão do Plano Diretor de Turismo de Santo André que vigorará no período de 2025-2027, dando as diretrizes para as políticas públicas de turismo para Santo André.

A revisão conta com a participação do poder público, que organizou estudos e pesquisas no setor, desenvolvidas no município ao longo dos últimos anos. Conta também com a participação fundamental do Conselho Municipal de Turismo e da sociedade civil através de audiência pública e de consulta através da plataforma Colab.

O Plano usa dados do Inventário Turístico Municipal, dos estudos de demanda turística de Santo André, de 2020 e 2022, além de dados e pesquisas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo do Estado de São Paulo (CIET), do Ministério do Turismo, Embratur e outros órgãos públicos.

Além de adequar o município de Santo André aos parâmetros necessários para o pleito classificação de Município de Interesse Turístico (MIT), conforme Lei Estadual Complementar nº 1.261 de 2015, também reforça as condições do município a esta classificação estadual, a qual habilita o município a obter recursos para investimento na atividade turística, através da apresentação de projetos.

É importante lembrar que o turismo, hoje, é uma das atividades econômicas que mais cresce e promove o desenvolvimento da economia local, gerando empregos e novos investimentos.

Quem pode participar?

Todo cidadão, seja ele ligado às atividades econômicas características do turismo ou não.

Como participar das consultas públicas?

Você pode participar da consulta pública através da plataforma Colab ou participar da audiência pública presencial, conforme as informações abaixo.

Consulta Pública Colab

Para participar da consulta pública na plataforma Colab, basta acessar a loja de aplicativos do celular e baixar o item Colab gratuitamente. Após realizar o cadastro, que também dá ao usuário o acesso ao canal de registro de ocorrências, sugestões e solicitações de serviços em todas as áreas da Prefeitura remotamente, o munícipe deve clicar no ícone “Revisão do Plano Diretor de Turismo” e então responder as questões que aparecem em seguida. Também é possível acessar o Colab pela internet  através do link:

Audiência Pública Presencial – Dia 30/out/2024

Para participar da audiência pública é preciso, no entanto, fazer inscrições antecipadas, pois a capacidade do espaço é de 50 pessoas.

Data: 30 de outubro de 2024 – quarta-feira

Horário: 19h às 20:30h

Endereço: Av. José Caballero, nº 143, Piso Térreo, Auditório do SEMASA.

As inscrições para participação devem ser feitas pelo link:

Regras da Audiência Pública:

EnglishPortugueseSpanish