Turismo Industrial e de Inovação

Concentrando importantes instituições de ensino e inovação, bem como industriais e empresariais, Santo André oferece aos seus visitantes uma opção diferenciada de atrativos turísticos, onde o foco é conhecer processos produtivos, de gestão e bens industriais.

A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino – principalmente ensino superior – e as empresas instaladas na cidade. Além de técnicas, as visitas podem ser de lazer como é o caso do beer tour na Cervejaria Madalena.

Hoje o programa está em crescimento, mas a cidade já conta com algumas empresas parceiras abertas à visitação.

Informações:

Gerência de Polos e Vocações Turísticas
📱 (11) 4433-0198 | (11) 4433-0752
📩 Agende sua visita pelo e-mail: turismo@santoandre.sp.gov.br

Conheça as empresas participantes:

Empreendedor: confira o Edital e entre em contato para fazer parte desta ação!

Apresentação do Programa

Empresas de países desenvolvidos, como França, Japão, EUA, Portugal e Alemanha, praticam desde a segunda metade do século passado o chamado Turismo Industrial. O termo refere-se ao ato dos empreendedores abrirem suas instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada.

As visitas são sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados. Os empresários criam espaços onde os turistas podem circular dentro das unidades, conhecendo o processo produtivo, sem afetar a produção ou, até mesmo, machucar-se. Há um ou mais guias, que além de mostrarem as instalações das empresas, contam a história dos empreendimentos, abordando o início e a situação do momento.

Para empresas com bastante tempo de atuação, uma das ações que valorizam o roteiro interno é a criação de um pequeno museu: o local deve guardar, por exemplo, imagens de pessoas, como as de seus fundadores e até equipamentos antigos de produção. Assim, os visitantes percebem a evolução da empresa e visualizam o crescimento do negócio, o que posiciona o empreendimento como uma organização de sucesso.

Participar do Programa aparece, então, como uma ótima oportunidade de expandir a imagem da empresa para instituições de ensino e pesquisa e outros visitantes, gerando maior aproximação com a comunidade.

EnglishPortugueseSpanish