Aterro Sanitário de Santo André

Aterro Sanitário de Santo André

O Aterro Municipal de Santo André é hoje um complexo de tratamento e destinação final de resíduos sólidos produzidos no município. Não é só aterro de lixo e muito menos lixão. Trata-se de uma área destinada a receber os resíduos sólidos produzidos em Santo André e dar o destino ambientalmente correto a estes materiais coletados.

Aberto em 1986 e desde 1999 operado pelo Semasa, o Aterro de Santo André é atualmente um dos mais bem classificados no Estado de São Paulo, com nota 9,4 dada pela própria Cetesb. Na região do ABC, Santo André é a única cidade que tem espaço para a destinação de 100% dos resíduos residenciais gerados pela sua população: cerca de 630 toneladas por dia.

Localizado no Parque Gerassi, o Aterro tem área total de 282.258 mil m² e  hoje abriga também as cooperativas de reciclagem.

O Semasa retomou em março de 2022 as visitas técnicas ao complexo do Aterro Sanitário de Santo André. Além do próprio aterro, o espaço abriga as duas cooperativas de reciclagem parceiras do município, as lagoas de chorume – líquido percolado proveniente da decomposição dos resíduos e o ecopontos de recepção de pneus. O Aterro administrado pelo Semasa é o único aterro público da região do ABC e recebe 100% dos resíduos produzidos na cidade.

A visita tem como objetivo despertar a reflexão sobre os padrões de consumo atuais e a importância de se participar da coleta seletiva.

Para mais informações ou agendar visita clique no link abaixo:

https://bit.ly/visiteoaterrosa

Endereço: Rua Fernando Costa, s/ n°, Parque Gerassi, Santo André.

Agendamento: https://bit.ly/visiteoaterrosa

Entrada: Gratuita

Informações: (11) 4433-9084

EnglishPortugueseSpanish