Nesta última sexta feira (29), o Parque Tecnológico de Santo André participou do segundo workshop de integrantes do projeto Tire-tooling, para a troca de conhecimentos e de compartilhamento dos resultados das frentes de pesquisa em andamento, que envolvem o projeto construtivo do molde, suas estruturas e a otimização de sua produção por meio de simulações e testes em escala reduzida. As rotas de produção têm sido experimentadas pelas empresas envolvidas, seus gargalos e especificidades pesquisados pela UFABC e Instituto Senai de Inovação.
O Tire-tooling é um projeto pré competitivo articulado dentro do contexto do Rota 2030 (atual programa MOVER) que envolve empresas, a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), instituições de pesquisa e governo e que têm como objetivos a otimização do ciclo de desenvolvimento e manufatura do molde de vulcanização de pneus radiais rodoviários. Seu principal desafio é desenvolver estratégias de produção com competitividade mundial com o foco em moldes para pneus.
De acordo com o diretor técnico do Parque Tecnológico de Santo André, Ricardo Magnani, atualmente o Brasil é dependente da importação dos moldes para a vulcanização em 97%, mesmo tendo mais de 20 empresas produtoras de pneus atuantes. “Motivados a reverter esse cenário de dependência e fortalecer a indústria local, o projeto vem sendo desenvolvido com financiamento do Mover na “Linha IV – Ferramentaria mais competitivas”, sob a coordenação do professor Erik Del Conte, da UFABC e co-executado com quatro Institutos Senai de Inovação (ISI)”, disse.
“Um avanço importante vem sendo obtido a partir dos estudos comparativos envolvendo a estrutura de custos e processos produtivos. Ferramentas importantes de apoio aos gestores das ferramentarias estão tomando corpo e serão a base de sustentação do estudo. Em 2025 o projeto entra na sua reta final, com a conclusão do plano de negócio e estratégias para o fortalecimento da cadeia local de moldes”, completou Magnani.