Pular para o conteúdo

Como iniciativa para desenvolver o ambiente promotor da inovação e colocar a realidade da inovação aberta nas empresas de Santo Andre e no Grande ABC, o Parque Tecnológico de Santo André criou o HUB de Inovação.

Por intermédio de desafios, chamadas para colaboração, consórcios pré-competitivos e outros arranjos colaborativos, o Parque Tecnológico de Santo André mobiliza parceiros do Parque e o seu ecossistema de inovação para apoiar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade das empresas.

Governo, indústria, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e sociedade estão passando por transformações cada vez mais rápidas e precisam estar mais próximas, apoiando o aumento da competitividade das empresas e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O HUB de inovação é um mecanismo importante de integração dos atores e promotor do desenvolvimento científico, tecnológico e de recursos humanos para o futuro da região.

O HUB de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André conta com um processo estruturado para suportar a inovação aberta.

A rede de inovação e empreendedorismo do Parque Tecnológico contempla uma vasta área de competências e infraestrutura que pode contribuir de forma ágil para a superação de desafios tecnológicos e de competitividade.

O HUB de Inovação apoia as empresas inovadoras da região nos setores de Tecnologia da Informação, Borracha e Plásticos, Automotivo e Químico. Setores estratégicos para a economia local e com impacto também em seus setores no cenário nacional.

Os indicadores atualizados em dezembro de 2022 indicam resultados muito significativos, com 23 desafios atendidos pelos integrantes do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico de Santo André, sendo 12 soluções em parceria entre as ICT´s, 24 empresas participantes e mais de 13 milhões de reais em verbas aprovadas em fundos de fomento.

Integrantes do HUB de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André:

Desafios promovidos pelo HUB de Inovação

2023

GM CHALLENGE

Co-inovação para a digitalização de um processo complementar à linha produtiva da unidade de São Caetano do Sul, em um primeiro momento.

Para mais informações: http://bit.ly/gm_challenge

FESTO CHALLENGE

Transformação digital empregando IoTs de baixo custo, conectividade e ciência de dados, e criação de uma plataforma para o suporte ao aumento da eficiência energética na indústria.

Para mais informações: http://bit.ly/desafio_festo

2022

Rota 2030 - Chamada 01.2022 - Linha IV

Projetos de demonstrador de moldes para vulcanizacao de pneus radiais para caminhoes

GRAND PLAZA CHALLENGE

Varejo Digital, hiperconveniado e personalizado

Inscrições e mais informações: https://bit.ly/grandplaza_challenge

COFIP ABC CHALLENGE

Processos químicos inteligentes e mais sustentáveis

Inscrições e mais informações: https://bit.ly/CofipChallenge

2021

ROTA CHALLENGE - Ferramentarias Competitivas

Primeira rodada de desafios de inovação aberta relacionados a transformação digital do setor de ferramenta. O RotaChallenge integra atores de todo o Brasil. O desafio visa o ganho de competitividade e a otimização de processos produtivos para fortalecer o setor ferramental. O Rota Challenge faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.

Incrições e mais informações: https://bit.ly/ChallengeRota2030

MERCEDES BENZ CHALLENGE

Desenvolvimento de competências e novas tecnologias para baterias de alta potência.