O Polo Petroquímico do Grande ABC é o 1º do Brasil e inicialmente chamado de Capuava (região onde se instalou), iniciou operações em 1972 produzindo diversos produtos petroquímicos básicos, intermediários e resinas termoplásticas (polietileno e polipropileno), a partir de matérias primas como nafta e gás, bem como uma infinidade de matérias primas para segmentos, tais como cosméticos, farmacêutico, tintas e vernizes, defensivos agrícolas, alimentos e limpeza, borrachas, fertilizantes.
A importância econômica deste Polo é demonstrada pelos números da consultoria especializada MaxiQuim, que apuraram o faturamento bruto em R$ 10 bilhões/ano, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo com R$ 3bilhões/ano em VAF (Valor Adicionado Fiscal) dinamizando o desenvolvimento econômico da região, cuja cadeia de valor nas sete cidades atinge o número de cerca de 1300 micro, pequenas e médias empresas produzindo cerca de 11% do PIB nacional que é o sexto do mundo gerando cerca de 37.000 empregos e um faturamento bruto de cerca de R$ 50 bilhões/ano. (MaxiQuim, 2021)
A criação deste Comitê Gestor, que integra a cidade de Santo André, Mauá e São Paulo, vem da necessidade da criação de um modelo institucional que promova a governança entre empresas, governo e sociedade civil, para promover investimentos e melhorias tanto no planejamento urbano e viário do espaço quanto em iniciativas que privilegiem programas de saúde, segurança industrial e meio ambiente, para proporcionar uma relação positiva e uma convivência harmônica entre indústrias e moradores dos bairros/municípios vizinhos.
Atualmente existe a necessidade de implementação de Leis de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo com regramentos específicos para as áreas adjacentes ao Polo do ABC nos municípios diretamente afetados pelas suas atividades, de modo que se permita compatibilizar de forma responsável e segura os usos e ocupações existentes e que impeça, através de ações planejadas, o adensamento demográfico nessas áreas, garantindo (por um lado) a perenidade do complexo industrial e futuras ampliações da cadeia petroquímica, química, plástica e gás na região e (de outro lado) reduzindo a exposição de moradores aos riscos inerentes à operação de indústrias químicas.
O Polo Petroquímico do Grande ABC, que comemorou 50 anos em 2022, deve se tornar um modelo de desenvolvimento sustentável e marco da parceria entre poder público e iniciativa privada no Estado de São Paulo, promovendo riqueza, emprego e renda no Grande ABC e garantindo um futuro promissor para a indústria paulista e brasileira.
Regulamentação
Atas
- Ata 15ª Reunião do Comitê – 21 de outubro de 2024
- Ata 14ª Reunião do Comitê – 15 de julho de 2024
- Ata 13ª Reunião do Comitê – 15 de abril de 2024
- Ata 12ª Reunião do Comitê – 19 de fevereiro de 2024
- Ata 11ª Reunião do Comitê – 11 de dezembro de 2023
- Ata 10ª Reunião do Comitê – 13 de novembro de 2023
- Ata 9ª Reunião do Comitê – 09 de outubro de 2023
- Ata 8ª Reunião do Comitê – 18 de setembro de 2023
- Ata Reunião Extraordinária do Comitê – 16 de agosto de 2023
- Ata 7ª Reunião do Comitê – 14 de agosto de 2023
- Ata 6ª Reunião do Comitê – 24 de julho de 2023
- Ata 5ª Reunião do Comitê – 12 de junho de 2023
- Ata 4ª Reunião do Comitê – 08 de maio de 2023
- Ata 3ª Reunião do Comitê – 10 de abril de 2023
- Ata 2ª Reunião do Comitê – 13 de março de 2023
- Ata 1ª Reunião do Comitê – 13 de fevereiro de 2023
Composição
Documentos produzidos
- Plano de Trabalho do Comitê. Para acessar documento clique aqui.
Monitoramento do Plano de Trabalho
*Última atualização: 07/10/2024
Objetivo 1
Atualização dos marcos regulatórios de zoneamento de São Paulo, Mauá e Santo André.
- Estabelecer de forma conjunta uma redação com a diretriz padrão para os zoneamentos no entorno do Polo. | Responsável: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC
SITUAÇÃO: Concluído. - Encaminhar proposta de redação e monitorar a atualização das leis de zoneamento na Prefeitura de Santo André. | Responsável: Prefeitura de Santo André
SITUAÇÃO: Em execução.
Prefeitura incorporou a proposta de ajuste à redação do Plano Diretor que será encaminhada para o legislativo como proposta do poder executivo. Próxima fase é o encaminhamento à Câmara Municipal. - Encaminhar proposta de redação e monitorar a atualização das leis de zoneamento na Prefeitura de Mauá. | Responsável: Prefeitura de Mauá
SITUAÇÃO: Em execução.
Prefeitura incorporou a proposta de ajuste à redação do Plano Diretor que será encaminhada para o legislativo como proposta do poder executivo. Próxima fase é o encaminhamento à Câmara Municipal. - Encaminhar proposta de redação e monitorar a atualização das leis de zoneamento na Prefeitura de São Paulo. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído.
Alteração estabelecida no § 4º do artigo 12º da Lei Municipal nº 16.402, de 22 de março de 2016, alterada pela Lei Municipal nº 18.081, de 19 de janeiro de 2024: “A produção de HIS em ZEIS 2 e em ZEIS 4 localizadas em áreas lindeiras a estabelecimentos com atividades industriais de risco tecnológico deverá ser precedida de parecer favorável do órgão ambiental municipal competente, atestando a segurança e compatibilidade da área para uso residencial.”
Institucionalização do Polo Petroquímico no âmbito do Estado de São Paulo/ Governo Federal.
- Produzir estudo jurídico, justificativa e diretrizes para a institucionalização pelo Governo do Estado/ Governo Federal. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento.
Realizada justificativa, análise jurídica e minuta de redação Estadual, em carta assinada por 10 organizações, públicas e privadas.
Realizadas reuniões com Governo Federal, mas sem desenvolvimento de documentação oficial. - Ampliar a participação efetiva da cidade de São Paulo no Comitê, demonstrando o engajamento de todas as cidades no pleito. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento.
Novo convite formal realizado para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento - Realizar nova entrega formal das propostas e justificativas para institucionalização do Polo no âmbito estadual para o Governo do Estado. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Não iniciado.
Em desenvolvimento de nova proposta, e buscando articulação para entrega qualificada da documentação. - Monitorar e dar apoio para aprovação da legislação junto à equipe do Estado de SP/ Governo Federal. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Não iniciado.
Objetivo 2
Implantação de plano e ações estratégicas para aprimoramento da Comunicação Social do Polo Petroquímico do ABC para com a sociedade civil e comunidade do entorno.
- Planejar, de forma integrada entre empresas e prefeituras, estratégia de comunicação social do Polo com a comunidade do entorno, visando dar maior eficácia aos esforços de comunicação.
- Mapear e disponibilizar informações do Polo que atendam à demanda da comunidade, com foco no ambiental e na saúde, de forma aberta e de fácil acesso ao cidadão comum.
- Desenvolver e implantar novo padrão visual de sinalização, placas e comunicação para o Polo Petroquímico como um todo, incluindo os NUPDECs. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento.
Desenvolvido escopo de Portal do Polo Petroquímico do Grande ABC, como ferramenta de comunicação como repositório dos projetos, avanços e ações do Polo. Protótipo já desenvolvido, em revisão técnica e jurídica. Desenvolvimento de padrão para comunicação visual não iniciada.
- Implantar projeto de Visitação para o Polo (Portas Abertas + Turismo Industrial Mauá, Santo André e São Paulo) de forma integrada, com linguagem e dinâmica de visita para o Polo em seu conjunto. | Responsável: Prefeitura de Santo André
SITUAÇÃO: Em andamento
Santo André já assinado Termo de Cooperação, Mauá em fase de assinatura.
Objetivo 3
Implantação de programa integrado de desenvolvimento local com foco na comunidade do entorno do Polo.
- Mapeamento da demanda da comunidade em relação às necessidades da população local. | Responsável: Instituto SECI
SITUAÇÃO: Não iniciado. - Mapear os projetos, estruturas instaladas e agenda de investimento no entorno do Polo que cumprem com agendas sociais junto à comunidade do entorno – prefeitura, empresas e sociedade civil – por eixos – prioritário: emprego, renda e inclusão produtiva. | Responsável: Instituto SECI
SITUAÇÃO: Em andamento.
Com o Portal do Polo (em desenvolvimento), serão consultados e mapeados os projetos sociais desenvolvidos na comunidade do entorno do Polo. - Desenvolver e implantar o Plano de Desenvolvimento Social Integrado do Polo, buscando ampliar a eficácia dos projetos realizados no entorno do Polo a partir do mapeamento do que existe e das expectativas de investimentos, com criação de indicadores de eficácia. | Responsável: Instituto SECI
SITUAÇÃO: Em andamento.
Com o Portal do Polo (em desenvolvimento), será realizado o primeiro mapeamento em relação à comunidade do entorno do Polo. - Realizar estudo sobre qual a porcentagem do imposto arrecado através das empresas sediadas no polo, e quanto da agenda social destas empresas estão sendo direcionadas para a comunidade do entorno do Polo. | Responsável: Instituto SECI
SITUAÇÃO: Não iniciado.
Objetivo 4
Implantação e manutenção das NUPDECs de Santo André.
- Definir estratégia com o poder público local e desenhar o plano de implantação e manutenção. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído.
Apresentado cronograma de implantação em conjunto com demais municípios do entorno. - Oficialização dos protocolos. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Protocolos sendo revisados e testados em simulados. - Captação, engajamento e treinamento e oficialização dos voluntários (dentre outras ações). | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Estratégia sendo revisada e testada nos simulados. - Treinamento dos órgãos Públicos. | Responsável: COFIP
- Simulado (table top “de mesa”) e de campo. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Pelo cronograma de realização dos simulados, primeiramente realizado nos municípios de Mauá e São Paulo. - Reuniões periódicas de treinamento para manutenção do processo. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Realizada com equipes de Santo André nos dias: ___________
Implantação e manutenção das NUPDECs de Mauá.
- Definir estratégia com o poder público local e desenhar o plano de implantação e manutenção. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído.
Apresentado cronograma de implantação em conjunto com demais municípios do entorno. - Oficialização dos protocolos. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Protocolos sendo revisados e testados em simulados. - Captação, engajamento e treinamento e oficialização dos voluntários (dentre outras ações). | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Estratégia sendo revisada e testada nos simulados. - Treinamento dos órgãos Públicos. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído
Simulado realizado em 17 de junho, no Parque São Rafael, com conjunto com a cidade de São Paulo, contemplando treinamento dos envolvidos. - Simulado (table top “de mesa”) e de campo. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído
Simulado realizado em 17 de junho, no Parque São Rafael, com conjunto com a cidade de São Paulo, contemplando treinamento dos envolvidos. - Reuniões periódicas de treinamento para manutenção do processo. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Realizada com equipes de Mauá nos dias: ___________
Implantação e manutenção das NUPDECs de São Paulo.
- Definir estratégia com o poder público local e desenhar o plano de implantação e manutenção. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído.
Apresentado cronograma de implantação em conjunto com demais municípios do entorno. - Oficialização dos protocolos. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Protocolos sendo revisados e testados em simulados. - Captação, engajamento e treinamento e oficialização dos voluntários (dentre outras ações). | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento
Estratégia sendo revisada e testada nos simulados. - Treinamento dos órgãos Públicos. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído
Simulado realizado em 17 de junho, no Parque São Rafael, com conjunto com a cidade de Mauá, contemplando treinamento dos envolvidos. - Simulado (table top “de mesa”) e de campo. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Concluído
Simulado realizado em 17 de junho, no Parque São Rafael, com conjunto com a cidade de Mauá, contemplando treinamento dos envolvidos. - Reuniões periódicas de treinamento para manutenção do processo. | Responsável: COFIP
SITUAÇÃO: Em andamento.
Realizada com equipes de São Paulo nos dias: ___________
Objetivo 5
Qualificar e Organizar o sistema logístico de cargas para chegada e saída do Polo.
- Articular com o GT Mobilidade as rotas de transporte de carga das empresas do Polo e do entorno.
- Compreensão dos planos de mobilidade sobre o tema.
- Limites de velocidade. | Responsável: Consórcio Internacional do Grande ABC
SITUAÇÃO: Em andamento.
Questão já levada para o GT de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, para geração de propostas.
- Proposta de encaminhamentos a partir do diagnóstico das condições atuais. | Responsável: Consórcio Internacional do Grande ABC
SITUAÇÃO: Não iniciado.
Aguarda posição do GT Mobilidade Urbana.
Realização de programas integrados que promovam a inovação nas atividades do Polo por meio da rede de instituições do Grande ABC.
- Realizar chamada do programa “HUB de Inovação” do Parque Tecnológico de Santo André com as empresas do Polo. | Responsável: Prefeitura de Santo André
SITUAÇÃO: Em andamento.
Realizada reunião de sensibilização junto às empresas no dia _______. No aguardo da posição das empresas para realização de nova chamada. - Integrar instrumentos de fomento a inovação de Santo André, Mauá e Agências locais e nacionais de fomento ao planejamento das empresas do Polo. | Responsável: Prefeitura de Santo André
SITUAÇÃO: Não iniciado.
Atração de Empresas da cadeia produtiva do Polo para os municípios do entorno.
- Mapeamento de insumos (produtos e serviços) para as empresas do Polo para desenvolvimento de fornecedores locais. | Responsável: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC
SITUAÇÃO: Não iniciado. - Proposta de encaminhamentos a partir do diagnóstico das condições atuais. | Responsável: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC
SITUAÇÃO: Não iniciado.
Contato
- Telefone: (11) 9 9689-6623 – Presidência: Agência Desenvolvimento do Grande ABC / (11) 4435-3555 – Recepção Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
- Local: Av. Ramiro Colleoni, 05 – Santo André – SP, 09040-1609