Áreas Credenciadas

O Parque Tecnológico de Santo André está constituído em um modelo de áreas descontínuas, tendo em vista as limitações impostas pela ocupação habitacional e o desenvolvimento produtivo da cidade, que já ocupam praticamente toda a área urbana do município.

As áreas públicas formalmente credenciadas no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – SPTEC são:

• Imóvel antiga Rhodia Química (futuras instalações do Centro de Inovação, em edificação que será reformada, projeto âncora do Parque Tecnológico) – 8,74 mil m2

• Área Dona Rosa – 30,5 mil m2

• Área Campo Grande – 184,83 mil m2

Estas áreas já estão disponíveis para eventuais parcerias, especialmente em projetos que estruturem Centros de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, visando a ampliação da competitividade das cadeias econômicas locais. A modelagem para estas parcerias será desenhada a partir das necessidades, objetivos e especificidades da instituição parceira.

Para ocupação destas áreas públicas por atividade produtiva das empresas, as modelagens jurídicas estão em desenvolvimento.

Zonas especiais de base tecnológica

Para além das áreas credenciadas no SPTEC, a Prefeitura trabalha na revisão do Plano Diretor Municipal o estabelecimento de áreas denominadas “Zonas Especiais de Base Tecnológica”, ou ZEBTs, visando estabelecer legalmente as áreas vocacionadas do município voltadas ao desenvolvimento produtivo, especialmente, mas não exclusivamente, de alta densidade tecnológica.

Abaixo, segue mapa apresentando a distribuição destas áreas na zona urbana do município. As áreas identificadas em vermelho correspondem a terrenos públicos, e as identificadas em azul e cinza a terrenos privados, mas que constituem zonas de influência potencial dos terrenos públicos ou são zona de influência de importantes cadeias produtivas locais que é fundamental estimular. O projeto de estabelecimento das ZEBTs tende a formar verdadeiros “distritos” de inovação, vocacionados ao empreendedorismo de base tecnológica, inovador e criativo, irradiando seus efeitos pela economia de toda a cidade:

Informações de Contato

Parque Tecnológico de Santo André | Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego E-mail: parquetecsa@santoandre.sp.gov.br