Santo André lança programa de estímulo às soluções IoT

• por

Visando estimular a expansão da infraestrutura de conectividade e soluções IoT (internet das coisas), a Prefeitura de Santo André, por meio do Parque Tecnológico de Santo André, lançou o IoT Lab, ação do programa ConectiCidade, na tarde da última quarta-feira (6).

A iniciativa irá apoiar a criação de demonstradores e living labs para a implementação de testes e desenvolvimento de soluções, em parceria com as instituições de ensino, de ciência e de tecnologia, além de startups associadas ao Parque Tecnológico de Santo André.

A Fundação Santo André foi a primeira instituição a se credenciar no edital IoT Lab, que agora também já integra outras instituições parceiras, como a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Instituto Mauá de Tecnologia.

Para continuar potencializando a transformação digital no ABC, alcançando com mais força os pequenos negócios e empresas, o IoT Lab, inicia o projeto IoT Lab Indústria, que permite distribuir os chamados “kits Indústria 4.0”, que são kits de dispositivos IoT e outros recursos tecnológicos para apoiar o processo de transformação digital nestes negócios.

A disponibilização dos kits será feita de forma gratuita e assistida, permanecendo nas micro e pequenas empresas atendidas por tempo determinado, como parte da sensibilização e capacitação para sua jornada de transformação digital. Inicialmente, os dispositivos IoT estão sendo disponibilizados pelas empresas Kron Medidores e GRV Software, parceiras do Parque Tecnológico nesta iniciativa.

Assim, com mais acesso à tecnologia e inovação, os negócios ficam mais competitivos e se transformam em mais renda, melhores empregos, oportunidades e qualidade de vida em Santo André. Neste momento, as micro e pequenas empresas beneficiadas serão aquelas já integradas às iniciativas do Parque, além de outras integrantes dos programas ALI e Transformação Digital, ambas do Sebrae.

Outro objetivo do programa é promover o domínio de competências em tecnologias e aplicações em IoT, ciência de dados e inteligência artificial, além do desenvolvimento de soluções fim-a-fim com foco em inteligência artificial e dados, em atuação conjunta com a Secretaria de Inovação e Administração, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos e outras, coordenada no âmbito no NIT-Núcleo de Inovação Tecnológica, da Prefeitura.

Desta forma, será possível criar modelos de previsão, inteligência e análise de dados, provenientes especialmente de bancos de dados e sistemas de monitoramento operados pela Prefeitura, como os bueiros inteligentes, monitoramento fotovoltaico, nível dos córregos, entre outros.

Os projetos desenvolvidos no âmbito do loT Lab têm possibilidade de utilização gratuita da rede LoRaWan da American Tower, como resultado de parceria estabelecida coma empresa, em contrapartida à permissão de uso de área pública para implantação de infraestruturas de telecomunicação.

Para o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, as ações do Parque Tecnológico estão se mostrando acertadas e alinhadas com o que existe de mais atual no mundo. “Discussões como eficiência energética, monitoramento e gestão de dados, inteligência artificial e vários outros assuntos relevantes. Tais discussões mostram que há muito o que fazer para conectar todos os atores da rede de inovação do ABC para que continuem avançando, dessa forma conseguiremos continuar atraindo e retendo os investimentos na nossa cidade e região, o que gera emprego e renda”, disse Banzato.

Parque Tecnológico de Santo André – Ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, o Parque Tecnológico atualmente opera diversos programas e projetos, como o Hub de Inovação Aberta, Bureau de Serviços Tecnológicos, ConectCidade, Ambientes de Inovação e CapacitaTech.Por meio do Bureau e do Hub, por exemplo, foi possível viabilizar a captação de mais de R$ 17 milhões, apenas em projetos de fomento à inovação, unindo empresas, startups e universidades.

Atualmente, o Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André tem como integrantes a Cofip ABC, Patriani, SYN Prop& Tech, Hoppe& Ribeiro, Mercedes-Benz, Rhodia Solvay Group, Festo, Tim, PrometeonTyreGroup, General Motors, Hion Soluções e Tecnologia, Digisystem, Insider Store e a Incopel.

Mais informações sobre as ações do Parque Tecnológico podem ser encontradas no site www3.santoandre.sp.gov.br/parquetecnologico. Também acompanhe o Parque por meio do LinkedIn em www.linkedin.com/company/parquetecsa.

Cite – Localizado no prédio da antiga Rhodia Química, na avenida dos Estados, que está sendo totalmente reformado e readequado à nova função, o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Parque Tecnológico de Santo André terá área para exposições, eventos, apresentações, espaços para instituições parceiras e para treinamentos no piso térreo e, no piso superior, contará com salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, cobusiness, entre outras atividades.

O Cite será mais um instrumento que materializará o objetivo do Parque Tecnológico de Santo André: operar em rede para a promoção do desenvolvimento econômico e geração de riqueza através de um esforço coletivo, somado, integrando todas as forças do ecossistema de inovação do município.

Para as obras do local, que deverão ficar prontas no início de 2025, são investidos R$ 27 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional, disponibilizados por meio da Caixa Econômica Federal,  contrapartida de R$ 14 milhões da Prefeitura de Santo André, além de outros R$ 10 milhões que foram aprovados na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Finep/FNDC/CT – Verde Amarelo, uma seleção pública de propostas para apoio a parques tecnológicos em implantação e operação.