Incopel adere ao Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André

O Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André tem um novo integrante. A Incopel, empresa que produz equipamentos para o setor elétrico, assinou termo de adesão e passará a participar e a promover desafios de inovação aberta, por meio do Parque.

Na última segunda-feira (26), a empresa recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, e do diretor técnico do Parque Tecnológico de Santo André, Ricardo Magnani, que conheceram a planta fabril da Incopel e formalizaram a parceria.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, essa proximidade com um ator regional que presta serviço às grandes indústrias é fundamental para manter as indústrias no ABC e atrair novas empresas.

“A eficiência energética é tema amplamente discutido nas grandes empresas e a adesão da Incopel, mais um dos ativos do ABC, é muito bem-vinda. A discussão das grandes empresas em relação à eficiência energética é fundamental para perpetuação de muitos dos negócios e atividades aqui presentes. A Incopel é uma empresa que atua junto a essa geração de energia dos grandes atores e essa adesão ao Hub de Inovação valoriza ainda mais o relacionamento com a grandes indústrias da região”, afirmou Banzato.

Fundada em Santo André em 1990, a empresa conta com uma estrutura própria para desenvolvimento de projetos e fabricação de Caixas e Armários Elétricos para os mais diversos segmentos do mercado, com equipamentos construídos conforme as especificações técnicas e as normas vigentes desde a baixa tensão à alta tensão.

Com competência técnica em eletricidade e automação industrial, a Incopel presta assessoria às empresas desde o planejamento à implantação dos seus produtos e projetos no Brasil e ao redor do mundo. Entre seus produtos, estão os reguladores de tensão e os semicondutores de potência. A empresa tem como clientes a Usina de Itaipu, General Eletric, Unilever, EDP, Siemens, entre outras.

Segundo o diretor comercial da Incopel, José Wanderley da Silva, a procura ao Parque Tecnológico se deu pela necessidade da ampliação dos negócios. “Queremos ampliar na parte de tecnologia envolvendo engenharia, construção e divulgação do produto como um todo para o mercado latino-americano. Queremos fincar nossas raízes no ABC, mais exatamente em Santo André, por considerarmos que é uma cidade que pode oferecer recursos tecnológicos para expandirmos as atividades”, disse Silva.

Com faturamento de R$ 11 milhões em 2023, atualmente a empresa está sediada no Capuava, em Mauá, mas planeja ampliar a produção em transferência para Santo André, com previsão de aumento no faturamento para R$ 20 milhões até 2025. Para os próximos dois anos, há previsão de investimentos na casa dos R$ 6 milhões.

Atualmente, o Hub de Inovação Aberta do Parque Tecnológico de Santo André tem como integrantes a Cofip ABC, Patriani, SYN Prop & Tech, Hoppen & Ribeiro, Mercedes-Benz, Rhodia Solvay Group, Festo, Tim, Prometeon Tyre Group, General Motors, Hion Soluções e Tecnologia, Digisystem e a Insider Store.

Atualmente, o Parque Tecnológico de Santo André opera diversos programas e projetos. Além do Hub de Inovação Aberta, também conta com o Bureau de Serviços Tecnológicos, ConectCidade, Ambientes de Inovação e CapacitaTech. Por meio do Bureau e do Hub, por exemplo, foi possível viabilizar a captação de mais de R$ 17 milhões, apenas em projetos de fomento à inovação, unindo empresas, startups e universidades.

Para continuar potencializando esta transformação, alcançando com mais força os pequenos negócios e empresas, o projeto IoT Lab também permitirá levar kits de dispositivos IoT e outros recursos tecnológicos para apoiar o processo de transformação digital nestes negócios. Assim, com mais acesso à tecnologia e inovação, os negócios ficam mais competitivos e se transformam em mais renda, melhores empregos, oportunidades e qualidade de vida em Santo André.

CITE – Localizado no prédio da antiga Rhodia Química, na avenida dos Estados, que está sendo totalmente reformado e readequado à nova função, o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo terá área para exposições, eventos, apresentações, espaços para instituições parceiras e para treinamentos no piso térreo e, no piso superior, contará com salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, cobusiness, entre outras atividades.

O Cite será mais um instrumento que materializará o objetivo do Parque Tecnológico de Santo André: operar em rede para a promoção do desenvolvimento econômico e geração de riqueza através de um esforço coletivo, somado, integrando todas as forças do ecossistema de inovação do município.

Para as obras do local, que deverão ficar prontas no início de 2025, são investidos R$ 27 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional, disponibilizados por meio da Caixa Econômica Federal,  contrapartida de R$ 14 milhões da Prefeitura de Santo André, além de outros R$ 10 milhões que foram aprovados na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Finep/FNDC/CT – Verde Amarelo, uma seleção pública de propostas para apoio a parques tecnológicos em implantação e operação.