Diário do Grande ABC destaca planejamento de Santo André para se tornar distrito criativo e de inovação

• por

Parque Tecnológico de Santo André foi destaque na última edição do Diário do Grande ABC com matéria do jornalista Nilton Valentim.

Na matéria, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, destacaram a intenção da cidade em desenvolver um distrito criativo e de inovação na região do Eixo Tamanduateí, após as obras do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE).

O próximo grande passo da Prefeitura rumo ao avanço do desenvolvimento tecnológico da cidade e da região é o CITE, que encontra-se em fase de obras, com prazo de conclusão previsto para o início de 2025. Com a implantação do CITE, que será a sede física do Parque Tecnológico de Santo André, no antigo prédio da Rhodia Química, todas as iniciativas do Parque deverão ser potencializadas.

“Estamos começando a reescrever a história do Eixo Tamanduateí por meio deste projeto, que conecta o setor produtivo e universidades, congregando todas essas partes importantes da nossa economia para geração de emprego e renda, além de incentivar a inovação”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

“O CITE irá promover e ampliar conexões com toda a infraestrutura de serviços, negócios, lazer, cultura, ciência, conhecimento, inovação e tecnologia presentes no seu entorno. Nosso objetivo é reescrever a história do Eixo Tamanduateí, valorizar cada um dos ativos presentes no entorno e o CITE será a pedra fundamental de um dos principais Distritos Criativos e de Inovação da Região Metropolitana, assim como o Distrito @22, de Barcelona”, disse o secretário Evandro Banzato.

“Em uma única região teremos o CITE, próximo a diversos atores locais. Temos a UFABC, que é uma das principais universidades do país; temos a CVC Corp, que é uma empresa com mais de 3 mil colaboradores e que movimenta a grandiosa cadeia de turismo do país; temos rede hoteleira; o Grand Plaza Shopping, que é um dos principais centros de compras do ABC;  indústria química e petroquímica com 16 empresas instaladas; indústria têxtil com a Rhodia Solday, além de centros logísticos que estão instalados na região. A ideia é o CITE explorar as oportunidades dentro de cada um desses segmentos econômicos estratégicos do entorno, em parceria com as empresas e as universidades”, completou o secretário.

A visualização do entorno do Eixo Tamanduateí como potencial Distrito Criativo e de Inovação está alinhada com as boas práticas que observamos durante a participação da cidade de Santo André, em novembro do ano passado, no Smart City Expo World Congress, em Barcelona. Na oportunidade, o prefeito Paulo Serra palestrou no painel que teve como tema “Melhorando a vida urbana por meio da IoT”.

Atualmente, o Parque Tecnológico de Santo André já opera diversos programas e projetos, como o Bureau de Serviços Tecnológicos, Hub de Inovação Aberta, ConectCidade e CapacitaTech.

Por meio do Bureau e do Hub, por exemplo, foi possível viabilizar a captação de mais de R$ 17 milhões, apenas em projetos de fomento à inovação, unindo empresas, startups e universidades.

Para continuar potencializando esta transformação, alcançando com mais força os pequenos negócios e empresas, o projeto IoT Lab também permitirá levar kits de dispositivos IoT e outros recursos tecnológicos para apoiar o processo de transformação digital nestes negócios. Assim, com mais acesso à tecnologia e inovação, os negócios ficam mais competitivos e se transformam em mais renda, melhores empregos, oportunidades e qualidade de vida em Santo André.

CITE – Localizado no prédio da antiga Rhodia Química, na avenida dos Estados, que está sendo totalmente reformado e readequado à nova função, o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo terá área para exposições, eventos, apresentações, espaços para instituições parceiras e para treinamentos no piso térreo e, no piso superior, contará com salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, cobusiness, entre outras atividades.

O Cite será mais um instrumento que materializará o objetivo do Parque Tecnológico de Santo André: operar em rede para a promoção do desenvolvimento econômico e geração de riqueza através de um esforço coletivo, somado, integrando todas as forças do ecossistema de inovação do município.

Para as obras do local, que deverão ficar prontas no início de 2025, são investidos R$ 27 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional, disponibilizados por meio da Caixa Econômica Federal,  contrapartida de R$ 14 milhões da Prefeitura de Santo André, além de outros R$ 10 milhões que foram aprovados na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Finep/FNDC/CT – Verde Amarelo, uma seleção pública de propostas para apoio a parques tecnológicos em implantação e operação.

Confira a matéria completa do Diário do Grande ABC