Projeto de destaque na Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação ganha visita à empresa Alumbra

• por

Santo André, 17 de novembro de 2023 – Apesar de ter terminado oficialmente em 29 de setembro, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André continua tendo desdobramentos. A turma de alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, que desenvolveu o projeto da tomada IoT com conexão wi-fi que pode ser acionada de qualquer lugar do mundo, realizou nesta semana uma visita à empresa Alumbra, uma das maiores no setor de matérias elétricos iluminação e comando no Brasil.

A ideia ficou entre os projetos inovadores idealizados por instituições de ensino de maior destaque na premiação do evento. E pela primeira vez desde sua primeira edição, os três destaques principais receberam prêmios: assessoria do Sebrae e do Parque Tecnológico de Santo André e incubação da Universidade Federal do ABC, por meio da Inova ABC. O projeto da Etec visitou a Alumbra na última segunda-feira (13), por meio da assessoria do Parque Tecnológico de Santo André

“Tivemos a oportunidade nesta semana de levar esses alunos que apresentaram o projeto, acompanhados da professora, para vivenciar na prática tudo aquilo que eles aprenderam na teoria e começaram a desenvolver dentro da sala de aula. Foi uma troca muito rica entre a empresa e os estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa. Nós temos a convicção que essa visita vai ficar eternamente na cabeça desses alunos, motivando-os para seguirem buscando sempre um destaque no mercado, não só na escola mas também no mercado de trabalho”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

O diretor técnico do Parque Tecnológico de Santo André, Ricardo Magnani, complementa que a aproximação traz uma perspectiva real de novas rotas de inovação e oportunidade de desenvolvimento de capital humano para a indústria. “Para a empresa, certamente, foi importante notar o potencial dos recursos humanos que a Etec Julio de Mesquita tem e a oportunidade real de colaboração com os alunos em seus trabalhos de conclusão de curso”, acrescentou.

“A visita dos alunos da Etec Júlio de Mesquita foi bastante interessante, pois proporciona a aproximação da área acadêmica a indústria, mostrando aos alunos a realidade fabril estudada nos livros e sala de aula, estimulando-os a colocar em prática os projetos desenvolvidos junto com os professores. Para a indústria, esta aproximação é de suma importância para se ter acesso a novas tecnologias e teorias inovadoras estudadas no meio acadêmico”, afirmou o diretor da Alumbra, Cláudio Barberini Jr.

Segundo a responsável pelas Relações Institucionais da Etec, Suely Campos França Magini, a visita na Alumbra possibilitou aos alunos vivenciar a realidade de uma empresa de grande porte da Alumbra e a oportunidade é de suma importância para a formação deles. “Agora podem vislumbrar até uma parceria para os desafios da empresa a qual os recebeu. Os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar o seu projeto de Tomada Inteligente e se sentiram prestigiados com essa oportunidade”, disse.

Exposição e premiação – Uma das novidades da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação deste ano foi a exposição dos trabalhos, seguida de uma apresentação em formato pitch – maneira curta e direta de apresentar um produto visando conquistar o interesse de um investidor, cliente ou parceiro – para uma bancada de 20 avaliadores.

“Nos anos anteriores, os trabalhos ficavam expostos durante uma semana e não havia o pitch. Este ano implementamos este formato mais dinâmico, que também direciona a atenção dos estudantes para a necessidade de estar preparado para defender suas ideias e seus produtos, se quiserem ter sucesso”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Os avaliadores do pitch utilizaram como critério de avaliação seis itens: inovação, aplicabilidade, equipe, viabilidade, mercado e nível de prontidão tecnológica.

“Ao realizarmos a premiação reconhecemos nas instituições de ensino um dos motores essenciais ao processo de desenvolvimento tecnológico e de inovação. O envolvimento dos alunos e professores nos projetos tem permitido o fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica do município”, concluiu Banzato.

Ao todo, oito instituições de ensino participaram do prêmio e tiveram sua participação reconhecida. Também participaram Centro Universitário FEI, Centro Universitário Fundação Santo André, Senac, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade São Judas.

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação – A Semana de Inovação é um evento anual que reúne as principais empresas, instituições de ensino, de pesquisa e agentes do ecossistema de inovação do ABC em uma programação que analisa, discute e promove a troca de conhecimento sobre os avanços do setor. Este ano o evento aconteceu entre os dias 25 e 29 de setembro, no Cine Theatro Carlos Gomes

Texto: Paola Zanei/PSA
Foto: Divulgação
Fonte: https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/17167/projeto-de-destaque-na-semana-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-ganha-visita-a-empresa-alumbra