Insider adere ao Parque Tecnológico de Santo André e lança desafio

• por

Santo André, 14 de setembro de 2023 – O Parque Tecnológico de Santo André, por meio de seu Hub de Inovação, lançou mais um desafio ao ecossistema de inovação da região, formado por startups, centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de ensino. Desta vez, quem busca soluções para suas questões tecnológicas é a Insider, a maior marca brasileira de vendas 100% digitais, especializada em roupas funcionais e sustentáveis.

Desde 2016, a empresa, que nasceu em São Paulo, tem a sustentabilidade e a tecnologia como seus principais pilares para a criação de peças resistentes ao suor, que não amassem, não desbotem, tenham proteção solar, entre outras vantagens. Agora, por meio do Parque Tecnológico, a Insider se conecta ao ecossistema de inovação na busca de parceiros para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias têxteis de produtos.

O Hub de Inovação apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos, fazendo a ligação entre elas e as startups, universidades e centros tecnológicos da região interessados em encontrar soluções para questões relacionadas à inovação. Estas questões são apresentadas pela empresa, por meio de desafios.

“A Insider foi feita para o futuro. E para que ele seja possível, é preciso mudar o presente repensando os processos tradicionais da indústria da moda. A adesão ao Parque Tecnológico de Santo André é uma oportunidade única para colaborar com ICTs [Institutos de Ciência e Tecnologia], empresas e pessoas que compartilham o interesse em utilizar a tecnologia como catalisadora da inovação”, afirma a líder de pesquisa e desenvolvimento da Insider, Karen Prado.

O Insider Challenge é composto por quatro questões a serem solucionadas, relacionadas a tecnologias voltadas a acabamentos alternativos para tecidos com menor impacto ambiental; aplicação de nanopartículas e funcionalização de tecidos; novos materiais e/ou tecnologias que tragam novas funcionalidades às fibras, tecidos e roupas; e novas fibras têxteis de matérias primas alternativas e/ou mais sustentáveis.

“Temos na participação da Insider no Hub uma oportunidade incrível de co-inovação com universidades, empreendedores e potenciais novos fornecedores na jornada de desenvolvimento de produtos têxteis funcionais e mais sustentáveis. Estamos certos de que os desafios abertos pela Insider darão origem a projetos inovadores em um setor que é relevante aqui na região e poderá ser um diferencial para projetar a vocação de têxteis sustentáveis no país“, comenta o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Segundo o diretor técnico do Parque Tecnológico, Ricardo Magnani, a área de materiais funcionais e sustentáveis é uma competência presente na região e que é potencializada pela atuação em rede do Parque Tecnológico de Santo André.

“Já tivemos êxito anterior nesse tema com a Prometeon, para borracha. Agora é a vez dos têxteis. Mas o que mais nos encantou na proposta da Insider é sua abertura para olhar tecnologias e pesquisas já realizadas em todo o Brasil utilizando fibras naturais e explorar o potencial da bioeconomia para agregar valor e funcionalidade aos seus produtos. É sem dúvida uma oportunidade para tirarmos muitas patentes das nossas universidades da prateleira”, acrescenta Magnani.

Desde a criação do Hub de Inovação, em 2020, 27 desafios foram atendidos pelos integrantes do ecossistema do Parque Tecnológico, resultando em 19 projetos em parcerias com Institutos de Ciência e Tecnologia, 21 empresas proponentes de desafios, 67 respondentes e mais de R$ 27 milhões aprovados em projetos junto a agências de fomento à inovação. Dentre os projetos gerados a partir do suporte do Hub de Inovação dois completaram todo o ciclo, um da Prometeon e outro do Grand Plaza Shopping.

As instituições de ensino e startups que participarão do desafio do Hub para a Insider devem manifestar interesse até o dia 16 de outubro pelo site https://bit.ly/insider_challenge.

| Texto: Paola Zanei
| Foto: Divulgação

Fonte: https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/16848/insider-adere-ao-parque-tecnologico-de-santo-andre/