Instituições se unem e criam Ambientes Paulistas de Inovação

A partir de um movimento de aproximação entre os ambientes de inovação e empreendedorismo de diversas cidades do estado de São Paulo no segundo semestre de 2022, representantes das  17 entidades envolvidas até o momento, entre elas o Parque Tecnológico de Santo André, estruturaram a rede API – Ambientes Paulistas de Inovação, que visa articular e conectar as ações realizadas como estratégia de fortalecimento da política e instrumentos de fomento à inovação operada pelos ambientes. A rede teve, na última terça-feira (11), o lançamento de uma conta no LinkedIn para oficializar o estreitamento de laços entre as partes.

De acordo com o diretor geral do Parque Tecnológico de Santo André, Marcos Godinho, a criação da rede é um marco importante para o fortalecimento dos ambientes promotores de inovação no Estado de São Paulo. “Os Parques Tecnológicos e outros ambientes têm sido, reconhecidamente, muito relevantes para o desenvolvimento das localidades e regiões em que estão operando. Agora, compartilhando experiências e juntando forças, estou certo que este impacto será ainda maior. Nós, do Parque Tecnológico de Santo André, estamos felizes por estarmos entre os fundadores desta iniciativa e muito empolgados com a jornada que estamos traçando juntos”, disse Godinho.

O 1º Encontro de Ambientes de Inovação do Estado de São Paulo foi realizado ainda em outubro de 2022, com representantes de oito ambientes paulistas de inovação. Atualmente, a rede API já conta com 17 ambientes integrados, entre parques e polos tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos e incubadoras e aceleradoras de startups.

Neste ano, a rede já tem avançado em seus objetivos com a realização de ações técnicas, políticas, institucionais e gerenciais. Em março, representantes da API se reuniram com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Vahan Agopyan e o Coordenador de Inovação, Prof. Edson Wendland, para apresentar a rede. Na ocasião, o Secretário de CT&I expôs a necessidade de atualização da Política de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e atribuiu à API papel de importante interlocutora deste movimento.

Ambientes que fazem parte da API:
– CITeB – Centro de Inovação Tecnológica de Bauru
– Fundepag Conexão.f
– UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
– ADETEC – Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins
– Inova Prudente – Centro de Inovação