Pular para o conteúdo

INPI tem inscrições abertas para diversos cursos avançados de Propriedade Intelectual

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do Governo Federal, está com inscrições abertas para quatro cursos avançados a distância de Propriedade Intelectual, oferecidos gratuitamente em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).

Estão disponíveis os cursos avançados de Patentes e de Marcas, Indicações Geográficas e Desenhos Industriais, com 150 horas de carga horária; além dos cursos avançados de Busca de Informações de Patentes e de Noções de Redação de Patentes, com 180 horas de duração.

O curso de Patentes visa explicar princípios relacionados com patentes, assim como patenteamento, o impacto econômicos, transferência de tecnologia, pools e o uso tradicional por centros de pesquisa e universidades. O curso aborda ainda aspectos importantes do uso de documentos de patentes para a observância de direitos sobre patentes e outros aspectos de direitos proprietários.

No curso de Marcas, Indicações Geográficas e Desenhos Industriais o aluno irá aprender a fornecer material online sobre aspectos de PI estritamente relacionados ao comércio e à concorrência em um mercado globalizado. O curso também se destina a promover conscientização e qualificação em alguns dos aspectos complexos que cercam a proteção e a gestão de PI para fins de branding.

Busca de Informações de Patentes visa aprofundar, exemplificar e praticar os conceitos da busca de informação patentária. O treinamento é composto de atividades práticas que complementam princípios teóricos da busca de informação tecnológica. Também são apresentados bancos de dados, técnicas e ferramentas utilizadas durante a Busca de Patentes.

Já o curso avançado de Noções de Redação de Patentes tem como objetivo introduzir os participantes aos conceitos da redação de um pedido de patente, dando ênfase às estratégias de busca e a estrutura básica do pedido de patente. O curso apresenta ainda estudos de casos e exemplos práticos de como redigir reivindicações.

As inscrições para os quatro cursos podem ser realizadas até o dia 19 de março, às 19h (horário de Genebra – Suíça, GMT +2), clicando aqui. As aulas terão início no dia 05 de abril e vão até dia 10 de julho. Em caso de dúvidas, o e-mail ead@inpi.gov.br pode ser contatado.

Marcações: