Pular para o conteúdo

Conforto Ambiental – Ensaios e Simulações – FAU – LAB

  • por

OFERTANTE: INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE – IPM

(i) Nome do serviço: LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL – FAU

(ii) Descrição do serviço: O Laboratório de Conforto Ambiental da FAU tem como objetivo investigar a relação entre a arquitetura e o meio ambiente e embasar tecnicamente a discussão do envolvimento teórico prático com a gestão sustentável. Como processo de estudo o, busca avaliar e proporcionar a melhora na produção de edifícios e de áreas urbanas sustentáveis nas suas diferentes fases do ciclo de vida (planejamento, programa, projeto, construção, uso e readaptação). Visa desenvolver estudos dos aspectos que abrangem a avaliação da qualidade ambiental de edificações e áreas urbanas, sempre baseando-se em critérios e indicadores de variáveis espaciais, funcionais e de conforto ambiental sendo essas: térmico, lumínico, acústico e ergonômico. Abrange, em sua interdisciplinaridade, experimentos realizados pelos alunos sob a orientação dos professores e com o auxílio dos laboratoristas, sendo estes estudos e medições de campo e simulações computacionais que tornam visíveis as questões inerentes ao processo de pesquisa e de desenvolvimento projetual. Sendo uma área fundamental para os ODSs e para a construção em geral.

(iii) Custos: Variável, de acordo com o tipo de desenvolvimento.

(iv) Prazo de execução: Variável, de acordo com o tipo de desenvolvimento. Podendo ser imediato até meses.

(v) Tempo de espera para início da prestação: Variável, de acordo com o tipo de desenvolvimento. Podendo ser imediato até semanas.

(vi) Pré-requisitos do interessado: não há

(vii) Outras informações que possam ser úteis para orientação ao usuário: Estação Metereológica com Datalogger móvel, Câmera Termovisora, Termômetro de Globo com datalogger móvel, termo-higrômetro digital com datalogger, Termo-higrômetro digital, luxímetro, sonômetro, anemômetros, termômetros digitais, GPS com datalogger, trenas eletrônicas digitais, molas estruturais entre outros.