Pular para o conteúdo

Vidro/Joia – Experimentações e pesquisas em design de produto – FAU

  • por

OFERTANTE: INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE – IPM

(i) Nome do serviço: Lab Vidro/Joia – experimentações e pesquisas em design de produto – FAU

(ii) Descrição do serviço: O laboratório de vidro e joias é destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão, e tem como objetivo proporcionar a experiência da joalheria de bancada. Os maquinários e ferramentas que equipam esse espaço proporcionam a prática deste tradicional ofício, que atualmente continua sendo primordial para o desenvolvimento do setor. O usuário pode exercitar técnicas fundamentais para a produção da joia artesanal, manejo adequado dos instrumentos e suas especificidades, demonstrando assim a prática do designer de jóias. O laboratório de vidro é um espaço experimental de criação de objetos, onde o estudante explora o material realizando cortes, pinturas, modelagens por sobreposição e queimas. Adquirem, portanto, conhecimentos que lhe permitem compreender a plasticidade do material, além de diálogos expressivos com outros materiais como a cerâmica, o metal e a madeira. Ao observar as transformações da matéria-prima ampliando o horizonte criativo, aliando questões técnicas e estéticas próprias à prática do designer.

(iii) Custos: Variável, de acordo com o tipo de desenvolvimento.

(iv) Prazo de execução: Variável, de acordo com o tipo de desenvolvimento. Podendo ser imediato até semanas.

(v) Tempo de espera para início da prestação: Variável, de acordo com o tipo de desenvolvimento. Podendo ser imediato até semanas.

(vi) Pré-requisitos do interessado: não há.

(vii) Outras informações que possam ser úteis para orientação ao usuário: Laminadora eletromecânica e manual, Serra de fita, Serra tico-tico, Esmeril de bancada, Bancada de polimento, furadeira vertical, Micro retifica de suspensão, tamboreador magnético para joias, ultrassom para limpeza de joias, ferramentas manuais, forno cerâmico de aquecimento (720o a 950oC), lixadeira de cinta e disco.